Objetivo no Currículo: Dicas, exemplos e como fazer o seu

O

Todo mundo com certeza já deve ter tido dúvidas sobre como escrever alguma parte do curriculum, principalmente quando se trata das áreas mais criativas como escrever sobre os próprios objetivos e se apresentar, afinal é difícil falar de nós mesmos.

Por isso vamos falar um pouco sobre o objetivo no currículo para que vocês nunca mais tenham dificuldades na hora de organizar o seu.

Objetivo no currículo

O que significa a parte do objetivo?

Antes de mais nada, precisamos entender o que significa o objetivo. Ele é um pequeno texto, com cerca de uma ou duas linhas, onde o candidato deve informar mais detalhes sobre si mesmo, como a área de atuação e também as suas expectativas profissionais.

Independente de ser, ou não, uma candidatura ao primeiro emprego, é essencial que o seu CV contenha o objetivo profissional, pois é através dele que o recrutador poderá saber mais sobre as suas expectativas dentro do cargo oferecido.

Qual objetivo colocar no curriculum?

Na hora de preparar o objetivo no seu currículo tente ser o mais suscinto e objetivo possível, vá direto ao ponto e evite um texto muito longo. Mas, não significa que você deve ser genérico, pois isso também não é bem visto por parte dos recrutadores, que gostam de saber onde o candidato quer chegar, dentro da empresa.

O ideal é que o objetivo seja sempre mudado de vaga para vaga, afinal você pode estar aplicando para cargos diferentes e, consequentemente, o objetivo também é diferente. Então se atente a esse detalhe e personalize sempre essa parte de acordo com cada vaga.

Exemplo de um bom objetivo para o currículo

Então como já vimos o objetivo deve ser direto, bastante específico, suscinto e personalizado de acordo com cada vaga. Além disso, um dos pontos mais importantes é a sinceridade, com toda a certeza um objetivo sem mentiras ganha bastante pontos com o recrutador.

Então vamos ver como seria um bom exemplo:

“Com as minhas habilidades pessoais e a experiência profissional conseguida ao longo dos anos, desejo estar em uma empresa em que possa contribuir para o desenvolvimento de projetos inovadores na área de tecnologia.”

Nesse bom exemplo acima o candidato consegue facilmente mostrar que conhece a empresa que está se candidatando além de mostrar que tem experiência na área. Esse final pode ser facilmente mudado de acordo com cada vaga que você se candidata, mudando a área e cargo que você está interessado, o que facilita ainda mais na hora de atualizar o CV.

Agora para o objetivo de currículo para primeiro emprego também valem as mesmas regrinhas. Não importa se você não tem experiência, não minta, deixe isso claro para o recrutador e mostre o seu interesse pela vaga. Veja um exemplo:

“Mesmo com minha carreira ainda no início e com as experiências adquiridas ao longo dos meus estágios, busco agora a chance de efetivação na minha área de computação”

Se esse é o seu caso, você também pode utilizar os projetos de estágios da faculdade para mostrar que você também já tem contato com a área do cargo que está se candidatando. Ou, você também pode compensar a falta de experiência mostrando que tem muitas habilidades e vontade de crescer, isso conta bastante para os recrutadores e com certeza, melhora as suas chances de conseguir a vaga.

💡 Você é freelancer? Saiba mais sobre Como listar trabalho freelance no seu CV.

Stefania Volpe

Stefania entrou para a equipe internacional de freelancermap em 2020. Ela adora o marketing, o mundo digital, línguas estrangeiras e conhecer diferentes culturas. Ele se mudou da Itália para a Alemanha graças a um programa de intercâmbio na universidade e trabalhou como gerente de marketing em várias startups. Agora ela ajuda freelancers e profissionais de TI a encontrar empregos e clientes em todo o mundo em www.freelancermap.com.

Por Stefania Volpe

Artigos recentes