Como fazer Propostas sendo Freelancer – Dicas e Modelo

C

Muitas vezes os freelancers têm que elaborar propostas comerciais para conseguir obter projetos. Isto pode, por vezes, ser complicado, mas existem determinados aspetos específicos que poderão fazer uma grande diferença na forma como aborda esta tarefa e, mais importante ainda, na forma como os empregadores avaliam a sua proposta comercial freelance.

Apresentamos alguns passos que o ajudarão a aprimorar as suas habilidades de escrita e aumentar as suas hipóteses de conseguir um contrato.

  1. Estrutura, Informação e Formato da Proposta
  2. Dicas para fazer uma boa proposta comercial
  3. Modelo de Proposta de prestação de serviços

Se quiser garantir que um projeto termina com sucesso, tanto da sua perspetiva como da do cliente, é essencial garantir uma comunicação polida.

Principalmente quando se trata de grandes projetos com grandes orçamentos, cabe ao freelancer a tarefa de se assegurar de que cada detalhe foi discutido e de que existe um acordo preciso acerca do que vai ser feito e quando será feito.

Um documento inicial poderá dar a um potencial cliente uma ideia dos serviços que está disponível a oferecer-lhe e de qual o valor desses serviços. Claro que a primeira proposta não passa de uma estimativa e, após esta abordagem inicial, deverão ser discutidos os detalhes do projeto de forma mais cuidada.

O documento inicial é designado de proposta, oferta ou orçamento.

Esta é a melhor maneira de garantir que não surgirão quaisquer mal-entendidos quando iniciar o trabalho no projeto e de ser proteger com documentação, caso o cliente alegue que você não completou corretamente as suas tarefas.

O que deve incluir e demonstrar uma proposta comercial?

Uma boa proposta comercial de prestação de serviços freelance define quais os serviços que serão providenciados de uma forma profissional e compreensiva, permitindo que o cliente perceba a sua capacidade de fornecer um serviço de boa qualidade. Será este sentimento que lhe permitirá cobrar mais pelo seu trabalho.

Por isso, é importante que a sua proposta comercial freelance demonstre que:

  • Compreende as necessidades, objetivos e ideias do cliente
  • Oferece as melhores alternativas com a melhor qualidade
  • Considera todas as ideias e desejos da empresa ou do cliente
  • O preço proposto resulta do ótimo serviço e da sua qualidade.

Estrutura e Formato da Proposta

Como deve ficar a minha proposta? Uma proposta profissional bem concebida aumentará as suas hipóteses de ser contratado.

É importante não só considerar o conteúdo da proposta, mas também a sua estrutura. Por isso, torna-se muito útil incluir certas secções estrategicamente ordenadas, para ser mais simples de entender toda a informação que está a dar ao seu cliente, mantendo-o atento.

Só assim o seu potencial cliente conseguirá absorver todos os detalhes da sua proposta. Esta proposta inicial deverá dar ao cliente a oportunidade de compreender o processo e a informação o mais rapidamente possível.

Aqui está o exemplo de uma proposta comercial freelance de serviços:

Proposta freelance Informação e detalhes

Informação obrigatória na proposta:

  1. O seu nome, o nome do seu negócio, a morada e o logo
  2. Informação do seu potencial cliente – O nome e morada
  3. O número do cliente, o número da proposta e a data
  4. Um assunto objetivo
  5. A gama de serviços/Descrição
  6. O preço líquido estimado
  7. Os impostos/descontos a serem considerados (se aplicável)
  8. O valor total da estimativa

Informação adicional opcional:

  1. Prazo de entrega
  2. Recomendações adicionais
  3. Bons motivos para o escolher a si
  4. Condições (métodos de pagamento, taxa de urgência/atraso, confidencialidade, direitos de autor, etc.)

Prepare o seu modelo de proposta comercial freelance e envie-a agora a novos clientes
> Novos projetos publicados 📤<

Dicas sobre como fazer uma boa proposta comercial

1. Analise a descrição do projeto e conheça o seu cliente

A primeira coisa que deve fazer é atentar nas necessidades do seu cliente e, caso tenha encontrado o projeto online, na sua descrição. Para o fazer deverá prestar muita atenção à forma como o projeto é descrito.

Todas as palavras contam e é necessária uma leitura muito meticulosa. Não conseguirá fazer uma proposta a menos que compreenda verdadeiramente aquilo que o seu cliente quer.

Além disso, a descrição do projeto também lhe permitirá conhecer a empresa com que poderá vir a trabalhar. Vá ainda mais longe e faça uma investigação própria para ficar a conhecer o cliente e o seu trabalho.

Talvez até encontre algo com que se identifique, o impressione, ou lhe surjam ideias acerca de como pode melhorar alguma coisa – estes detalhes vão chamar a atenção do cliente e aumentar significativamente as suas hipóteses.

2. Conheça as suas vantagens

Antes de iniciar a sua proposta, deve pensar nas razões pelas quais você é um bom candidato para aquele projeto em específico. Quais são as suas vantagens?

Por exemplo, se o cliente estiver à procura de um Developer de PHP, mostre-lhe que já fez outros projetos semelhantes em PHP no passado, ou então que tem muito interesse por essa área.

Faça uma lista de todas as vantagens que possui e que se adequam ao projeto.

Não vale a pena incluir características que sejam irrelevantes, por mais tentador que isso possa ser. Além disso, não basta listar simplesmente aquilo em que é bom, tem que provar efetivamente que é bom.

Inclua pequenos exemplo, como situações específicas, que destaquem uma determinada característica sua e a maneira como ela pode ser útil.

3. Inicie em grande, seja persuasivo

A maior parte das grandes empresas recebem imensas propostas de cada vez que lançam um projeto. Por isso, começar em grande é crucial.

Se as suas primeiras frases não forem apelativas, se forem frases feitas ou enfadonhas, será muito provavelmente, rapidamente desconsiderado.

Esqueça os inícios estandardizados. Tente captar a atenção do leitor e mostre-lhe porque é que é o candidato perfeito logo nas primeiras linhas.

Invente um slogan ou expresse o seu interesse e entusiasmo de uma determinada maneira – mas não se desvie demasiado do estilo da descrição do projeto.

4. Seja específico e profissional

Incluir detalhes específicos acerca do seu trabalho a da sua visão do projeto é importante. Enumere os passos que planeia seguir para cumprir a sua tarefa com sucesso. Ou melhor ainda, inclua-os no prazo de execução do projeto.

Determinar o tempo que necessitará para cada um dos passos pode ser complicado, mas não custa tentar. Desta forma o seu cliente perceberá que estou cuidadosamente o projeto e que sabe exatamente como o deve executar.

Dependendo das suas preferências pessoais e do projeto, pode escolher incluir o preço ou não. Alguns empregadores exigem que esta informação seja incluída, outros não. Tente simplesmente não se sobre ou subvalorizar.

Estes passos vão tornar a sua proposta mais chamativa e diminuir as hipóteses de esta ir parar ao caixote do lixo depois da primeira análise rápida.

Comece agora um novo projeto » Procurar projetos TI 🔍

Dicas genéricas para elaborar a sua proposta

  • Ortografia e gramática. Não há nada pior do que erros de ortografia e gramática numa proposta. Lembre-se de que nem todos os corretores ortográficos não-humanos são infalíveis. Faça-o você mesmo; não confie no corretor ortográfico.
  • Impresso ou digital? Normalmente os clientes aceitam bem uma proposta digital, mas perguntar se preferem uma versão impressa não deixa de ser um gesto simpático.
  • Papel. Se o cliente preferir uma versão impressa, utilize papel de boa qualidade e verifique o nível dos seus tinteiros para se assegurar de que consegue uma boa impressão.
  • Crie um template. Utilizar um template para todas as suas propostas facilitará o seu trabalho. Também o ajudará a manter-se organizado e a manter a consistência da sua marca.
  • Faça o seguimento junto de potenciais clientes. Se não receber notícias passado algum tempo, escreva um e-mail de seguimento ou pegue no telefone e pergunte-lhes se leram a sua proposta, mostrando-se disponível para rever qualquer aspeto que seja considerado necessário.
  • Seja simpático e profissional, mas lembre-se: menos é mais! Com a proposta, o seu objetivo é providenciar informação importante ao seu cliente sem se promover de forma excessiva. Talvez o seu cliente não o possa ver fisicamente, mas a sua proposta é a chave para uma boa primeira impressão sua.

Modelo de Proposta Freelance

Tempo é dinheiro e ter um modelo de proposta comercial de prestação de serviços sempre à mão é essencial para qualquer freelancer.

Provavelmente terá que utilizar os mesmos documentos vezes sem conta, por isso torna-se muito útil ter um template em que possa trabalhar e que lhe poupe o trabalho de escrever essencialmente a mesma coisa de cada vez que encontrar um novo projeto.

Pode descarregar aqui o nosso tempalate de propostas para freelancer gratuito (sem subscrições):

Modelo de Proposta Comercial Freelance em Word, PDF e PPT

Exemplo proposa comercial freelance para baixar gratuitamente

Habitualmente enviará este documento pela primeira vez depois da primeira abordagem e depois enviará novamente a versão atualizada após discutir o projeto com o cliente de forma detalhada.

Outros documentos e modelos para os freelancers:

Leia as suas propostas tantas vezes quantas forem necessárias até ter a certeza de elas captarão a atenção do leitor e o convencerão de que você é a pessoa ideal para tratar do projeto.

Agora sabe como fazer uma boa proposta que vai impressionar os seus, registe-se no freelancermap e implemente estas dicas aplicando-as aos projectos do seu interesse.

Natalia Campana
Por Natalia Campana

Artigos recentes