Como pedir aumento de salário – Guia para freelancers

C

Progredir na sua carreira enquanto freelancer também deve ser sinónimo de ganhar mais. Neste artigo vamos partilhar dicas sobre como pedir aumento de salário enquanto freelancer.

  1. O que considerar antes de pedir aumento de salário
  2. Há razões para ter medo de pedir um aumento de salário?
  3. Antes de pedir aumento de salário: Investigue quanto estão a pagar outras empresas
  4. Cinco dicas essenciais sobre como pedir aumento de salário
    1. Saiba explicar porque está a pedir aumento
    2. Tenha como comprovar tudo o que disser
    3. Prefira uma abordagem direta
    4. Empodere-se
    5. Esteja preparado para mudar de rota
  5. Como pedir aumento de salário: Pratique antes

Pedir um aumento de salário pode ser um tanto arriscado e desconfortável, mas a realidade é: esta situação é necessária se você tem objetivo de crescer profissionalmente e não desvalorizar o seu trabalho enquanto freelancer

A cada ano de experiência você adquire mais conhecimentos e especializa-se no trabalho que faz – e se isso acontece, bem, não faz sentido que o seu preço permaneça o mesmo.

Como pedir aumento de salário

O que considerar antes de pedir aumento de salário

Antes de partilharmos dicas de como pedir aumento, é imprescindível abordarmos alguma questões fundamentais.

Por muito que você sinta que merece um aumento salarial, deve também ter a sensibilidade de analisar o momento da empresa e até a conjuntura económica.

Pedir um aumento de salário quando se sabe que o cliente está a lutar pela sobrevivência do seu negócio ou no meio de uma crise económica, pode não ser a decisão mais acertada.

Por isso, sugerimos sempre que faça uma análise tão abrangente quanto possível, não pensando apenas naquilo que oferece enquanto profissional, mas também na realidade da outra parte.

Há razões para ter medo de pedir um aumento de salário?

Se está a ler este artigo é certamente porque sente que precisa de algum apoio, ou pelo menos de alguma informação sobre como pedir aumento de salário. Não se preocupe, a verdade é que a maioria das pessoas ficam nervosas quando falam sobre dinheiro. Tal acontece por diversos motivos: receio de rejeição, auto estima baixa, medo da concorrência.

Contudo, enquanto freelancer é necessário garantir que vai receber um valor adequado relativamente ao nível do trabalho que entrega. Como todos sabemos, a vida de freelancer não é fácil. É uma batalha constante e o sucesso apenas chega se conseguir afirmar-se em todos os níveis, e isto inclui o nível salarial. 

Um ponto interessante, que muitos freelancers esquecem, é que um pedido de aumento salarial também pode revelar uma boa capacidade de negociação, algo que muitas empresas apreciam. Assim, mantenha na sua mente: quando um pedido de aumento salarial é bem feito, demonstra ambição e confiança, algo que é sempre positivo.

Por outro lado, deve pensar: o que é o pior que pode acontecer? Se ouvir um não como resposta, provavelmente ficará tudo na mesma. Depois compete-lhe decidir se irá manter aquela ligação profissional, ou se irá procurar alternativas melhor remuneradas.

Antes de pedir aumento de salário: Investigue quanto estão a pagar outras empresas

Este não é um ponto absoluto, mas é um aspeto importante para quem está a investigar como pedir aumento. Procure saber qual é o real valor do seu trabalho no mercado freelancer.

Não deve negociar apenas pelo prazer das negociações, ou para demonstrar que realmente consegue ganhar mais. Se o seu salário está já perto ao nível do topo da sua área, dificilmente as negociações chegarão a bom porto.

Se pretende saber como pedir aumento para conseguir um salário sobrevalorizado e fora do contexto atual, lamentamos informar: mas dificilmente terá sucesso.

Se por outro outro lado, está a investigar sobre como pedir aumento de salário para ganhar dentro da média dos profissionais da sua área, então vale a pena fazer uma boa investigação.

Aqui mesmo no freelancemap encontra uma excelente fonte de informação sobre o valor médio hora cobrado por freelancers de diferentes áreas profissionais. Para isso basta escolher uma categoria de atividade freelancing e observar o “Freelance Rate Index” (a média do valor hora cobrado pelos freelancers inscritos no freelancermap, numa determinada área).

Por exemplo, partilhamos o valor por hora médio cobrado pelos freelancers que trabalham com “MySQL”:

Esta informação pode ser muito útil para quem pretende definir qual deve ser o seu aumento de salário. Não deixe de ler o nosso artigo Calcular valor hora – Quanto cobrar por projeto freelancer, que pode ser bastante útil para ajudar a determinar o tamanho do aumento de salário que deve pedir. 

5 dicas essenciais sobre como pedir aumento de salário

A cada ano de experiência você adquire mais conhecimentos e especializa-se no trabalho que faz – e se isso acontece, bem, não faz sentido que o seu preço permaneça o mesmo.

Não se engane: os seus clientes sabem disso. O ponto é que, para eles, não é relevante fazer uma oferta maior se você parece satisfeito com o valor que está a receber. 

Por mais que não seja fácil reunir coragem para fazer uma solicitação deste tipo, é preciso ser forte. Com o intuito de ajudá-lo nesta empreitada, preparámos uma lista de sugestões para tornar a sua missão mais fácil. Fique com as nossas dicas sobre como pedir aumento de salário.

1. Saiba explicar porque está a pedir aumento

Antes de tudo, pense: por que você merece receber mais? Seus motivos devem ser não apenas sinceros, mas lógicos. Fale sobre os seus pontos fortes e sobre a diferença que o seu trabalho fez na vida de seu cliente. 

Cite as suas potencialidades e as demandas do mercado. Conte ao seu empregador sobre as melhorias significativas que o seu esforço trouxe à empresa e sobre o retorno financeiro que você gerou. Diga, para arrematar, que pode trazer ainda mais vantagens para ele com especializações e foco.

2. Tenha como comprovar tudo o que disser

Não basta dizer que precisa ganhar mais porque está fazendo um trabalho melhor. Você precisa de ter como comprovar cada palavra que disser. 

Como fazer isso? Analise as métricas: depois de um ano trabalhando em um determinado website, qual foi o crescimento deste? Você atraiu público, aumentou o engajamento, criou meios de trazer mais usuários para a plataforma? Quantas pessoas clicam nos links disponíveis e quantos sites fazem menção ao portal que você gerencia ou ajudou a criar? 

Ter dados como estes não ajuda apenas a mostrar o seu valor ao cliente, mas demonstrarão que você tem potencial para fazer com que os negócios fiquem ainda mais lucrativos. Como se sabe, existem poucas coisas tão relevantes para um empreendedor quanto o crescimento de sua empresa.

3. Prefira uma abordagem direta

Depois de explicar a razão pela qual você precisa de um aumento, explique o tamanho do aumento desejado. O mais importante, neste momento, é saber o seguinte: a sua primeira oferta será a base de toda a negociação. Você não receberá mais do que está pedindo de forma alguma, mas é bem possível que receba menos.

Atenção: isso não significa que este é o momento de pedir valores absurdos. Faça uma proposta realista e cautelosa, mas não peça muito abaixo do que você acha que merece.

4. Empodere-se

Ser influente e saber negociar é muito importante quando você está falando de dinheiro. Se o seu cliente sabe que você será prejudicado se ele não concordar com a sua proposta, o poder está nas mãos dele. 

Neste caso, o que você, como um freelancer, pode fazer? Mostre ao seu empregador que existem pessoas que querem lhe pagar mais. Fale sobre clientes antigos e sobre propostas recentes. Tenha esta carta na manga: você levará meses para criar uma boa carteira de clientes, mas esse esforço será recompensado.

Parece uma estratégia um pouco injusta, mas pense assim: ao declinar de ofertas que não lhe parecem suficientes, você diz ao empregador que, embora valorize a relação profissional que vocês mantêm, não há possibilidade de continuar recebendo aquém do que você merece.

5. Esteja preparado para mudar de rota

Se a negociação de aumento salarial não terminar bem, você pode ter que parar de trabalhar para este cliente (estar preparado para isso é realmente importante). Entrar em uma negociação com medo de perder um trabalho normalmente não dá certo. 

Esta, aliás, é outra razão pela qual você precisa ter influência e outras opções – quando falamos sobre outros empregadores, no tópico acima, falamos sério. Você precisa ter outras fontes de renda e outros trabalhos caso venha a perder um deles.

Não se esqueça: às vezes, as coisas dão errado. Em boa parte das vezes, entretanto, elas dão certo. Sempre vale a pena arriscar quando o que está em jogo é o seu futuro, e certamente não faz sentido que você trabalhe muito e ganhe pouco.


Junte-se à nossa comunidade de freelancers hoje mesmo! Crie seu perfil de expert em apenas 2 minutos. Encontre Projetos sem comissão!


Como pedir aumento de salário: Pratique antes

Pode parecer uma sugestão um pouco estranha, mas se depois de ler o nosso artigo, ainda não tem a certeza de como pedir aumento de salário, pode muito bem praticar. Como?

A negociação é uma arte e como acontece com todas as formas de arte, a prática faz o artista. Assim, recomendamos que pratique o processo de negociação. O objetivo é que consiga negociar de forma positiva, assertiva e confiante. 

Uma das melhores formas de evoluir e de ganhar confiança para o momento de pedir o aumento salarial é ensaiar com alguém em quem confie. Pode ser um familiar ou um amigo.

Faça um esboço daquilo que pretende dizer e dos argumentos que vai utilizar e comece a praticar.

Se conhecer alguém que já tenha estado na mesma posição, pode ser muito interessante saber  sua opinião e conhecer todos os detalhes sobre a sua experiência.

Como sempre, queremos saber o que você achou deste artigo! Conte-nos a sua opinião e compartilhe as suas experiências – queremos ouvir você!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes