Como liderar uma negociação de contrato freelancer

C

Para muitos freelancers, a prática de assinar contratos para cada negócio fechado é uma coisa do passado. Com tantos freelancers acostumados a participar de projetos dos mais variados tamanhos e escopos, não é incomum que acordos sejam firmados por meio de uma troca amigável de e-mails, sem precisar de uma grande negociação de contrato freelancer.

Mas existem alguns casos em que os profissionais precisarão firmar acordos. É importante que, ao se deparar com uma destas circunstâncias, você saiba como negociar um contrato de forma satisfatória. Afinal, você precisa ter certeza de que os termos são satisfatórios para ambos os lados, certo?

  1. Por que a negociação de contrato freelancer é tão importante?
  2. Por que um freelancer deve negociar seus contratos?
    1. Tenha uma ideia concreta do que você quer
    2. Priorize o que é verdadeiramente importante para você
    3. Seja coerente e justo
    4. Lembre-se: comunicação é a chave
    5. O ideal é que todos saiam ganhando

Por que a negociação de contrato freelancer é tão importante?

Se você nunca se preocupou em fazer um contrato, você deve estar se perguntando qual é a importância deste tipo de formalidade.

De forma resumida, contratos existem para que você e o seu cliente sintam que estão resguardados. Ao escrever os termos de uma parceria, você:

  • Define de forma clara a natureza de um projeto e o seu objetivo;
  • Estabelece termos de pagamento, prazos e a quantidade de revisões que estão incluídas no orçamento;
  • Preserva-se legalmente e, ao mesmo tempo, oferece segurança ao cliente;
  • Mostra que você é responsável por um negócio profissional e idôneo (isso é primordial para que você consiga clientes maiores!).

Um contrato garante que você receberá um pagamento digno pelo serviço efetuado. A maior parte dos freelancers que você conhece certamente já se encontrou em uma situação onde recebeu menos do que esperava ou trabalhou muito mais do que deveria

Um contrato impede que esse tipo de coisa aconteça (ou estabelece valores para horas extras e revisões abusivas).

Para além disso, um contrato estabelece quais serão os trabalhos efetuados e permite que contratante e contratado saiam bem deste processo.

Por que um freelancer deve negociar seus contratos?

Quando se é freelancer, negociar os termos de um contrato pode ser uma coisa um tanto quanto intimidadora. É normal que você tenha medo de perder o cliente, de soar muito imperativo ou qualquer coisa parecida, mas tente não se fixar muito nisso; afinal, negociar faz parte de qualquer acordo.

Abaixo listamos algumas coisas que você precisa lembrar ao começar o processo de negociação de contratos com seus clientes:

1) Tenha uma ideia concreta do que você quer

Se você não souber exatamente o que deve colocar em um contrato, pode acabar se prejudicando (e vendendo os seus serviços por um preço menor do que o esperado).

Defina o seu preço, quais serão os seus prazos de entrega e pense em coisas menores, mas igualmente relevantes, como a quantidade de revisões que você pode fazer em um projeto. Se você não fizer isso, seus clientes poderão pedir para que você revise infinitamente as mesmas coisas (infelizmente, isso pode acontecer).

Saber o que você quer e o quanto o seu trabalho vale faz com que você tenha mais segurança para negociar com o seu cliente.

2) Priorize o que é verdadeiramente importante para você

Um contrato por escrito firma quais são os compromissos de ambas as partes, ou seja, permite que você e o cliente saibam o que vão receber e o que podem esperar um do outro.

Priorizar o que é importante para você é a chave para fechar um bom contrato. O que lhe causa mais preocupação: prazos apertados ou valores? Cada caso é um caso e cada um sabe o que deve ou não fazer.

Algumas coisas que você pode negociar e priorizar:

  • Uma porcentagem nos resultados de uma campanha ou projeto;
  • Valor por projeto ou valor por hora;
  • Pagamentos extras;
  • Tempo de contrato.

Para saber o que é primordial para você, pense: qual é a sua condição inegociável? Depois de definir o que é importante de verdade, defina o que não faz tanta diferença assim. Saber o que quer é importante, mas permitir-se ser flexível quando necessário também é.

3) Seja coerente e justo

Todos nós gostaríamos de ter clientes que nos pagassem muito e nos fornecessem prazos gigantescos para completar um projeto. Porém, todos nós sabemos que não é assim que o mundo funciona. Se esperarmos que os clientes nos deem tudo o que desejamos, possivelmente acabaremos sem cliente algum.

Seja coerente e justo nas suas negociações, ouvindo o outro lado. Isso não significa ceder, mas entender as necessidades da outra parte para uma negociação de contrato freelancer mais fácil. 

4) Lembre-se: comunicação é a chave

Muitas negociações de contrato são feitas por e-mail. Enquanto isso é muito confortável para freelancers que trabalham de casa ou não possuem um escritório fixo – algo que até empresas começam a abrir mão -, essa situação também pode causar alguns problemas de comunicação (e algumas dores de cabeça também).

Para evitar que ocorram ruídos na comunicação, não tenha medo de pegar o telefone e falar com o seu cliente. Se algo não vai bem por e-mail, interrompa o ciclo de interpretações equivocadas e esclareça o que for preciso.

5) O ideal é que todos saiam ganhando

Não caia no erro de achar que negociar é decidir quem perde e quem ganha. Todos os acordos formais são feitos para que ambos os lados saiam ganhando. Encontrar um valor e prazos que façam sentido para você e para o cliente é o grande objetivo de uma negociação de contrato freelancer e várias outras.

Se as coisas são boas para ambos os lados, você conseguirá construir uma relação sólida, baseada em respeito e confiança, com qualquer cliente que cruzar o seu caminho. Lembre-se de que fidelizar os seus clientes é primordial para o sucesso do seu negócio freelancer.

O que você aprendeu nos processos de negociação com os seus clientes? Conte-nos sobre as suas experiências abaixo!


Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes