Organizar uma sessão de Pergunte-me Qualquer Coisa como Freelancer

O

Os freelancers estão sempre à procura de novos estratagemas para ultrapassar a concorrência. Para atrair potenciais clientes e dinamizar os que já tem, há que adaptar-se às novas tendências. E uma dessas tendências é a criação de sessões de Ask Me Anything (Pergunte-me Qualquer Coisa).

 

O que é uma Ask Me Anything ou pergunte-me Qualquer Coisa?
Como se preparar para criar uma sessão?
Onde fazer o seu Ask Me Anthing?
De que forma é que a organização de uma PQC o pode ajudar na sua carreira de freelancer?
Dicas para uma sessão PQC de sucesso

 

As “Pergunte-me Qualquer Coisa” ou Ask Me Anthing (AMA) tomaram conta do mundo online, e com razão. Mas antes de percebermos quais as vantagens de organizar uma sessão deste género, há que perceber em que é que elas consistem realmente.

 

O que é uma Pergunte-me Qualquer Coisa (PQC)?

Quando o popular site social de notícias Reddit iniciou um tópico através do qual os seus utilizadores podiam organizar sessões de “Pergunte-me Qualquer Coisa” (AMA – Ask me Anything, no original em inglês), não podia imaginar que este ia quebrar todos os recordes de popularidade.

Um PQC do Reddit – “Pergunte-me Qualquer Coisa” – liga o seu criador a uma audiência considerável (a milhões de Redditors, na verdade) e estimula o envolvimento de uma forma absolutamente inédita.

No subreddit /r/lAmA (Original em inglês) já foram criadas sessões bastante triunfantes de PQC por parte de pessoas nos mais diversos contextos – incluindo celebridades, astronautas e até altas personalidades, como Barack Obama ou Bill Gates. Com um formato simplista e livre, onde qualquer pessoa pode perguntar tudo o que quiser, as sessões de PQC tornaram-se já num grande sucesso a nível mundial.

A ideia é manter uma conversa aberta e interessante entre o criador e os outros redditors, ou a sua audiência.

 

Criar uma sessão Pergunte-me Qualquer Coisa

 

Como se preparar para criar uma sessão?

 

Se é freelancer e percebeu que a criação de um “Pergunte-me Qualquer Coisa” no Reddit lhe pode valer mais clientes do que qualquer outra coisa, aqui estão os passos que deve seguir:

 

1. Escolha um tópico interessante

 

Mesmo que a criação de um “Pergunte-me Qualquer Coisa” pareça algo bastante simples de se fazer, carece sempre de um começo perfeito e de um plano. Por isso, deve começar por escolher um tópico que seja interessante, que acredita que agradará à maior parte das pessoas.

 

Exemplo: se for designer, pode criar um Pergunte-me Qualquer Coisa acerca de como utilizar o Creative Suite da Adobe; pode abordar também algumas ferramentas menos técnicas que utilize no seu dia-a-dia ou ainda acerca de um assunto mais abrangente, como o trabalho a partir de casa.

 

2. Escolha a plataforma certa

 

Embora possa criar um AskMeAnything no Reddit, existem muitos outros sites e redes sociais que estão a ganhar muita popularidade no que diz respeito ao AMA: o YouTube, o Facebook, o Instagram ou o Twitter. Mas antes de começar, assegure-se de que a plataforma que escolheu se adequa aos seus objetivos, quer sejam eles a promoção dos seus serviços ou o aumento do número de seguidores.

 

Se escolher o Reddit, eis duas maneiras de escolher o subreddit certo:

 

  • Veja o r/AMARequest – Se encontrar uma questão a que possa responder, esta será a maneira mais simples de lançar a sua própria questão.
  • Procure subreddits semelhantes onde possa encaixar e verificar os PQC que já foram feitos.

 

3. Agende o seu PQC

 

tempo ao seu público para colocar questões. Agende a sua sessão de PQC com algumas semanas de antecedência para conseguir ter uma ideia do que o espera e também para ir ganhando notoriedade.

 

Ao promover a sessão em vários sites e redes sociais, conseguirá criar um burburinho que lhe garantirá perguntas bastante interessantes acerca da sua carreira de freelancer. Lembre-se também que a chave do sucesso de uma sessão de PQC é o timing. Por isso deve fazer a sua sessão num momento em que a sua audiência está mais ativa na plataforma da sua escolha.

 

A chave para um Pregunte-me Qualquer Coisa de sucesso é o timing. Faça a sua sessão PQC no momento em que a sua audiência esteja mais ativa.

 

4. Quantifique o seu sucesso

 

Porque razão decidiu promover uma sessão de PQC? É sempre necessário ter uma estratégia e deve também avaliar os seus resultados.

 

Faça uma análise para perceber se conseguiu obterá notoriedade que almejava para a sua marca, se resolveu o problema de imagem com que se debatia ou se conseguiu novos clientes granças à sua sessão.

 

Onde fazer o seu PQC?

 

Tendo em conta que o seu trabalho é a principal razão pela qual necessita de obter mais clientes, não há desculpa para procrastinar.

 

Escolha a plataforma onde quer fazer o seu PQC. Além do Reddit, pode promover este tipo de sessões em vários sites:

 

  1. Askmeanything.net: O site Ask Me Anything é uma fantástica plataforma onde as marcas podem fazer sessões de PQC. Simples, mas eficaz para os especialistas das indústrias, influencers e negócios que podem, desta forma, proliferar novas ideias, projetos ou serviços, a plataforma AsMeAnythting pode muito bem ser a plataforma ideal para freelancers.
  2. Youtube: Uma excelente alternativa ao Reddit, os vídeos ao vivo do YouTube podem ajudá-lo a ligar-se aos seus clientes em tempo real. É rápido, confiável e com um alcance extremamente abrangente – perfeito para as necessidades de qualquer freelancer. E o melhor? Também pode carregar uma sessão previamente gravada!
  3. Facebook: Tal como no YouTube, também é possível criar PQC’s no Facebook ao promover sessões ao vivo ou carregar sessões previamente guardadas. Até pode criar histórias no Facebook – uma abordagem em jeito de novela que ajudará a aumentar o interesse dos seus seguidores.
  4. Instagram: De sessões ao vivo até aos vídeos gravados e stories, o Instagram também dispões de todas as funcionalidades necessárias para organizar uma sessão de PQC, tal como o popular Facebook.
  5. Twitter: Os freelancers também podem aproveitar o que de melhor tem o Twitter e fazer notar a sua presença através de sessões de “Pergunte-me Qualquer Coisa” (Twitter pode te ajudar a conseguir clientes). Ao criar tópicos de PQC e promove-los com hashtags relevantes, como #PQC ou #PerguntemeQualquerCoisa, entrar nas tendências do Twitter pode muito bem tornar-se numa realidade para muitos freelancers.
  6. Sección en tu sitio web: Provavelmente o seu site dispõe de uma secção de serviços, uma página Acerca de ou até talvez um blog. E então, porque não acrescentar uma secção de AMA? Este espaço vai permitir que os seus utilizadores submetam questões e você poderá responder-lhes diretamente através do seu website.

 

Junte-se à nossa comunidade de freelancers hoje mesmo! Crie seu perfil de expert em apenas 2 minutos.   Registre-se grátis!

 


De que forma é que a organização de uma PQC o pode ajudar na sua carreira de freelancer?

No que toca à angariação de um público de base, nada bate a internet. Para impulsionar a sua carreira de freelancer e obter vantagens online, pode sempre recorrer à organização dos seus próprios PQC’s.

Eles vão ajudá-lo de várias formas, sendo algumas das quais as seguintes:

 

  1. Construir uma relação com os seus clientes – Enquanto freelancer, as sessões de Pergunte-me Qualquer Coisa ajudarão os seus clientes a conhecê-lo melhor.

 

  1. Receber feedback – Uma das razões pelas quais vale a pena organizar PQC’s é precisamente a possibilidade de obter feedback honesto. Embora isto possa ser um pouco arriscado, principalmente quando surge feedback negativo, também ajuda a sublinhar o facto de que você valoriza o feedback e não tem qualquer receio de receber críticas construtivas.

 

  1. Reforçar a autenticidade do seu trabalho – Ao responder aos seus clientes em tempo real e discutir o seu trabalho numa plataforma virtual, estará também a dar a conhecer ao mundo que o seu trabalho é autêntico. Isto é especialmente importante para pessoas que necessitam de delegar tarefas críticas e que necessitam de validar as suas capacidades.

 

  1. Ganhar novos clientes – Se for capaz de acrescentar valor e colocar os seus serviços à disposição das pessoas certas, conseguirá certamente aumentar o seu número de clientes e as tarefas que lhe estão atribuídas.

 

  1. Clarificar mal-entendidos – Se um cliente ficar desiludido com o seu trabalho e manchar a sua reputação, a organização de um Pergunte-me Qualquer Coisa poderá também ajudá-lo a esclarecer este tipo de situação e a limpar a imagem da sua marca.

 

Dicas para uma sessão Pergunte-me Qualquer Coisa de sucesso

 

  • Tenha cuidado ao fazer autopromoção
  • Responda a todas as questões que forem colocadas
  • respostas completas, em vez de respostas de sim/não
  • Encoraje à participação de outros freelancers
  • Dê algo de positivo às pessoas mais participativas

 

Resumindo e concluindo, todos os freelancers deveriam efetivamente apostas no Ask Me Anything.

Embora não seja obrigatório, é um excelente elemento de distinção face aos demais. Uma vez que promove uma comunicação rápida, fácil e transparente, a organização de sessões de PQC funciona sempre no que diz respeito à criação de relacionamento com os seus clientes. É limpinho!

 

E agora é a sua vez…

 

Já alguma vez organizou uma sessão PQC? Que plataforma escolheu e qual a receção que obteve? Deixe o seu comentário abaixo e ajude as outras pessoas com a sua experiência.

Natalia Campana
Por Natalia Campana

Artigos recentes