Como cobrar um cliente – Melhores opções para receber pagamento online

C

O objetivo de qualquer freelancer é simples: fazer o seu trabalho e receber por isso. Neste artigo vamos abordar como cobrar um cliente, com especial foco sobre como receber pagamentos online. Leia atenção e decida qual é a melhor opção.

  1. Como cobrar um cliente enquanto freelancer: principais métodos disponíveis
    1. PayPal
    2. TransferWise
    3. Skrill
    4. Google Pay
    5. Escrow
    6. Stripe
    7. Transferência bancária
    8. Cheques
    9. Cartão de crédito ou débito
    10. Software de contabilidade
  2. Melhores plataformas para receber pagamentos online no Brasil
  3. Como receber pagamentos online em Portugal
  4. Como cobrar um cliente: Escolha a opção mais adequada

Antes de avançarmos, importa frisar que existem diversos pontos a ponderar antes de escolher o melhor. Assim, para que possa escolher como cobrar um cliente, deve decidir:

  • Se prefere receber pagamentos online ou offline?
  • Vai receber pagamento do exterior?
  • Que plataformas de pagamento considera serem mais fiáveis?
  • Como é que os outros freelancers da sua área profissional cobram os seus clientes.
  • Quais as taxas máximas que pretende pagar?

Para o ajudar a responder a todas estas questões preparámos um guia sobre como criar um cliente enquanto freelancer que trabalha online.

Como cobrar um cliente enquanto freelancer: principais métodos disponíveis

métodos pagamento freelancers

No que diz respeito a como cobrar um cliente, existem diversas possibilidades. Em seguida apresentamos as principais alternativas. Uma vez que a maioria dos freelancers trabalha através da Internet, vamos colocar maior atenção nos métodos que permitem receber pagamentos online,

1. PayPal

Um dos métodos de pagamento mais populares entre os freelancers é seguramente o PayPal. É um método rápido, seguro e muito fiável para receber pagamentos

Contudo, de notar que o PayPal cobra uma taxa por transação. E que este montante é cobrado ao vendedor, neste caso ao freelancer. A taxa pode ser maior ou menor, dependendo do tipo de conta.

Qual é o melhor tipo de conta PayPal para freelancers?

Pelo menos quando se está a começar é melhor utilizar uma conta pessoal, a qual depois pode ser alterada para uma conta profissional. De notar que as taxas de transação dependem da localização do utilizador e que podem ser mais elevadas para transações entre fronteiras (devido à taxa sobre o câmbio).

Vantagens e desvantagens do PayPal

A principal vantagem de optar pelo PayPal é a sua grande popularidade. Não há grande dificuldade em convencer os clientes a utilizar esta plataforma de pagamento.

Já no campo das desvantagens, temos que referir as taxas de transação algo elevadas. Como ponto negativo, também importa sublinhar o serviço de apoio ao cliente, que muitas vezes não se releva tão eficiente quanto desejado.

Como receber pelo PayPal

Um ponto interessante, é que o PayPal permite que os clientes façam uma compra directamente do website do utilizador. Isto é excelente e facilita grandemente a tarefa de como cobrar um cliente. 

Adicionalmente, o PayPal permite que os clientes façam compras por cartão de crédito através de telefone, fax ou email, desde que o receptor tenha uma conta profissional.

Assim, é fácil saber como receber pelo PayPal, já que existem diversos métodos possíveis.

2. TransferWise

TransferWise é uma excelente opção para os freelancers que recebem frequentemente grandes pagamentos e que trabalham com clientes do exterior. Permite realizar transferências com taxas de câmbio reais. Evita também as elevadas taxas bancárias.

Vantagens e desvantagens do TransferWise

São diversas as vantagens que fazem do TransferWise uma excelente opção para os freelancers que trabalhar regularmente com clientes internacionais:

  • Permite receber dinheiro em 40 divisas
  • Taxas de câmbio reais em 40 divisas
  • Receber dinheiro sem taxas
  • Sem custos para abrir uma conta
  • Disponibiliza um cartão de débito (Mastercard) associado com a sua conta
  • Suporte online em diversos idiomas

Em termos de desvantagens, não existem realmente pontos relevantes a apontar.

3. Skrill

O Skrill é um dos principais concorrentes do PayPal, sendo por isso outra das melhores opções para receber pagamentos online.

Anteriormente o Skrill era conhecido como Moneybookers, um nome que talvez muitos reconheçam já que esta plataforma foi fundada em 2001.

O grande foco do Skrill passa pelas transferências internacionais, especialmente em diferentes divisas. Assim, esta é seguramente uma opção a considerar para receber pagamento do exterior.

Em termos de taxas, o Skrill é bastante similar ao PayPal.

Vantagens e desvantagens do Skrill

A principal vantagem do Skrill é a facilidade de utilização que torna tão fácil saber como cobrar um cliente. Também é um método de pagamento bastante seguro e com um todo um historial de validação.

A desvantagem mais relevante é não ser uma forma de pagamento muito popular em diversos países, o que pode fazer com que seja difícil que um freelancer consiga convencer um cliente a realizar o pagamento através deste método.

4. Google Pay

Apesar de pertencer à esfera da gigante tecnológica Google, a verdade é que quando se pensa em como cobrar um cliente, raramente nos lembramos do Google Pay. Em 2018, os serviços Android Pay e Google Wallet foram unificados num só e tornaram-se no Google Pay.

Este serviço é uma boa opção para quem procura como receber pagamentos online de uma forma simples. E o melhor é que não existem taxas de transação.

Vantagens e desvantagens do Google Pay 

Existem diversos benefícios óbvios em utilizar o Google Pay, como a ausências de taxas e a facilidade de retirar o dinheiro para a conta bancária.

O lado negativo: este método possui ainda um número reduzido de parceiros especializados em pagamentos online.

5. Escrow

Quando existe interesse em escolher um método de pagamento que se destaca pela segurança, o Escrow surge muito bem posicionado. Esta é talvez a melhor opção para os freelancers que querem receber pagamentos online de forma mais segura possível.

Para salvaguardar o interesse de ambas as partes, este método requer que o cliente faça um depósito antes que o freelancer comece a trabalhar no projeto.

O freelancer recebe a confirmação e assim tem a garantia de que o projeto está devidamente financiado. Depois, após o cliente ter confirmado que o serviço foi feito, o vendedor recebe o pagamento.

Este método cobra uma taxa de 3.25%, a qual pode ser dividida entre as partes.

Vantagens e desvantagens do Escrow

O Escrow é um bom método de pagamento, principalmente quando lidamos com novos clientes. Contudo, a taxa do serviço é algo elevada, o qual é a grande desvantagem deste método.

6. Stripe

Outro método de pagamento que está a ganhar tração entre os freelancers é o Stripe. O Stripe cobra uma taxa fixa de 2.9% e mais $0.30 por cada transação.

Vantagens e desvantagens do Stripe

O Stripe é fácil de configurar e é uma plataforma muito segura para receber pagamentos online. Contudo, os seus elevados custos de transação podem ser um obstáculo para muitos freelancers.

7. Transferência Bancária

A transferência bancária é um dos métodos mais conhecidos de como cobrar um cliente. Tem a vantagem de ser um método rápido, ainda que entre países, as transferências possam demorar diversos dias.

Por outro lado, transferências bancárias internacionais tendem a ser dispendiosas. Por essa razão, muitos freelancers preferem receber pagamentos online e não através do seu banco

8. Cheques

Outrora, receber pagamentos através de cheque era extremamente comum. Mas hoje em dia é cada vez mais raro. 

Apenas deve aceitar receber através de cheque se conhecer e confiar no cliente e se não tiver urgência em receber o dinheiro.

9. Cartão de crédito ou débito

Embora não seja um procedimento muito usado, há quem utilize o cartão de crédito ou débito para receber pagamento do exterior. Isto acontece porque alguns clientes preferem pagar desta forma

Uma das vantagens é que para poderem receber este tipo de pagamento, os freelancer precisam de utilizar um serviço que o possibilite.

O principal aspeto negativo é o custo elevado de aceitar este tipo de pagamento e a necessidade de contratar um serviço de pagamentos.

10. Software de contabilidade

Embora não sejam realmente plataformas de pagamento, os softwares de contabilidade são excelentes formas de automatizar e de seguir os pagamentos recebidos. Algo especialmente importante para quem trabalha em diversos projetos em simultâneo.

Estes programas seguem os recibos emitidos e até notificam os clientes sobre pagamentos atrasados. Além disso, estes softwares ajudam a seguir facturas emitidas, pagamentos a serem feitos e muito mais.

Estes são os softwares de contabilidade que recomendamos para freelancers:

Qualquer uma destas ferramentas de contabilidade podem ser usadas para organizar pagamentos.

Adicionalmente e para uma melhor gestão de contatos com os clientes recomendamos que todo o freelancer utilize um CRM

E já que estamos a focar-nos em software de contabilidade, respondemos também a uma pergunta: “O que fazer quando o pagamento não chega?” 

Quando o pagamento está muito atrasado, o melhor é enviar uma carta de cobrança.


Junte-se à nossa comunidade de freelancers hoje mesmo! Crie seu perfil de expert em apenas 2 minutos. Encontre Projetos sem comissão!


Melhores plataformas para receber pagamentos online no Brasil

Os freelancers nem sempre trabalham exclusivamente para o mercado internacional. Quando não é apenas importante receber pagamento do exterior, mas também pagamentos nacionais, também existem diversas possibilidades. 

Para quem quer saber como receber pagamentos online de clientes no Brasil, destacamos as seguintes opções:

  • PagSeguro
  • Mercado Pago
  • PicPay Pro
  • PayU
  • Cielo

Muitos desses sites de pagamento oferecem uma grande diversidade de meios de pagamento: cartão de crédito, Elo, e claro o muito usado no Brasil: boleto bancário.

Como receber pagamentos online em Portugal

Quem pretende receber pagamentos online em Portugal também tem uma grande diversidade de plataformas à sua disposição. Destacamos:

  • MB Way
  • EasyPay
  • Hipay Wallet
  • EuPago
  • IfThenPay

Se quer saber como cobrar um cliente em Portugal, pode utilizar uma destas plataformas. Através dos sites mencionados acima é possível receber pagamentos online através de Multibanco, MB Way, Débito Directo, Payshop, PaysafeCard e muito mais.

Como cobrar um cliente: Escolha a opção mais adequada

Acabamos de mostrar todas as opções de como cobrar um cliente. As opções são diversas, mas é essencial que cada freelancer escolha o método com o qual se sente mais confortável. 

E desse lado, qual é a sua escolha para receber pagamentos online? Deixe o seu comentário!

André Alface

Escreva um comentário

Artigos recentes