O que faz um analista de dados?

O

O analista de dados, também conhecido como analista de big data, é responsável pela realização da análise de dados (quantitativa e qualitativa) na disciplina de big data. Sua função é apoiar uma tomada de decisão fundamentada com base em dados. Vamos conhecer melhor seu trabalho.

A análise de dados e o analista big data

Como indica o nome, o processo de análise de dados consiste em revisar um conjunto de dados a fim de obter informações que auxiliem na tomada de decisões.

A análise de dados também pode ser muito útil para simplesmente expandir seu conhecimento sobre um tópico específico. Mas a realidade é que muitos setores utilizam a análise de dados para tomar decisões sobre as ações a serem implementadas na empresa.

Existem duas técnicas de análise de dados com base nas informações a serem analisadas:

  • Análise qualitativa (dados apresentados verbalmente)
  • Análise quantitativa (dados apresentados numericamente)

O analista de dados será responsável por examinar e interpretar os dados extraídos da análise de dados e chegar a uma conclusão que se baseará exclusivamente nos dados extraídos.

Resumo do papel do analista de dados
Resumo do papel do analista de dados

O que é o big data? O termo Big Data não se refere apenas a ter mais dados, mas ao facto de que os dados se acumulam a uma velocidade que o software normal pode manipular.

Alguns exemplos de big data seriam:

  • Um milhão de transações de vendas por um varejista online
  • Um milhão de chamadas telefônicas hospedadas por um fornecedor de telecomunicações
  • Um sensor que produz 50 megabytes de dados a cada dois nanossegundos

A realidade é que os dados em si não fornecem informações para a empresa. Por isso, o papel do analista de big data é fundamental, pois ele estabelecerá padrões de comportamento e analisará os grupos de dados para gerar relatórios.

Responsabilidades e funções do analista de dados

O papel do analista de dados é fundamental na análise de dados e no processo de big data. Ele deve entender as ferramentas que o suportam e ter um conhecimento muito específico do negócio que torna mais fácil identificar o que procurar e quais perguntas fazer para apoiar a tomada de decisões.

O analista de dados transforma os dados em informações que apoiam a tomada de decisões de negócios. Este perfil é fundamental para as empresas, uma vez que lhes permite avançar no sentido da eficiência operacional (redução de custos, ideias para gerar receitas adicionais, garantir que não surgem problemas de fraude/conformidade).

O especialista em análise de dados trabalha lado a lado com o cientista de dados que responderá às suas perguntas procurando correlações.

Funções do analista big data
Funções do analista big data

Funções e tarefas do analista big data:

  • Compilar e processar dados em grande escala
  • Projetar e desenvolver aplicativos de dados usando ferramentas e estruturas selecionadas
  • Ler, extrair, transformar, preparar e carregar dados em ferramentas e estruturas selecionadas conforme necessário e solicitado
  • Gerenciar sistemas de armazenamento distribuído
  • Desenvolver consultas de banco de dados com SQL ou PL/SQL
  • Desenvolver programas estatísticos, por exemplo com Python ou R
  • Processar dados não estruturados em um formato adequado para análise
  • Realizar análises de ambiente e projetar sistemas de relatórios para visualização de dados (especialmente em business intelligence).
  • Apoiar as decisões de negócios com análises ad hoc conforme necessário
  • Desenvolver relatórios periódicos que resumem a análise de dados

Precisa dos serviços de um analista de dados?
» Perfil de analistas de dados

Skills

Para ser capaz de extrair, processar e agrupar dados, um analista de big data deve ter uma boa base matemática e estatística. Eles também devem conhecer ferramentas como Python e tecnologias mestras baseadas em estruturas de big data como Hadoop.

Eles também precisam de conhecimento de arquitetura e design de banco de dados.

Os analistas de dados trabalham em estreita colaboração com os bancos de dados relacionais. É importante conhecer as tecnologias baseadas em SQL, como MySQL e PL/SQL.

Do ponto de vista das social skills, o analista de dados precisa ter boas habilidades de comunicação, pensamento lógico e crítico, habilidades de síntese e ser bom em planejamento e controle.

Skills do analista big data
Skills do analista big data

Qualidades e requisitos do analista de dados

  • Conhecimento de processamento de dados, matemática e estatística
  • Experiência em arquitetura de software e sistemas de armazenamento não distribuído
  • Conhecimento de linguagens de consulta, como SQL
  • Conhecimento de bancos de dados relacionais e não relacionais
  • Experiência de consultoria em Data Warehouse em áreas como Análise, Design, ETL, Reporting e Dashboards
  • Experiência em Big Data e ferramentas Hadoop
  • Conhecimento de programação (Python/R)
  • Domínio das técnicas de machine learning, data munging ou data wrangling
  • Conhecimentos de programação e tecnologias baseadas em SQL
  • Capacidade analítica e pensamento crítico
  • Talento em comunicação e trabalho em equipe

Estudos e Formação

Ao contratar um analista de dados, as empresas procuram profissionais com bacharelado em ciência da computação, engenharia de software ou TI ou com formação em estatística e/ou matemática.

No entanto, os requisitos são diferentes dependendo do escopo de trabalho em que a empresa atua. Ter uma boa base de conhecimentos matemáticos é essencial para poder analisar os dados e tirar conclusões.

Existem também muitos cursos para continuar a formação, tanto a nível nacional como internacional. Alguns cursos de Big Data a considerar:

Você é especialista em análise de dados?

Salário de um analista de dados

O salário médio de um analista de big data nos Estados Unidos é de cerca de 76.000 dólares por ano. O salário inicial para analistas juniores é de cerca de 66.000 dólares, e os engenheiros seniores podem esperar ganhar mais de 86.000 dólares por ano.

O salário depende muito do setor e da experiência do analista de dados e também da empresa para a qual trabalha ou do país em que trabalha.

No Brasil, por exemplo, um analista de dados ganha em média 42.000 reais por ano, senso que o salário inicial ronda os 19.100 reais e um profissional no topo da carreira pode chegar aos 71.400 reais.

Em Portugal, um analista big data que tenha somente entre dois a cinco anos de experiência pode ganhar entre 45.000 e 55.000 euros por ano.

Quanto ganha um analista de dados?

Salário médio EUA76.000 $
Salário médio Brasil42.000 R$
Salário médio Portugal50.000 €

Quanto ganha um analista big data freelancer?

 Tarifa média freelancer (índice freelancermap em outubro de 2020)
Tarifa média freelancer (índice freelancermap em outubro de 2020)

A tarifa média por hora de um analista de dados e Big Data é de 105 dólares.

Se considerarmos um dia de trabalho de 8 horas, isto corresponderá a uma tarifa diária de 840 dólares por dia (cerca de 700 euros ou 4600 reais).

Carina Mendes

Carina é formada em Comunicação mas é completamente apaixonada pela Tradução. Ela trabalha como Freelancer e colabora com a freelancermap para os artigos em português.

Escreva um comentário

Artigos recentes