O que faz um designer gráfico?

O

Um designer gráfico transmite mensagens da organização por meio de imagens e recursos visuais, no contexto de uma marca e de sua comunidade de clientes e usuários. Sempre que um problema exige técnica, uma certa dose de criatividade, estética e até mesmo talento, então aí entra o designer gráfico.

A importância de um designer gráfico

O design gráfico é uma área bastante extensa, que pode ser requisitada por todo e qualquer tipo de negócio. Exige técnica, criatividade e, acima de tudo, muito talento, o que o torna numa área que requer um certo tipo de especialização.

Resumo do perfil profissional do designer gráfico
Resumo do perfil profissional do designer gráfico

Os designers gráficos demonstram o seu valor por meio das suas habilidades técnicas e artísticas em criar imagens que conectam a mente e o coração dos clientes com a imagem da marca. Eles projetam soluções que sejam funcionais e esteticamente apelativas através da comunicação visual.

Além disso, as ferramentas de design e edição estão a proliferar. Isso tornou o trabalho do designer gráfico cada vez mais especializado. Com poucos cliques e alguma ousadia, um profissional conseguirá facilmente obter imagens de uma qualidade que até recentemente seria impensável.

Embora o papel do designer não seja relevante para as tarefas banais que qualquer um pode fazer com seu smartphone, ele é crucial para o sucesso de uma marca.

Afinal, cabe ao designer gráfico criar os elementos visuais que conectam a marca com a comunidade de usuários e clientes da empresa.

As imagens estão presentes em todos os aspectos da interação dos usuários com as novas tecnologias, da mesma forma que nos aspectos visíveis das marcas. Logotipos, paletas de cores, texturas, modelos e iconografias são os aspectos mais clássicos do design gráfico profissional.

Por outro lado, o predomínio das redes sociais, aplicações e novas tecnologias em geral, têm conferido um novo papel ao designer gráfico, que tem se envolvido cada vez mais nos aspectos de experiência do usuário em projetos de desenvolvimento.

Encontre um designer gráfico para a sua empresa, sem comissões
>> Perfis de designers gráficos

Funções

Funções do designer gráfico
Funções do designer gráfico

O design gráfico está intimamente ligado à criação da imagem de marca de uma empresa, mas também às suas campanhas de marketing e, hoje, à presença digital da organização. As pessoas se envolvem com as representações visuais das marcas que adquirem e com as quais interagem.

A preferência por um aplicativo, videogame, página da web ou canal específico depende de sua qualidade visual e de sua proximidade com os públicos com os quais a empresa deseja se comunicar.

Ser o grande mentor de toda a imagem de uma empresa é uma tarefa que implica grande responsabilidade e todo um conjunto de skills. Um designer deve familiarizar-se e dedicar-se a conhecer em profundidade os segmentos de clientes ou compradores da empresa.

Além disso, ele deve também estudar os projetos que fiquem à sua responsabilidade e encontrar as melhores soluções ao nível de produção gráfica, cores, ergonomia, cores, etc., obtendo a melhor solução estética.

Algumas funções habituais do designer gráfico:

  • Identificar os aspectos visuais que servem para representar os aspectos tangíveis e intangíveis das marcas, desde as funcionalidades diferenciadoras, aos valores, estilo e cultura de uma empresa.
  • Coordenar e facilitar as atividades criativas necessárias para desenvolver os conceitos visuais que acompanham a identidade da marca.
  • Unificar os critérios e padrões da marca sob um estilo coerente e contundente.
  • Gerenciar projetos de design relacionados a campanhas, atualizações, modificações, lançamentos e eventos em geral para o posicionamento da marca.
  • Gerenciar o tempo e prioridades em conjunto com a equipe e clientes internos.
  • Desafiar os clientes a priorizar o uso de recursos de acordo com os objetivos do negócio.
  • Dominar das mais avançadas ferramentas de design gráfico.

O que é preciso para ser designer gráfico: conhecimentos e habilidades

Requisitos para a função de designer gráfico
Requisitos para a função de designer gráfico

Os designers gráficos podem trabalhar em qualquer setor, para empresas de qualquer porte. O fator determinante é que valorizem a percepção da sua marca no mercado.

Para se qualificar para uma posição de designer gráfico, você precisa de uma forte combinação de habilidades e conhecimentos especializados.

Se, por um lado, o profissional de design se destaca pela criatividade e sensibilidade, o domínio das ferramentas digitais mais avançadas do ramo também é essencial.

Quais são as habilidades necessárias para um designer gráfico?

  • Sensibilidade e empatia com as necessidades e preferências dos segmentos de clientes e público-alvo.
  • Conhecimento avançado de paletas de cores e identidade de marca.
  • Atenção aos detalhes.
  • Criatividade.
  • Versatilidade, flexibilidade e adaptabilidade para trabalhar em diferentes projetos, em muitos casos em paralelo.
  • Organização e eficiência na gestão de recursos.
  • Comunicação assertiva para facilitar a priorização das tarefas internas do cliente.
  • Conhecimento avançado dos softwares de design mais avançados, como soluções Adobe Creative Cloud (Photoshop, Illustrator, Premiere, InDesign, etc.).
  • De acordo com sua função, conhecimento em web design e UX/UI pode ser relevante.

Você procura um novo projeto ou trabalho?
>>Projetos para designers gráficos

Formação

Os estudos em design gráfico são altamente especializados. Por isso, é praticamente imprescindível ter formação académica na área. No entanto, não existe um padrão internacional para se referir à carreira acadêmica.

Profissionais formados em artes visuais, design gráfico e industrial encontram um lugar no competitivo mundo do design gráfico. O mais importante é que eles demonstrem um alto nível de habilidades e conhecimentos necessários.

Em Portugal, o Instituto Politécnico de Leiria dispõe de uma Licenciatura em Design Gráfico e Multimédia. Na Universidade Lusófona (Lisboa) pode fazer o curso de Artes Visuais mas, caso não pretenda fazer toda a formação, pode simplesmente frequentar apenas disciplinas avulsas. Se for esse o caso, Design Gráfico I poderá ser uma ótima opção para iniciantes.

Pelo Porto, você pode ainda encontrar a Licenciatura em Design – Ramo Design Gráfico e Publicidade, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.

No Brasil, são muitas as universidades que oferecem cursos de Design Gráfico. Entre elas, a Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bauru, SP), a Universidade Federal de Goiás (Samambaia, Goiânia, GO) ou a Universidade Estadual de Londrina (Londrina, PR).

Para quem prefere entrar no mercado de trabalho mais cedo e não pretende ingressar no ensino superior, pode também optar pelo ensino tecnológico, ou até mesmo optar por um curso online. A oferta é muito vasta e também muito diversificada.

Além da formação específica, é importante para o designer gráfico dominar as suas principais ferramentas, como o Illustrator, o Photoshop e outros ainda da família Adobe.

Salário Designer Gráfico

A faixa salarial de um designer gráfico nos Estados Unidos é de 33.000 dólares anuais para iniciantes e de 75.000 dólares anuais para profissionais seniores. Em média, o salário gira em torno dos 46.000 dólares anuais.

Diferentes fatores determinam o montante, como o tamanho e o setor da empresa, bem como o escopo de aplicação (marketing, UX / UI, industrial, etc.).

No Brasil, um tecnólogo em design gráfico iniciante ganha cerca de 22.000 reais por ano, um salário que mais tarde em sua carreira poderá chegar aos 105.000 reais por ano ao atingir uma posição sênior. O salário médio é de cerca de 50.000 reais/ano.

Em Portugal o salário anual de um designer pode oscilar entre os 10.000 e os 41.000 euros anuais. A média salarial é de cerca de 23.000 euros anuais.

Quanto ganha um designer gráfico?

Estados Unidos$ 46.000
BrasilR$ 50.000
Portugal€ 23.000

Quanto ganha um designer gráfico freelancer?

Tarifa horária designer gráfico freelancer
Índice freelancermap – janeiro 2021

Em média, a tarifa horária para designers gráficos é de 45 dólares, o que significa um total de 360 dólares num dia de trabalho normal, com 8 horas.

Assim como acontece com os salários em cargos fixos, são muitos os fatores que determinam os honorários dos freelancers.

A experiência e o país de residência desempenham um papel significativo.

Outros perfis profissionais:

Carina Mendes

Carina é formada em Comunicação mas é completamente apaixonada pela Tradução. Ela trabalha como Freelancer e colabora com a freelancermap para os artigos em português.

Escreva um comentário

Artigos recentes

Cookie Consent One Trust