Impressão 3D: 5 coisas que você tem que saber

I

A impressão 3D tornou-se um fenômeno nos últimos anos, não apenas porque a tecnologia tornou-se ainda melhor e mais acessível, mas também porque se tornou possível abrir um negócio com impressora 3D. Se é um freelancer e quer abrir sua empresa de impressão 3D, então este artigo é para você.

  1. Trabalhos de impressão 3D para freelancers
  2. Impressão 3D: 5 coisas que você tem que saber
    1. Você pode imprimir produtos
    2. Ou só fazer o design deles
    3. O mercado consumidor é grande e múltiplo
    4. Uma graduação em design ou engenharia será útil de qualquer forma
    5. Existem diversas ferramentas e tutoriais online
  3. Como criar um nome na impressão 3D
  4. Mostrar o seu portefólio
  5. Partilhar as sua criações em repositórios de modelos
  6. Procura um profissional?

Pode até parecer um pouco disparatado, mas a verdade é que freelancers que possuem formação em engenharia ou design podem ser muito beneficiados por esta tecnologia. Quem é talentoso nessas áreas pode começar até a trabalhar como freelance 3D artist especializado em criar modelos para impressão.

Trabalhos de impressão 3D para freelancers

Pode até nem ser a associação mais óbvia, mas sim, a verdade é que existe um mercado ativo e com bastante procura para freelancers especializados em impressão 3D. Não acredita?

Experimente fazer uma pesquisa no Google para termos como:

  • Impressão 3D Jobs
  • 3D Printing freelance jobs
  • Freelancers for 3D printing

O número de resultados que surgiu foi uma surpresa para você? Como já referimos, hoje existe uma necessidade real de profissionais com competências no campo da impressão 3D. Por isso, se você está a pensar em lançar sua empresa de impressão 3D, este é um excelente momento.

Impressão 3D: 5 coisas que você tem que saber

Você pode abrir um negócio com impressora 3D e começar a imprimir todo o tipo de produções, mas esse não é único caminho possível. Você pode optar também por fazer o design dos produtos e enviar depois o modelo para os clientes realizarem a impressão em outro lado.

As escolhas são diversas e você pode escolher o caminho que melhor se adapta a suas caraterísticas. Abaixo, você encontrará cinco coisas que você precisa saber antes de começar a trabalhar com a impressão 3D.

1 – Você pode imprimir produtos…

Existem duas maneiras de começar um negócio focado em impressão 3D. A primeira é, claro, a mais óbvia: compre uma impressora, faça-a funcionar e comece a imprimir objetos e afins.

A maior desvantagem deste tipo de negócio é o investimento financeiro inicial, que costuma ser bastante alto. Sim, existem algumas impressoras 3D que não custam tão caro, mas ainda assim, você precisa começar este negócio já com algum dinheiro em caixa. Não há como ir adiante se o seu equipamento não for bom e se os seus materiais não forem de qualidade.

A maior vantagem é óbvia: você chega muito mais rápido ao seu alvo. Você é quem cria o produto e quem o imprime. Você não precisa que alguém teste os seus projetos; você pode fazer isso sozinho, de forma rápida e precisa, e descobrir depressa como eliminar os problemas e incômodos das suas primeiras impressões.

2 – Ou só fazer o design deles

Caso prefira, você pode adiar a compra da impressora 3D e começar a desenhar os objetos que irá vender, em algum programa de sua escolha. A maior vantagem desta escolha é que você poderá utilizar várias ferramentas sem precisar pagar por elas. Existem, aliás, algumas impressoras 3D que podem ser alugadas: às vezes, elas são tão boas que imprimem também em metal. Pagar por isso não é sempre muito barato, é verdade, mas os resultados costumam valer a pena – e você não precisa, logo de cara, comprometer o limite do seu cartão de crédito.

Existe um lado negativo em apenas criar objetos e contar com outra pessoa para imprimi-los. Como dissemos no tópico acima, terceirizar um serviço fará com que você leve muito mais tempo para ter o seu produto em mãos, pode fazer com que você atrase a entrega de vários trabalhos e, às vezes, pode não ser tão vantajoso financeiramente.

3 – O mercado consumidor é grande e múltiplo

Neste ponto, você deve estar se perguntando: “Para quem eu vou vender estes objetos?”. A resposta para esta questão é simples: para várias pessoas, exceto para negócios realmente muito grandes. Trabalhar com impressão 3D é ótimo porque permite que você crie inúmeras partes diferentes, em uma escala que pode ser pequena ou grande.

Este é o motivo pelo qual pequenas e médias empresas, que precisam de uma quantidade razoável, mas não massiva de artigos, podem ser potenciais clientes para o seu negócio de impressão 3D. Acredite, mesmo pessoas que colecionam bonecos e figuras de ação podem se interessar pelo que você está fazendo.

4 – Uma graduação em design ou engenharia será útil de qualquer forma

Se você quer entrar no mundo da impressão 3D, precisa primeiro entender duas coisas: a primeira é que você precisa desenvolver coisas que aguentem pressão e tenham durabilidade. Em outras palavras, as coisas que você cria devem ser resistentes e não desmanchar ao toque.

Uma graduação ou conhecimentos prévios de engenharia podem ajudar muito nesta parte. Embora não seja obrigatório tornar-se um engenheiro para trabalhar com impressão 3D, este tipo de conhecimento sempre será muito útil.

A segunda coisa que você precisa entender é que o design é importante, sim. Pode parecer fácil e meio bobo dizer isso, mas acredite: não é tão simples criar objetos bonitos.

Muitas horas de design foram gastas até que o design do seu computador fosse aprovado, vá por mim. Embora as suas impressões não sejam algo que será vendido em uma loja da Apple – talvez! -, você precisa investir em qualidade de imagem e estética.

5 – Existem diversas ferramentas e tutoriais online

Todo novo negócio traz um pouco de dor de cabeça e obriga as pessoas a saírem de sua zona de conforto. Para ajudá-lo nesta empreitada, felizmente existe a internet.

Uma dica? O Github fez uma lista de diversas ferramentas que podem ajudá-lo a embarcar no mundo da impressão 3D.

Neste link, você encontrará informação sobre marcas de impressoras, conhecerá mais sobre os programas utilizados para criar objetos, encontrará tutoriais e muito mais.

Como criar um nome na impressão 3D

Tal como acontece em todos os mercados de freelancing, também na área da impressão 3D a concorrência é cada vez maior. Com o preço dos equipamentos a reduzir, são cada vez mais as pessoas que decidem abrir um negócio com impressora 3D.

Por isso, é essencial que quem entra no mercado consiga construir rapidamente uma boa reputação. A melhor forma de o fazer é especializar-se numa área em que você tem realmente qualidades acima da média.

Por exemplo, imaginemos que você é um excelente designer 3D. Se for esse o caso, em primeiro lugar, você deve procurar em se tornar um freelance 3D artist.

O seu foco será em primeiro lugar conseguir clientes para trabalhos de design 3D, nos quais você fará os ficheiros CAD. Depois, você pode preparar uma oferta, informando os clientes que também está disponível para fazer a impressão 3D.

Esta é uma sequência lógica, que a longo termo se pode revelar muito proveitosa, permitindo transformar o negócio inicial, numa sequência de novos projetos.

impressão 3D para freelancers

Mostrar o seu portefólio 

Não há melhor forma do que mostrar aos potenciais clientes a qualidade do seu trabalho, do que através de um portefólio. A verdade é que qualquer pessoa pode comprar uma impressora e abrir uma empresa de impressão 3D.

Mas nem todas as pessoas têm a capacidade de desenhar produtos apelativos, esteticamente atraentes e resistentes. E nem todas as pessoas sabem realmente como fazer uma impressão 3D de qualidade.

Por isso, se quer realmente mostrar ao mercado que é um freelance 3D artist diferenciado e capaz de fazer impressões 3D de elevada qualidade, o melhor passo que pode dar é construir um bom portefólio.

Idealmente, o seu portefólio deve estar dividido em categorias, pois assim é mais fácil que os clientes conheçam a sua versatilidade e verdadeiro escopo do seu trabalho.

No site dos designer 3D profissionais Hazz Design, encontra um excelente exemplo de um portfólio forte adaptado à impressão 3D: Portefólio Hazz Design.


Junte-se à nossa comunidade de freelancers hoje mesmo! Crie seu perfil de expert em apenas 2 minutos. Encontre Projetos sem comissão!


Partilhar as sua criações em repositórios de modelos

Outra excelente forma de começar a construir o seu nome na área da impressão 3D e de se impor em definitivo como um freelance 3D artist é através da partilha das suas criações em repositórios públicos.

Um dos repositórios mais populares para a partilha de modelos 3D é o site Thingiverse, no qual milhares de designers partilham os seus modelos 3D prontos a imprimir.

Este site apresenta os modelos divididos em centenas de categorias, permitindo que qualquer pessoa possa partilhar os seus trabalhos, independentemente de qual a sua área de especialização.

Outro aspeto interessante to Thingiverse é além de permitir pesquisar por modelo de impressão 3D, também permite pesquisar por nome de designer, possibilitando assim ver todas as criações partilhadas por uma pessoa. Isto pode ser excelente para um freelancer que procura afirmar-se.

Procura um profissional?

Você está procurando por um expert em impressão 3D? Dê uma olhadinha aqui, então.

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes