Eu devo divulgar o meu preço online?

E

Nos dias de hoje, os preços das coisas têm sido amplamente divulgados. Quando você está em busca de um novo smartphone ou de outro notebook, você rapidamente consegue encontrar informações sobre produtos disponíveis no mercado e pode, assim, comparar os preços praticados por diferentes lojas.

 

 

Nós comparamos preços todos os dias, mesmo quando estamos na fila de uma lanchonete ou olhando o cardápio de um restaurante.

Esta lógica deveria se aplicar também a freelancers, certo? Bem, a resposta não é tão simples assim.

Tudo depende do seu negócio e da sua situação. Estas coisas vão definir se você deve ou não colocar o preço de seus serviços em seu website.

Junte-se à nossa comunidade de freelancers hoje mesmo!
Crie seu perfil em apenas 2 minutos e comece a atrair novos clientes.


Para ajudá-lo a tomar uma decisão, decidimos compilar os melhores argumentos a favor e contra a ideia de publicar os seus preços na internet. Dê uma olhadinha:

Prós e contras de colocar o seu preço online

 

Pró 1: Você espantará clientes que não querem pagar o que você merece

Só existe uma afirmação unânime neste mundo: a maior frustração de um freelancer é ter que lidar com clientes que acreditam que ele deve trabalhar de graça, por “divulgação” ou por preços muito abaixo dos praticados no mercado. Estas pessoas costumam acreditar que logos não devem custar mais do que vinte ou trinta reais, uma vez que são apenas “desenhos simples”. Quando seus preços estão visíveis para todos, pessoas como estas simplesmente não irão atrás de você. Sim, isso vai dividir o número de contatos que não dão em nada. Não deixa de ser uma ótima vantagem.

Se você tem recebido muitas propostas ruins, aprenda a vender o seu trabalho de forma correta!

Contra 1: Você não poderá cobrar mais

Se você é uma pessoa que costuma cobrar preços diferentes para clientes diferentes, colocar o seu preço vai impedir que você continue com esta prática. Acreditamos que ela é legítima, porque o dono de uma loja de doces que quer aumentar a freguesia não pode pagar o mesmo que uma empresa internacional – e você, obviamente, não cobrará o mesmo destas pessoas.

O ponto maior é esse: se você possui uma clientela vasta, colocar os seus preços online não é uma boa ideia.

Pró 2: Se muitas pessoas estão divulgando seus preços, você não deveria ficar de fora

Começamos este artigo falando sobre como tudo está ao alcance de um clique nos dias de hoje. Como você sabe, isso também se aplica ao mundo freelancer. Com uma pesquisa breve, clientes podem encontrar uma série de freelancers e comparar não apenas as suas habilidades, mas os seus preços. Se você não costuma divulgar o seu preço em uma plataforma onde várias pessoas o fazem, entenda que há uma chance de que você seja cortado dos resultados de algumas pesquisas.

Contra 2: Estamos falando de qualidade, não de preço

Você trabalhou duro e construiu uma reputação sólida. Você não precisa vender os seus serviços por preços baixos apenas para “estar entre as opções disponíveis”. Talvez você acredite que é melhor falar sobre qualidade e expertise, por exemplo. Estes aspectos do seu trabalho podem ajudá-lo a fugir da discussão sobre preços e certamente convencerão bons clientes a investir em você.

Pró 3: Clientes gostam de transparência

Vamos um pouco além: as pessoas gostam de transparência. Todo mundo se sente mais tranquilo e confiante quando algo é exposto. Alguém que sabe o quanto vale e não tem medo de publicar isso é alguém que merece a nossa atenção.

A transparência dá às pessoas a impressão de que você não está tentando enganá-las. Você não é do tipo que pratica preços injustos ou se aproveita da ingenuidade dos outros. Esta imagem vai fazer com que você cresça muito.

Contra 3: Você pode ser engolido pela concorrência

Sabe quem mais gosta de transparência? Aqueles que trabalham exatamente com o mesmo que você e que não vêem problema em derrubar os próprios preços para ganhar um cliente. Este é um problema muito comum no universo freelancer, infelizmente, e você terá que lidar com isso o tempo todo. Ao colocar seus preços na internet, esta situação pode ficar ainda mais grave.

Se você está em um meio muito competitivo e está tentando se destacar em meio aos demais freelancers, este argumento contra a publicação de preços deve ser levado em consideração.

Você costuma publicar o preço do seu trabalho online? Por quê? Conte-nos mais sobre as suas experiências abaixo!

Procurando trabalho como freelancer? Inscreva-se GRATUITAMENTE e consiga projetos SEM pagar COMISSÕES. Registre-se agora!
Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes