Estudo de Caso – Uma ferramenta essencial para freelancers

E

O estudo de caso é uma ferramenta de marketing muito interessante para freelancers. Consiste numa pesquisa extensa sobre um determinado assunto, com o objetivo de criar conhecimento e oferecer novas perspectivas. Pode servir como pilar para o desenvolvimento de novos estudos, ou como prova social. É neste último aspeto, que o estudo de caso pode ser particularmente interessante para os profissionais freelancers.

Neste artigo vamos mostrar o que é estudo de caso, mas também vamos partilhar um modelo de estudo de caso

  1. A importância dos estudos de caso
  2. O que é estudo de caso?
  3. Vantagens de apresentar
    1. Mais vendas/Mais projetos
    2. Estudo de caso como impulsionador da estratégia de marketing
  4. Quais são os elementos que fazem com um estudo de caso seja bem sucedido?
    1. Personalização
    2. Identificação
    3. Storytelling
  5. Como você pode criar estudos de caso?
    1. Peça aos seus clientes por feedbacks
    2. Faça uma entrevista minuciosa e descubra o que mais eles gostaram
    3. Adicione elementos visuais interessantes
  6. Procura um modelo de estudo de caso? Fique com este exemplo
  7. Publicidade ativada pelo sol

A importância dos estudos de caso

Enquanto freelancer, recomendações são uma ferramenta de marketing muitíssimo poderosa. Ao ser recomendado por alguém e pintado como um profissional confiável, generoso e fácil de lidar, as suas chances de ser contratado aumentam consideravelmente.

Sentar e esperar que recomendações incríveis caiam no seu colo não é o suficiente, como você pode imaginar. Tornar-se conhecido não é uma tarefa fácil: é necessário tempo, investimento e muito trabalho duro. Para que você possa aproveitar todo o potencial deste tipo de marketing, você precisará não apenas se esforçar para conseguir boas recomendações, mas desenvolver maneiras de apresentar as suas vitórias a potenciais clientes.

A melhor maneira de fazer isso é através da apresentação de estudos de caso.

estudos de caso freelancers

O que é estudo de caso?

Nas ciências sociais, estudos de caso oferecem uma análise bastante profunda sobre um assunto determinado. No caso dos freelancers, podemos substituir o termo por “histórias de sucesso”. Um estudo de caso apresenta os feedbacks positivos de um cliente, fala sobre os aspectos positivos de uma empreitada de sucesso ou sobre uma parceria que deu muito certo.

Não pense, no entanto, que estudos de caso são simplesmente depoimentos de clientes bem atendidos. Para começar, o estudo de caso tende a ser bem mais amplo e completo de que um simples depoimento – como sabem, depoimentos costumam ter apenas duas ou três frases.

Um estudo destes descreve o processo de trabalho de forma precisa, detalhada e otimizada. Vamos ver abaixo quais são os elementos que fazem com que eles sejam excepcionais para o seu marketing profissional.

Um estudo de caso completo e realista não deve levar apenas em consideração as conquistas e os pontos positivos. As dificuldades devem igualmente ser relatadas.

Também é importante notar que não existe uma fórmula universal para construir um bom estudo de caso. Cada projeto é único e deve ser encarado como tal. O essencial é que o estudo apresentado seja motivador e adaptado ao seu devido contexto.

Vantagens de apresentar estudo de caso

Ao aprender como fazer estudo de caso, você ganha acesso a uma das mais poderosas e interessantes ferramentas que um freelancer pode usar.

A principal vantagem de apresentar um estudo de caso é a validação social e o alcance que estas pesquisas oferecem. Estes materiais são direcionados para o público geral, permitindo assim que potenciais clientes tenham contacto com o seu nível de conhecimento e de experiência sobre um tema ou área específica.

Apresentamos em seguida as principais vantagens em apresentar estudos de caso.

Mais vendas/Mais projetos

O seu objetivo enquanto freelancer é sempre conseguir mais vendas ou mais projetos. Ou se você é um freelancer muito requisitado, conseguir projetos com melhores condições.

O estudo de caso é uma excelente forma de mostrar o potencial e as vantagens que seu trabalho oferece. Os potenciais clientes podem tomar contato com um projeto real.

Podemos afirmar que os estudos de caso têm potencial para influenciar diretamente a decisão do potencial cliente, sendo por isso uma peça estratégica de qualquer boa estratégia de marketing

Estudo de caso como impulsionador da estratégia de marketing

Quando enquadrado em uma campanha de marketing, o estudo de caso pode ter impacto de duas formas diferentes: aumentar a sua reputação profissional enquanto freelancer ou ser uma referência para seus projetos futuros.

O ponto mais importante sobre os estudos de caso é que, quando bem elaborados, eles mostram como é você conseguiu ultrapassar determinados obstáculos, por forma a alcançar o objetivo estabelecido. 

Qualquer cliente que tenha interesse em contratar os seus serviços ficará mais seguro e confiante, depois de ler o seu caso de estudo.

Também pode utilizar este material para captar a atenção da mídia especializada. Um estudo de caso bem elaborado e com informação especializada pertinente pode abrir as portas da imprensa, o que é sempre muito interessante. 

Quais são os elementos que fazem com um estudo de caso seja bem sucedido?

1. Personalização

Estudos de caso focam em pessoas. Personalização é a chave para você se relacionar com outros clientes e também faz com que eles adquiram simpatia pelo seu trabalho.

Tenha certeza de que o seu estudo de caso oferece mais do que descrições genéricas – lembre-se que você precisa se destacar! – e ilustre, sempre que possível, as pessoas e situações citadas em seu estudo. Exemplos reais dão credibilidade!

2. Identificação

O segundo passo para extrair o melhor dos estudos de caso é torná-los passíveis de causar identificação. Você quer que o seu potencial cliente olhe para um estudo de caso e pense: Nossa, essa pessoa tinha o mesmo problema que eu e este freelancer conseguiu resolvê-lo! Eu vou enviar um e-mail para ele agora!”.

Isto significa que é preciso que você saiba quem é o seu público alvo e como conquistá-lo. Se você costuma fazer projetos para pequenas empresas, providencie um estudo de caso que demonstre isto.

Por quê? Ao mostrar um projeto com uma grande companhia, você pode acabar fazendo com que pequenos investidores acreditem que você é inacessível para eles.

3. Storytelling

Outro elemento importante de um bom estudo de caso é a história, que deve ser concisa e bem estruturada. Em outras palavras, um storytelling de boa qualidade faz milagres. Se você não quer arriscar muito, siga regras simples, mas valiosas: introduza o problema do cliente, elabore o seu método e insira o feedback positivo como conclusão.

Estas são técnicas de escrita que usamos de forma quase subconsciente. Quando estiver escrevendo, pergunte-se: “Esta história é boa e está  contada de forma a valorizar as suas especificidades?”. Se a sua resposta for sim, você possivelmente está no caminho certo.

O Storytelling pode ajudá-lo a turbinar a sua carreira freelancer. Assim que terminar este artigo, não deixe de checar o nosso artigo sobre freelancers e storytelling!

Como você pode criar estudos de caso?

1. Peça aos seus clientes por feedbacks

O primeiro passo para criar um estudo de caso para o seu negócio freelancer é criar formas de incentivar os seus clientes a fornecerem feedback. Enviar um e-mail ao final de um projeto concluído e perguntar se o saldo foi positivo, por exemplo, pode render ótimos frutos.

Se você quer ir além, crie um pequeno questionário e envie-o para os seus clientes ao final do trabalho. Esta não é apenas uma maneira excelente de entender o que funciona e o que não funciona e de melhorar a sua produção: isto fará com que o seu estudo de caso fique infinitamente mais rico.

2. Faça uma entrevista minuciosa e descubra o que mais eles gostaram

Após receber o feedback, você pode pedir ao cliente para que ele lhe conceda uma pequena, mas profunda entrevista. Isto costuma funcionar melhor com clientes que demonstraram interesse em falar mais sobre o desenrolar do projeto.

Se o seu cliente parece relutante, não os pressione para que participem da entrevista. Isto fará com que você perca tempo e pode até mesmo provocar um desconforto na relação que vocês possuem. Foque nas pessoas que possuem histórias que gostariam de compartilhar.

3. Adicione elementos visuais interessantes

Estudos de caso compostos por grandes quantidades de texto nem sempre conseguem chamar a atenção do leitor. Sim, os parágrafos podem ser incrivelmente bem escritos, mas nem sempre isto é o bastante.

Lembre-se, estudos de caso devem focar na personalização e na identificação. Você precisará de ajuda visual para isso.

O que será colocado no estudo, no entanto, varia de projeto para projeto: você pode colocar uma foto de seu cliente, uma imagem do site que você criou, gráficos que provam que os seus artigos alavancaram as visitações de um site, etc.

Estas imagens irão captar a atenção de seus possíveis leitores e farão com que você receba toda a atenção merecida.

Procura um modelo de estudo de caso? Fique com este exemplo

Estudo de caso – Publicidade ativada pelo sol

Objetivo: Encontrar uma forma de promover a nova linha de protetores solares da Neutrogena em dias de sol

Descrição: A Neutrogena é uma marca especializada em produtos dermatológicos. A empresa pretendia anunciar sua nova linha de protetores solares em dias de sol, mas não pretendia seguir a linha tradicional de anunciar em aplicativos móveis meteorológicos. 

Dificuldades:

  • Ativação de uma campanha mobile apenas durante as horas de sol
  • Intenção de anunciar em dispositivos móveis, apresentando a publicidade ao público-alvo mais relevante

Problema:

  • A Neutrogena não queria limitar a sua campanha aos aplicativos meteorológicos, pois sabia que esses aplicativos estão repletos de informação e que os utilizadores apenas acedem durante alguns segundos para consultar a informação
  • Nicho com concorrência elevada

Aspetos relevantes: 

  • Público-alvo definido como mulheres preocupadas com a proteção da diária da pele. Com idade entre os 24 e os 54 anos de idade.
  • Público-alvo consciente do impacto do sol na pele, mas dispostas a brincar com as suas crianças ao ar livre, tomando as medidas de proteção adequadas.

Solução:

  • Utilizando tecnologia baseada na localização e nas condições atmosféricas, a Neutrogena conseguiu utilizar o seu orçamento para publicidade de forma mais estratégica e eficiente.
  • A campanha criada levava em conta diversos fatores antes de apresentar um anúncio, o qual era automaticamente criado tendo em conta a distância para uma loja, a altura do dia e o tipo de paisagem.
  • A campanha de publicidade móvel da Neutrogena permitia que as condições ideais de UV ativassem de forma automática a publicidade à linha de produtos “Neutrogena Beach Defense”.

Resultados:

  • Em poucos, a campanha da Neutrogena permitiu aumentar o grau de conhecimento sobre os produtos Neutrogena Beach Defense de 0 para 63%
  • As intenções de compra subiram 43%

Este é um exemplo resumido e conciso do potencial que um caso de estudo pode ter. Ao ler esta informação, a maioria das pessoas fica interessada pela forma criativa utilizada pela Neutrogena para apresentar um novo produto ao mercado. 

Adicionalmente, ao observar-se os resultados pode-se aferir que a campanha não foi apenas criativa, mas foi realmente relevante como instrumento de marketing e de publicidade.

Você já criou estudos de caso? Conte-nos mais sobre as suas histórias e experiências no campo de comentários abaixo!

André Alface

Escreva um comentário

Artigos recentes