Retiro de trabalho: o que é e como pode ajudar o seu negócio

R

Se você tem um negócio, saiba que arranjar um tempo para pensar sobre o que você tem feito é bom não apenas para aliviar a sua mente, mas para avaliar a sua produtividade – e, claro, os seus erros e acertos. Isso é ainda mais verdade quando você é freelancer.

Muitas companhias grandes possuem equipes que são responsáveis por emitir relatórios de desempenho e pensar em estratégias a longo prazo. Quando você é freelancer, precisa pensar nisso sozinho.

Como você faz isso? Hoje, falaremos sobre algo que costuma soar muito interessante – um mix de trabalho e férias, conhecido como work retreat – ou “retiro de trabalho”.

Esta é a chance de sair um pouco de casa e, ao mesmo tempo, dedicar-se a um dos aspectos mais importantes de qualquer negócio: planejamento para o futuro.

Gostou dessa ideia? Então continue a ler!

Por que um retiro de trabalho é positivo?

Afastar-se um pouco da correria do cotidiano permitirá que você pense sobre o que está acontecendo na sua vida profissional. Abaixo listamos três coisas que você pode fazer durante o retiro de trabalho:

  1. Avaliar “o todo”

Analisar o funcionamento e o andamento dos seus projetos é algo que você deve se habituar a fazer. Algumas pessoas gostam de fazer isso no final do ano, que costumamos enxergar como o “final de um ciclo”. Isto é bastante lógico e comum, mas às vezes o clima natalino, as festas e as reuniões familiares costumam impedir que você tenha tempo para sentar e fazer uma análise completa. É extremamente importante fazer isso, ainda assim: é impossível planejar o futuro sem uma visão pontual sobre o presente.

  1. Focar em uma tarefa complexa (e que você tem postergado)

Sim, todos nós fazemos isso. Qual é a sua tarefa?

Alguns projetos são trabalhosos e podem ser deixados para depois; outros, no entanto, podem ter efeito direto sobre a sua clientela (como um novo site e uma boa estratégia de divulgação!). Aproveite o seu retiro para dar conta das tarefas que lhe darão bons frutos.

  1. Pensar em novas possibilidades

Por fim, uma pergunta: quando foi a última vez que você parou para fazer um brainstorm? Pensar sobre novos projetos não é algo que você consegue fazer com tranquilidade durante a semana. Ideias surgem aqui e ali, mas elas só se desenvolvem quando há esforço e possibilidade para tal. Se você não se der tempo, elas nunca sairão do papel.

Planejando o seu retiro em quatro passos

  1. A duração do seu retiro – um dia, uma semana ou um mês?

A primeira coisa que você deve fazer ao planejar o seu retiro é a duração dele. Para decidir o tempo, você precisa levar em considerações os seus prazos, obrigações pessoais e afins. Um retiro pode durar tanto um dia quanto uma semana, e retiros longos são melhores quando você está com poucos projetos, mas tem disponibilidade financeira. Se você está trabalhando em muitas coisas ao mesmo tempo, fique tranquilo: retiros curtos também têm o seu valor (e algumas pessoas, inclusive, preferem assim).

  1. Localização – Ficar na cidade ou pegar um avião?

Para onde você quer ir? Uma cidade próxima, uma pequena ilha ou um vilarejo bucólico do outro lado do país? Qualquer uma dessas opções é válida, mas a viabilidade depende da duração do seu retiro. Se você quer conhecer Amsterdam e mora no Brasil, por exemplo, precisa de planejamento, dinheiro e de alguns bons dias.

Comprometa-se a saber mais sobre o lugar escolhido – se você não puder ir até lá antes para dar uma olhada, faça uma pesquisa. Um retiro é bom para descansar, mas você não quer perder tempo e possibilidades. Informe-se antes sobre horários, funcionamento de transporte coletivo, etc.

  1. Acomodação – Hotel luxuoso ou apartamento moderno?

A resposta para esta pergunta depende de outra coisa: qual será o seu local de trabalho? Se você planeja trabalhar em cafeterias ou bibliotecas públicas, um quarto de hotel simples é a melhor opção para você. Se você gosta da ideia de ter um espaço só seu para trabalhar, tente dar uma olhada no Airbnb.

  1. Cronograma

Não pense que este aspecto é desimportante por ser o último da lista. Determinar o seu cronograma é fundamental para que você não termine o seu retiro frustrado. Se você não tiver muito para fazer (ou se tiver coisas demais), possivelmente esta viagem não lhe dará os resultados esperados. Para garantir que você conseguirá trabalhar e aproveitar o passeio ao mesmo tempo, planeje-se com antecedência.

Você já esteve em um retiro de trabalho? O que acha desta ideia? Conte-nos sobre as suas percepções abaixo!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes