O que faz um designer UX ?

O

Um designer UX ou user experience designer pesquisa, analisa e entende as necessidades dos usuários para projetar soluções que agregam valor ao cliente, ao mesmo tempo que são viáveis ​​e lucrativas para a empresa.

O que é o design UX?

Resumo da função de designer UX
Resumo da função de designer UX

O termo UX provém da expressão inglesa User Experience, que é traduzida literalmente como Experiência do Usuário.

Tradicionalmente, os aplicativos mais proeminentes são aqueles que oferecem soluções criativas para os problemas dos usuários por meio de uma experiência intuitiva e amigável. Essa tendência tornou-se praticamente uma lei para o UX design, uma disciplina que ultrapassou os preceitos de usabilidade e ergonomia.

O design de experiência do usuário (UX user experience) é o processo no qual o designer trabalha para criar experiências de usuário incríveis que tornam mais fácil para eles fazerem o que procuram. Para isso, é necessário fazer uma investigação preliminar e desenhar todo o processo de integração do produto.

Embora seja comum encontrar a expressão “UX/UI designer”, não é correto supor que um designer UX possa cobrir as responsabilidades de um designer de IU ou vice-versa.

A sigla UI vem da expressão em inglês User Interface, que significa Interface do usuário.

Em resumo, a diferença entre o UX design e o IU design de começa com a diferença em amplitude e complexidade entre a interface do usuário e a experiência que uma pessoa experimenta ao usar uma solução de software.

Uma interface de usuário é descrita em termos técnicos específicos e pode abranger recursos e funcionalidades específicas.

Em vez disso, a UX experience abrange:

  • As interfaces de usuário, juntamente com o contexto em que são relevantes
  • As principais funcionalidades nas mãos da equipe de desenvolvimento de software
  • A relevância de certos processos e tarefas
  • As características da experiência do usuário em sua interação com outras pessoas na sua jornada como cliente da empresa

A importância do UX design

Se você usou um aplicativo móvel, software ou mesmo uma página da web que o fascinou, é muito provável que um designer UX seja o responsável.

O UX design coloca o usuário no centro. Por isso, trata de oferecer soluções aos seus problemas de forma criativa e prática.

E não só isso, através de uma pesquisa aprofundada (UX research), o desginer UX encarrega-se de cuidar da experiência do usuário como um todo, desde uma aparência agradável, simples e fluida até os recursos e funcionalidades mais valorizados, como um processo otimizado e concentrado em um único botão.

Você precisa de um designer UX para a sua empresa, sem comissões?
>> Perfis de designers UX

Funções do designer UX

O designer UX é uma função que cresceu em popularidade e complexidade.

Há alguns anos atrás, um designer de experiência do usuário poderia assumir um conjunto de tarefas complexas e difícil de integrar, que variava de pesquisa de mercado à coordenação de testes de software.

Hoje, o papel do designer UX é mais especializado. Nos projetos mais ambiciosos ou em empresas maiores, você pode encontrar uma equipe de design de experiência do usuário com tarefas especializadas e complementares que foram inicialmente realizadas por um único especialista.

Alguns perfis relacionados à experiência do usuário são:

  • Pesquisador UX: Focam-se na pesquisa, eles conduzem entrevistas, testes A/B, mapas de calor, usabilidade, etc.
  • Escritor UX: Trabalham nos textos e na redação do produto, incluindo botões, links, menus, marketing por e-mail, etc.
  • Designer IxD: Responsável pelos fluxos de navegação e interações com as diferentes interfaces.
  • Designer UX: É o perfil que engloba todos os itens acima. Às vezes encarrega-se de realizar todas estas tarefas ou, se tiver uma equipa,  acompanhar no design do produto.

Independentemente do tamanho da equipa, a principal função do designer UX de é identificar os problemas do usuário e propor soluções e funcionalidades para eliminar problemas e proporcionar uma boa experiência ao usuário.

As funções de um designer de UX
As funções de um designer de UX

O que faz um designer UX no dia-a-dia?

  • Realizar pesquisas qualitativas e quantitativas para identificar e compreender o usuário-alvo, os seus problemas e os aspectos que valorizam
  • Estudar as características do produto para entender o seu impacto na experiência do usuário
  • Definir perfis de proto-personas ou buyer personas
  • Coordenar provas de conceito, interação, funcionalidade e usabilidade
  • Projetar protótipos, wireframes e fluxogramas, relatórios de avaliação e outros produtos
  • Criar documentação para planejar o projeto de forma eficaz
  • Trabalhar com a equipe de desenvolvimento para comunicar, co-criar e testar ideias e conceitos de design
  • Realizar testes de usabilidade e auditoria
  • Monitorar as tendências da indústria e analisar os concorrentes
  • Trabalhar com designers de IU para ver como implementar os designs

Conhecimentos e habilidades

Os designers UX precisam de noções de psicologia e neuromarketing (para entender o usuário), de design (para identificar quais os elementos de que o produto precisa para que o usuário possa usá-lo) e também de computação e programação (para ver quais as implicações técnicas das suas ideias).

A habilidade mais importante para um designer UX é sua habilidade de identificar e comunicar os aspectos mais relevantes da experiência do usuário.

Além disso, um designer UX destaca-se pela sua criatividade, empatia e praticidade.

Em outras palavras, um profissional de design de experiência do usuário não se contenta com a forma tradicional de fazer as coisas, nem se esquece de como o usuário pode se sentir com determinada funcionalidade.

Skills de um designer de UX
Skills de um designer de UX

O que deve saber um designer UX?

  • Experiência em design de interação e arquitetura da informação
  • Experiência em gerenciamento de projetos de design de software e produtos digitais (definição, conceitualização e desenvolvimento)
  • Gestão de métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa
  • Conhecimento das melhores práticas e tendências em usabilidade, interfaces de usuário e design de produto
  • Experiência em design gráfico para criar wireframes e protótipos
  • Domínio de ferramentas de design e prototipagem como: Photoshop, Sketch, Illustrator, Adobe XD, InVision etc.
  • Design thinking
  • Conhecimento para identificar as necessidades do projeto e a sua materialização em wireframes de baixa fidelidade ou alta fidelidade
  • Domínio das técnicas de mapeamento da experiência do usuário
  • Fortes habilidades analíticas e capacidade de resolver problemas complexos
  • Conhecimentos de marketing, comunicação, desenvolvimento de produtos digitais e comportamento humano
  • Habilidades básicas de programação HTML/CSS; que souber JavaScript é ainda mais valorizado

Você procura um novo projeto ou trabalho?
>>Projetos para designers UX

Formação e experiência

Atualmente, não há programas convencionais de treinamento académico para um designer UX.

Para começar a trabalhar como designer de UX, é preciso de uma combinação de habilidades e conhecimento em ciências sociais e design de produto digital, que ainda não fazem parte dos currículos universitários de graduação mais reconhecidos.

No entanto, a educação continuada e os programas de pós-graduação em design UX estão se tornando mais comuns.

É comum encontrar designers gráficos, engenheiros e cientistas sociais (antropólogos, sociólogos, etc.) que empreendem a carreira de UX designer. E também profissionais com experiência anterior em marketing digital, design de produto digital e desenvolvimento de software, entre outros.

A Lisbon School of Design (Lisboa e/ou Porto, Portugal) disponibiliza um curso de UX/UI Design que não exige pré-requisitos, pelo que se adequa a qualquer pessoal, com qualquer grau de conhecimentos.

No Brasil, em São Paulo, a Escola Britânica de Artes Criativas oferece um curso (que pode ser feito online de UX Design).

Online, existem várias plataformas , como a Coursera, a Undemy ou a Domestika, que disponibilizam cursos, gratuitos ou pagos, para quem quer aprender a profissão.Aqui listamos alguns cursos online para treinar em UX design:

Salário do designer UX

Dependendo das responsabilidades específicas e da experiência necessária para o cargo, o salário de um designer de UX pode variar consideravelmente.

O tamanho da empresa, o setor e o escopo do cargo também influenciam o salário de um UX designer.

O salário médio de um especialista em design de experiência do usuário é de 89.000 dólares nos Estados Unidos.

Um profissional que inicia sua carreira nessa área recebe cerca de 65.000 dólares por ano, enquanto os mais experientes podem aspirar a uma renda em torno de 112.000 dólares.

Em Portugal, um designer de UX/UI que esteja a iniciar a sua carreira (e com menos de três anos de experiência, ganha entre 17.000 a 25.000 euros por ano. Um profissional com mais experiência pode ganhar entre os 22.000 e os 38.000 euros anuais, o que deixa o salário médio destes profissionais nos 27.500 euros anuais.

No Brasil, em início de carreira, um profissional de designer de UX ganha cerca de 22.000 reais por ano, mas pode até chegar aos 105.000 reais por ano. A média salarial é de 50.000 reais.

Quanto ganha um UX designer?

Estados Unidos$ 112.000
Portugal€ 27.500
BrasilR$ 50.000

Quanto ganha um UX designer freelancer?

UX designer no freelancermap cobram em média:

$/hora

As tarifas neste campo variam entre $33 e $106/hora para a maioria dos freelancers.

A tarifa diária para um UX designer (8 horas de trabalho) fica em torno de:

$/dia
Atualizado em
Carina Mendes

Carina é formada em Comunicação mas é completamente apaixonada pela Tradução. Ela trabalha como Freelancer e colabora com a freelancermap para os artigos em português.

Por Carina Mendes

Artigos recentes