Como se tornar num especialista em Sistemas de Informação Geográfica (SIG)

C

O que são os SIG e para que servem? Maria Osorio, especialista em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e em ArcGIS, versão 10.0, explica tudo, incluindo a utilização desta tecnologia e como se pode tornar também num especialista em SIG.

O que são Sistemas de Informação Geográfica (SIG)?

Os sistemas de informação geográfica não são mais do que um conjunto de dados que podem ser analisados através de ferramentas de computador (software), que estão incorporadas num equipamento (hardware). Se a isto acrescentarmos o facto de que a informação guardada pode ser definida de forma espacial, chegamos então ao conceito de sistema SIG.

Através dos sistemas de informação geográfica (SIG, GIS e inglês) é possível capturar, guardar, consultar, analisar e apresentar todos os tipos de informação que disponham de referências geográficas, de forma a conhecer o comportamento espacial dos dados e resolver, desta forma, situações e o próprio mundo real através da consulta e análise de informação previamente carregada. 

O SIG é um sistema utilizado para reunir, gerir e analisar dados geográficos e/ou espaciais.

O sistema SIG pode ser utilizados em diferentes áreas, tais como o planeamento urbanístico, o marketing, os transportes, etc. Mas eventualmente a tecnologia acaba sempre por ser associada à geografia.

Encontre novos projetos SIG em freelance 🧭
> Últimos trabalhos SIG

SIG para principiantes

Existem atualmente muitos sistemas de informação geográfica; alguns são open source (Open Layers, Leaflet, Geoserver) e outros são privados (ESRI, ArcGIS). 

Os primeiros sistemas privados foram criados porque um sistema SIG único não possui tantas ferramentas quantos campos de pesquisa. Por isso, os utilizadores e os programadores decidiram criar as suas próprias ferramentas locais em função das áreas de estudo.

OS SIG privados, no entanto, embora contenham um grande número de aplicações capazes de resolver qualquer problema, possuem preços demasiado altos.

Para começar a utilizar um SIG, seja ele gratuito ou privado, é necessário conhecer primeiro a interface do software e as ferramentas básicas. Isto pode ser feito facilmente, pressionando a tecla F1, que irá abrir uma janela com uma série de informação que responde à maior parte das questões que surgem a um novo utilizador de SIG.

Depois de uma interface de software adequada, é necessário compreender como incluir informação que possa ser gerada com recurso a tabelas de atributos, camadas de informação representadas por linhas, polígonos ou pontos, imagens e outros. Além disso, esta informação pode ser apresentada em dois formatos:

  • Vetor: a representação discreta da realidade
  • Raster: representa a realidade de maneira contínua

A simbologia e rotulagem também são utilizadas como ferramentas principais num projeto.

A simbologia atribui características como cor, tamanho e espessura das linhas, pontos e polígonos. Também é possível colocar diferentes símbolos, que representem cada categoria de uma camada definida por atributos únicos. A rotulagem, por outro lado, identifica um elemento que já tenha enviado a sua informação para uma tabela de atributos.

Especialista em sistemas de informação geográfica - Resumo de funções, formação qualificações salário

Utilizações básicas do SIG

As principais utilizações do SIG implicam a georreferenciamento, que e um processo através do qual é atribuído um posicionamento espacial com o respetivo sistema de referencia a uma imagem digital ou raster. Para isso, são localizados pontos bem conhecidos, que são também mostrados na imagem.

Outra utilização refere a digitalização, que consiste no desenho, com recurso a ferramentas da interface do software, imagens de satélite ou raster, gerando informações vetoriais que irão conter dados geográficos, geometria e atributos relacionados com o tipo e tamanho dos dados.

Existem também tipologias através das quais são geridas as relações espaciais entre os elementos, analisando e mostrando resultados precisos. Estas tipologias podem ser baseadas em geo-dados, onde são apresentadas um conjunto de regras e propriedades para definir as relações espaciais e do mapa, que são relações temporárias num projeto editável.

No que diz respeito ao design, este depende das diferentes fontes de informação e da formatação dos dados. Assim, os dados são estruturados e o formato final será então decidido – na maior parte dos casos fica em mapas.

Aplicações mais comuns dos sistemas de informação geográfica:

  • Mapeamento
  • Planeamento urbano ou de transportes
  • Aplicações em agricultura
  • Estimativas de danos em caso de catástrofes naturais (inundações ou incêndios)
  • Gestão de trânsito
  • Negócios e marketing

Contrate um especialista em SIG 🗺️ 
 > Profissionais freelance em SIG

Conhecimentos: SIG e a programação

Conhecimentos do especialista em sistemas de informação geográfica

A programação é essencial para todos os que pretendem tornar-se em especialistas em SIG. Graças à programação será possível trabalhar de maneira muito mais eficiente, poupando muito do tempo gasto em projetos tediosos. Embora requeira muito mais dedicação, os benefícios obtidos acabam por compensar.

O Phyton é a melhor alternativa para começar com a programação de SIG porque dispõem de um tipo de linguagem de programação orientada para o objeto. Está concebida de maneira a ser fácil de aprender e a sua implementação é espontânea e versátil. Java é também uma linguagem utilizada mesmo que inicialmente não estivesse associada a os sistemas de informação geográfica.

Por exemplo, a ESRI, que é a criadora do ArcGIS, desenvolveu um módulo de programação chamado ArcPy, que é um livro de funções que contém geo-processos que são muito fáceis de aprender.

Através da programação, podem ser integradas muitas funções que simplificam muito o acesso à informação e a tornam numa ferramenta eficiente e eficaz, quando são necessários dados precisos e apropriados.

Outras linguagens que também funcionam muito bem com os SIG e podem ser aprendidas são:

  • JavaScript
  • PHP
  • CSS3
  • HTML5

Todas elas cumprem importantes funções quando há necessidade de construir um modelo próprio de ferramentas.

Outras competências de que necessitará para se tornar num especialista em SIG:

  • Software de design: AutoCAD
  • Software de bases de dados: Microsoft Access, SQL
  • Software de desenvolvimento: .NET framework, C,VBA
  • APIs JavaScript: Openlayers, Leaflet

No final, o mais importante é conhecer o ambiente do SIG que melhor se adequa ao utilizador. Depois, gerir as ferramentas que o software possui e, quando tudo isto estiver feito, poderá então iniciar o projeto proposto.

À medida que avança, aprenderá qual a utilidade de cada processo e as melhores ferramentas para agilizar e disponibilizar melhores resultados.

Quais são as funções do especialista em SIG?

Funções do especialista em SIG

O profissional de SIG pode ter funções diferentes dependendo se é responsável pelo desenvolvimento ou análise ou por ambos. Pode dizer-se que são profissionais que gerem, desenvolvem e mantêm sistemas SIG e são um actor chave na recolha e análise de dados.

As funções de um especialista em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são:

  • Criar mapas e gráficos, utilizando software SIG e equipamento de recolha de dados
  • Conduzir investigação para obter e ampliar conjuntos de dados existentes
  • Determinar a melhor maneira de utilizar os conjuntos de dados através do SIG
  • Recolher dados geográficos e demográficos de muitas fontes da forma mais eficiente
  • Construir, editar e manter bases de dados
  • Introduzir novos dados cartográficos utilizando princípios cartográficos
  • Operar e manter o hardware, o software e os periféricos do sistema SIG

Quanto é que ganha um especialista em SIG?

O salário dos especialistas em SIG depende de vários fatores, como o setor e, mais especificamente, a empresa, ou a experiência.Os especialistas em SIG que trabalham em gestão e consultoria científica tendem a ter salários ligeiramente mais elevados.

Há também uma diferença entre o salário do desenvolvedor do SIG, do analista do SIG ou do técnico do SIG que eles ganharão nessa ordem. Se analisarmos como exemplo os salários dos Estados Unidos vemos que os salários médios são:

Sálario medio Estados Unidos 70.000 $
Sálario desenvolvedor em SIG 78.000 $
Sálario analista em SIG55.000 $
Sálario técnico / technician em GIS45.000 $

Quanto é que cobram os freelancers com experiência em sistemas de informação geográfica?

especialista em SIG no freelancermap cobram em média:

$/hora

As tarifas neste campo variam entre $33 e $106/hora para a maioria dos freelancers.

A tarifa diária para um especialista em SIG (8 horas de trabalho) fica em torno de:

$/dia
Atualizado em

>> Mais perfis em desenvolvimento de software

Maria Osorio
Por Maria Osorio

Artigos recentes