O que faz um Engenheiro Estrutural?

O

Os engenheiros estruturais trabalham com os arquitetos para formar o sistema esquelético de casas, edifícios e outras estruturas. Eles são essenciais para manter a estabilidade e a estrutura central de qualquer processo de construção. Mas como se tornar num Engenheiro Estrutural e quais são as tarefas do dia a dia?

O Papel de um Engenheiro Estrutural

Nenhuma casa ou edifício está completo sem um engenheiro ou projetista de estruturas. Se você quer construir uma casa, então ele é mesmo indispensável. E com razão. Afinal, de que adianta fazer a casa mais bonita se esta correr o risco de desabar?

Função de Engenheiro Estrutural
Função de Engenheiro Estrutural

Um engenheiro estrutural fornece serviços valiosos durante o planejamento – da determinação básica ao projeto de construção, ao planejamento de execução e monitoramento da produção. Eles são especialistas em construção que lidam com cálculos importantes, incluindo, por exemplo, a determinação exata da quantidade necessária de aço de reforço para uma laje de concreto.

Um engenheiro estrutural trabalha intensamente com arquitetos. Portanto, eles estão sempre a par do que acontece no canteiro de obras. Eles são fundamentais em qualquer forma de construção e garantem que uma propriedade tenha uma “base saudável” que durará por muito tempo. Os cálculos de um engenheiro estrutural estão incluídos nos planos de construção de engenheiros civis e arquitetos.

A engenharia estrutural é uma especialização dentro da área da engenharia civil. Muitos engenheiros estruturais são engenheiros civis, mas estão mais atentos aos requisitos para edifícios especiais, como arranha-céus (em alguns estados dos EUA, eles necessitam uma licença específica).

Você precisa de um Engenheiro de Estruturas?
Veja aqui o perfil de vários profissionais 🔎

As Tarefas e Responsabilidades de um Engenheiro Estrutural

Os engenheiros estruturais assumem uma variedade de tarefas. Eles realizam os cálculos necessários para a construção e determinam a espessura das paredes e tetos, bem como os custos de uma construção.

Além disso, o engenheiro estrutural cria a prova de estabilidade exigida pela legislação de construção.

Eles também são responsáveis ​​pelo desenvolvimento de soluções estruturais via planejamento de objetos, criando projetos construtivos com representação gráfica. Eles ajudam a determinar seções transversais de suporte de carga e juntas estruturais.

Tarefas e Responsabilidades de um Engenheiro Estrutural
Tarefas e Responsabilidades de um Engenheiro Estrutural

Além disso, os engenheiros estruturais participam do cálculo de custos para edifícios e sistemas estruturais associados. Eles aconselham sobre despesas adicionais para projetos ou construções especiais.

Responsabilidades gerais de um Engenheiro Estrutural:

  • Analisar e pesquisar sistemas e componentes estruturais
  • Planejamento estrutural para a renovação de edifícios existentes
  • Elaboração de relatórios de estabilidade de edifícios
  • Criação de um projeto de design com cálculos estruturais
  • Assessoria a construtores, arquitetos e engenheiros civis em engenharia estrutural
  • Supervisão de obra no canteiro de obras
  • Aconselhamento em consulta com o arquiteto
  • Exame das estruturas de suporte de carga
  • Registro, documentação e avaliação o estado atual
  • Levantamentos básicos das propriedades do subsolo (contaminação, lençóis freáticos, valores característicos) por meio da visualização do cadastro ou da documentação existente.
  • Participar de negociações preliminares com autoridades e outras partes envolvidas no planejamento sobre a capacidade de obter aprovação
  • Adaptação do anteprojeto e compilação dos documentos do planejamento estrutural para aprovação da autoridade de construção

Trabalhos para Engenheiros Estruturais no freelancermap!
Veja todos os projetos aqui 🔎

O que é necessário para ser um engenheiro estrutural?

O trabalho de um engenheiro estrutural envolve trabalhar com a mais recente tecnologia e software de computador. Uma variedade de tarefas são processadas visualmente e representadas espacialmente. Portanto, habilidades técnicas nas áreas de CAD e visualização 3D são importantes.

Skills de um Engenheiro Estrutural
Skills de um Engenheiro Estrutural

As competências essenciais de um engenheiro estrutural incluem construção civil, análise estrutural, ciência de materiais de construção e tecnologia de construção. Além disso, cálculos complexos são uma área importante da atividade diária.

Além disso, é necessário conhecimento especializado em informática de construção, administração de empresas e geologia. Você também deve estar familiarizado com as leis de construção e arquitetura.

As habilidades sociais incluem um alto grau de habilidades de comunicação e a competência para aconselhar os clientes em detalhes e fornecer suporte especializado.

Skills necessárias:

  • Fortes habilidades matemáticas e de cálculo
  • Conhecimento especializado em informática e geologia da construção
  • Conhecimento de construção civil e análise estrutural
  • Familiarização com a ciência dos materiais de construção, tecnologia de construção e padrões de design
  • Uso eficiente do MS Office e ferramentas de cálculo – RSTAB, SAP 2000, etc.
  • Ferramentas CAD-FEM e software de cálculo de estrutura – ex. PKPM, Revit. etc.
  • Experiência com programas de concurso como ORCA AVA
  • Forma lógica, independente e criativa de trabalhar
  • Capacidade de trabalhar em equipe
  • Confiabilidade, lealdade e discrição

Formação e Educação

O trabalho de um engenheiro estrutural exige um diploma em engenharia civil ou em arquitetura. E muitas vezes os engenheiros civis seguem seus estudos com um diploma de mestrado para engenheiros estruturais.

Por outro lado, já existem universidades em todo o mundo oferecendo cursos de graduação específicos para engenharia estrutural. Também é possível encontrar engenheiros estruturais com formação em engenharia mecânica ou aeroespacial.

Além da educação, as empresas exigem vários anos de experiência profissional em projeto estrutural ou construção.

Qual é o salário médio de um engenheiro estrutural?

Os jovens profissionais nos Estados Unidos podem esperar um salário anual de cerca de 30.000 dólares. Com dois anos de experiência profissional, o salário médio para essa função é de 84.000 dólares. Em uma posição sênior (por exemplo, um chefe de departamento) pode receber um salário médio anual de 170.000 dólares.

No Brasil, um engenheiro civil especialista em estruturas ganha em média cerca de 72.000 reais. Mas ao atingir o topo da carreira, este profissional pode chegar aos 161.500 reais.

Já em Portugal, a profissão de engenheiro estrutural é assegurada pelos engenheiros civis que acabam por se especializar em estruturas. Essa especialização pode acontecer por meio de formação ou por adquirirem experiência nessa área. A média salarial de um engenheiro civil em Portugal é de 68.500 euros por ano.

Estados Unidos$ 84.000
BrasilR$ 72.000
Portugal€ 68.500

Quanto ganha um engenheiro estrutural freelancer?

Engenheiro Estrutural - Tarifa Freelancer Média
Engenheiro Estrutural – Tarifa Freelancer Média

Em média, os engenheiros estruturais freelancer estão cobrando cerca de 45 dólares por hora (índice freelancermap, outubro 2020).

Num dia de trabalho normal, com oito horas, isso significa 360 dólares. Assim, num mês normal de trabalho, um freelancer desta área pode conseguir cerca de 1440 dólares (4 semanas).

Carina Mendes

Carina é formada em Comunicação mas é completamente apaixonada pela Tradução. Ela trabalha como Freelancer e colabora com a freelancermap para os artigos em português.

Por Carina Mendes

Artigos recentes