Como fazer com que potenciais clientes venham até você

C

Frequentemente falamos sobre como é importar saber se aproximar dos clientes, escrever cartas de interesse ou formalizar contratos. Não costumamos falar, no entanto, sobre o outro lado: clientes também podem se aproximar de você e procurá-lo para oferecer trabalho.

Existe uma razão pela qual não lemos muitos relatos sobre clientes que entram em contato para buscar serviços. É difícil pensar em um conselho geral neste caso, até mesmo porque não existe uma regra ou atitude que lhe garantirá este retorno.
Existe uma atitude, porém, que faz toda a diferença. Só é convidado e procurado aquele que se coloca à disposição e está nos lugares certos – e isto não está relacionado apenas a presença física. Às vezes, uma posição firme no Twitter, uma fanpage bem atualizada ou um portfólio chamativo podem colocá-lo no topo da lista. Quanto mais pessoas o conhecerem e souberem o que você faz, maior a chance de você se tornar um freelancer requisitado.
Com isto em mente, analise as possibilidades que listamos abaixo e descubra o que melhor se adapta às suas predileções e ao seu modelo de negócios.

1. Boca-a-boca

Esta é a maneira mais eficiente de se tornar conhecido. As melhores recomendações e comentários sempre virão dos seus clientes, sejam eles antigos ou não. Vale a pena relembrar os seus empregadores que você está sempre disposto a fazer parte de outros projetos, ou seja: não tenha medo de pedir para ser recomendado. Se eles acreditam em você e admiram o seu esforço, eles farão o possível para que você trabalhe com pessoas da confiança deles. Se você não sabe como pedir por referências, dê uma olhadinha neste artigo.
Este tipo de divulgação é mais efetiva quando você está em locais compartilhados. Quando você está em casa, ninguém tem acesso ao seu processo de trabalho e aos seus resultados. Quando você está em um espaço de coworking, por exemplo, você ganha atenção e pode acabar atraindo olhares admirados. Fazer contatos é necessário não apenas para a sua sociabilidade, que pode ser esquecida depois de alguns longos períodos de home office, mas também para o crescimento do seu status enquanto profissional.

2. Social Media & Conteúdo online

Embora muitas pessoas acreditem que estratégias de social media são relevantes apenas para grandes empresas, este tipo de conteúdo e marketing pode ser fabuloso para o crescimento do seu negócio e da sua reputação enquanto freelancer. Como fazer isso? Seja relevante. Entre em discussões sobre a sua área de atuação (não ceda à tentação de entrar em debates bobos e provocativos; isto é desperdício de energia!), divida bons materiais com seus seguidores, demonstre ter conhecimento sobre o que você fala. Não caia no senso comum. Seja decente. Com o tempo, a sua imagem virtual fará com que você consiga um respeito deveras real – e, quando alguém falar sobre a sua profissão, esta pessoa se lembrará de você.
Ainda no que tange o mundo das mídias sociais, uma coisa é certa: criar conteúdo de qualidade é o caminho do sucesso. Artigos mais elaborados certamente darão mais trabalho do que um ou dois tweets engraçados por dia, mas é possível que eles lhe ofereçam muito mais retorno. Se você é capaz de fornecer conteúdo importante a seus clientes, você se tornará uma figura confiável. Dê uma olhada em nosso artigo sobre como produzir material inteligente pode ajudá-lo a crescer profissionalmente.

3. Eventos “Offline”

Visitar eventos é uma maneira excepcional de fazer amigos, chamar a atenção de profissionais da sua área e criar uma lista de contatos. Esta é sempre uma situação vantajosa: na pior das hipóteses, você terá descoberto coisas novas sobre o seu campo de atuação e conhecido o trabalho de outras pessoas.
Se você se identifica com isso e quer se fazer notar ainda mais, estude para se tornar um palestrante e participe de eventos. Esta exposição é extremamente benéfica mesmo em congressos de menor porte, então… invista!

Junte-se à comunidade de freelancers hoje mesmo! Crie seu perfil de expert em apenas 2 minutos.  

Registre-se grátis!

Você costuma receber muitas propostas? Como você divulga o seu trabalho? Conte-nos um pouco mais sobre as suas experiências pessoais

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Atua como freelancer em tempo integral e dedica-se a todas as suas paixões. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes