O que é um webinar – a poderosa ferramenta para todo Freelancer

O

Os vídeos estão cada vez mais se tornando na principal forma de consumir conteúdos. As conferências ganharam extrema importância e permitem que você combine várias ferramentas – áudio, vídeo e até texto. Mas o que é um webinar e o que você deve saber para fazer um?

Os webinars são perfeitos para ajudar você a conseguir informação e conectar-se com sua audiência pessoal e profissionalmente. Como freelancer, também você pode beneficiar com esta nova tendência. Quer saber o que é um webinar? Então confira!

Neste artigo abordaremos o seguinte:

O que é um webinar?

A pergunta parece até bastante simples de responder…o que é um webinar? Os webinars são conferências online focadas em aprendizagem ou informação.

O conceito em si até pode parecer bastante simples, mas certo é que os webinars possuem muitas variações:

  • Eles podem ser transmitidos ao vivo ou gravados e depois disponibilizados
  • podem incluir sessões de perguntas e respostas ou não
  • podem ter uma ou várias pessoas falando sobre o mesmo assunto.

Mas, em sua essência, os webinars utilizam o poder da internet e das ferramentas disponíveis para conectar pessoas de todo o mundo. Talvez você já tenha até assistido a algum webinar mas nunca pensou em fazer um.

Estas são algumas (boas) razões para incluir os webinars em sua estratégia de marketing.

Porque você deve apostar em webinars

1. Você pode alcançar muitas pessoas de forma bem pessoal

As melhores estratégias de marketing são aquelas que atingem as pessoas em um nível pessoal. Quando alguém olha para o seu rosto e te ouve falar, você aumenta as suas chances de fidelizar o cliente. Uma pessoal real é sempre melhor do que um e-mail. Como os webinars são atualmente ainda mais populares, chegar a mais pessoas se tornou ainda mais fácil.

Além disso, ao fazer um webinar você estará também melhorando a credibilidade da sua marca pessoal e a confiança dos seus potenciais clientes.

2. Vender o seu expertise depois de demonstrar as suas habilidades

Se você é um consultor freelancer, você está vendendo conhecimento. Não há melhor maneira de demonstrar o valor do conhecimento do que fornecê-lo gratuitamente às pessoas.

Os webinars permitem que você prove o seu valor enquanto profissional e estimulam potenciais clientes a buscarem por você.

Normalmente, ao fazer um webinar, você obtém de imediato o e-mail das pessoas interessadas em seu trabalho, o que os torna em ótimos geradores de contactos.

3. Expandir sua rede de contatos ao trabalhar com outros freelancers

Os webinars podem ajudar você a ampliar sua rede de contactos, seja com potenciais interessados em seu negócio, seja de profissionais que você pode convidar para falar em suas sessões.

Você pode dividir informações, encontrar pessoas para trabalhar em projetos maiores ou delegar tarefas. Criar um webinar com outro freelancer é um excelente passo para criar relações.

O que é webinar e porque fazer uno enquanto freelancer

Como fazer um webinar de sucesso

1.Divulgue o seu webinar

O primeiro passo para criar um webinar de sucesso é garantir que as pessoas saberão sobre ele. Faça uma boa divulgação – utilize o seu blog, envie para a sua lista de e-mails, publique nas suas redes sociais. E conte aos seus colegas de profissão também.

Uma das melhores formas de publicitar seu webinar é divulga-lo em sua comunidade de profissionais e até em outros webinars populares e com muita audiência.

2. Invista em som e vídeo de qualidade

Som e imagem ruins fazem com que as pessoas abandonem webinars, mesmo quando se interessam pelo assunto abordado. Não é difícil entender o motivo: webinars são uma experiência pessoal.

Se o áudio está cortado e o vídeo granulado, não faz sentido continuar assistindo. Principalmente quando hoje em dia todo o mundo está acostumado a qualidade de topo para este tipo de conteúdos.

3. Ofereça soluções para problemas específicos

Um bom webinar tem uma meta clara – conquistar audiência, vender seus serviços como especialista em um determinado tema, aumentar sua rede de contactos, etc.

Se o que você quer mesmo é conquistar audiência, então identifique um assunto que seja relevante e interessante para um grande número de pessoas. Tudo o que você precisa é de um tema-chave e de um plano para desenvolvê-lo.

Você deve estar seguro de que tem uma boa solução para esse assunto. Deixe claro qual é o seu propósito no título do webinar e durante a divulgação dele.

4. Reutilize sempre que possível

Os webinars são muito mais do que simples sessões de bate-papo ao vivo: cada segundo de um webinar pode ser útil e deve ser usado no futuro também.

Você pode, por exemplo:

  • Partilhar algumas partes da gravação nas redes sociais
  • Disponibilizar toda a gravação no Youtube ao mesmo tempo que posiciona seus serviços em certas palavras-chave
  • Oferecê-los a subscritores

Se você investiu seu tempo para criar um webinar de qualidade, então você deve aproveitar para rentabilizar esses conteúdos ao máximo.

Ferramentas para fazer um webinar

Depois que você já decidiu seu tema, agora tem que escolher qual a(s) ferramenta(s) que você vai usar em seu webinar.

Existem muitas ferramentas para webinar disponíveis (pagas e gratuitas), então você deve buscar aquela que melhor se adequa às suas propostas.

Duas ferramentas bem populares para fazer webinars são:

  • GoToWebinar é uma ferramenta utilizada por quem produz webinars profissionalmente. Este site é uma referência no mercado, então vale a pena se você está pensando em criar este tipo de conteúdo com frequência. Além disso, é uma das ferramentas mais intuitivas e fáceis de usar. O GoToWebinar oferece um trial de 30 dias gratuitos e depois disso custa 79 dólares por mês para um máximo de 100 pessoas assistindo ao mesmo tempo.
  • ClickMeeting é outra ferramenta bem popular. É um pouco mais económica e ideal para quem está se iniciando. Esta não é uma plataforma tão popular quanto o GoToWebinar, mas pode ser um bom começo. O ClickMeeting também oferece 30 dias gratuitos e custa 30 dólares mensais para um máximo de 25 pessoas assistindo ao mesmo tempo.

Existe também uma alternativa gratuita – o Youtube com a função de transmissão em direto: o YouTube Live. Para usar esta funcionalidade basta ter uma conta gmail. Você poderá programar e transmitir seu evento ao vivo de forma fácil e rápida.

Se você gostaria de saber mais sobre como fazer um webinar através do Youtube, pode assistir os vídeos do YouTube Creator Academy.

Se você quer aproveitar ao máximo e transmitir em várias plataformas ao mesmo tempo (por exemplo, no YouTube e no LinkedIn Live), então explore a Streamyard.

Outras ferramentas para webinar que você pode usar são:

  • Zoom
  • Webinarjam
  • classonlive
  • Crowdcast
  • GetResponse
  • Zoho Meeting
  • StealthSeminar
  • Instagram stories
  • Joinme

Como criar um webinar no YouTube (guia gratuito)

Todo o mundo conhece o YouTube. Nos últimos anos, esta plataforma continua se afirmando cada vez mais, diversificando sua oferta de serviços e acompanhando as necessidades dos seus clientes.

Uma grande vantagem do Youtube é que permite que você crie seu webinar e transmita em direto gratuitamente. Quer saber como? Então veja abaixo nosso guia.

A primeira coisa que você tem que fazer é criar uma conta no Youtube. Se você já criou, basta então iniciar sessão com sua conta gmail.

Depois de iniciar sessão, você verá no menu superior sua foto ou avatar e mais três ícones: o das notificações, o quadrado do menu e uma camara com o símbolo +.

Como fazer webinar no YouTube

Clique na camara e escolha a opção: Iniciar stream.

1. Se esta é sua primeira transmissão, você terá que verificar sua conta

Antes de mais, se você nunca fez um direto, você terá que verificar sua conta através de uma SMS ou chamada telefónica.

💡 O YouTube precisará de pelo menos 24 horas para ativar a opção de streaming na sua conta.

2. Crie uma nova emissão

Agora você terá que inserir seus dados e configurar a sua emissão:

  • Escolha um título que chame a atenção
  • Escolha quem pode assistir a seu webinar (público, oculto ou privado)
  • Programe a emissão para a data em que quer fazer seu webinar
  • Confirme se seus conteúdos são adequados para crianças – se é um webinar com finalidades profissionais, você deve indicar que seus conteúdos não são adequados para crianças, uma vez que desta forma você terá acesso ao bate-papo em direto
  • Escolha a forma de transmissão (para os iniciantes recomendamos a webcam)
Guia criar um webinar no YouTube - Live stream

3. Analise os dados do webinar

Quando terminar sua emissão em direto, o YouTube disponibilizará uma análise e algumas estatísticas do seu webinar.

Estes dados são importantes para você saber o que achou sua audiência e o que deve mudar em futuros webinars.

Você também pode editar seu vídeo, acrescentar legendas e deixá-lo guardado em suas emissões em direto.

Entusiasmado com os webinars?  Você ainda tem perguntas sobre como fazer um webinar? Conte-nos nos comentários!

Natalia Campana
Por Natalia Campana

Artigos recentes