Melhores podcasts para freelancers: o que vale a pena acompanhar?

M

Apesar de não ser exatamente uma novidade, os podcasts ganharam enorme espaço e reputação na última meia-década. Se antes não era tão simples, hoje é fácil encontrar podcasts em português sobre os mais diversos assuntos, criados desde por grandes empresas de comunicação até pessoas gravando de forma simples em suas casas. Por isso é possível fazer uma lista com os melhores podcasts para freelancers.

O podcast é bastante anárquico, sem tantas regras para definir como ele deve existir. Então ele pode ter 5 minutos ou 5 horas, estar disponível apenas em um site ou em diversas plataformas como YouTube e Spotify, ter trilha ou só as falas e por aí vai. Nessa lista ressaltaremos essa variedade.

Podcasts brasileiros para freelancers

Existem entre os melhores podcasts para freelancers alguns exemplos brasileiros de grande valor. Não deixe de apertar o play para os seguintes exemplos.

Universo Freela

Ana Luísa de Oliveira e Bruna Cosenza têm um podcast com 20 episódios sobre a rotina, dicas e entrevistas sobre o mundo dos freelancers. Quem for freelancer ou pensa em ser um pode ter insights bastante interessantes, especialmente quem trabalha com criação de conteúdo.

Frila Podcast

Lucas Gini é o apresentador do Frila Podcast, que conversa com freelancers de diversas áreas, como criadores de conteúdo, ilustradores, videomakers, desenvolvedores e mais. A variedade de histórias é algo bastante legal.

Aparelho Elétrico

Apesar de não ter atualizações há algum tempo, os 89 episódios do Aparelho Elétrico tratam de temas muito importantes, como burnout (episódio completo no Spotify), como definir prioridades e como usar newsletters. 

Bendita Carreira

O podcast de Carol Pires não é exatamente para freelancers e sim para profissionais (especialmente os que dão os primeiros passos) com alguns episódios sendo ótimos para freelas ou quem quer saber mais sobre essa possibilidade. O episódio 161 tem como nome “Desapega da CLT”, por exemplo.

Podcasts em inglês para freelancers

Obviamente as opções em inglês para quem quiser ouvir podcasts sobre empreendedorismo, a vida de freelance, rotinas de trabalho e assuntos similares são mais numerosas. Abaixo estão alguns bons exemplos para quem conseguir ouvir em outro idioma, nem que seja para testar o ouvido para um segundo idioma.

Freelance to Founder

Já são 11 temporadas do Freelance to Founder, podcast da plataforma Millo, um hub de conteúdo para freelancers que é obrigatório para quem trabalha na área. Clay e Preston falam de tudo um pouco em seus episódios, desde como atrair clientes, entrevistas com profissionais, como balancear a vida profissional e pessoal e muito mais. Este é obrigatório na lista de qualquer freela.

Being Freelance

Ativo desde 2015, o objetivo do Being Freelance é trazer histórias sobre a vida nesse tipo de trabalho, dicas e conselhos. As entrevistas com redatores, desenvolvedores, designers e muitos outros profissionais de diversas áreas são bastante legais de conferir.

Freelance Jumpstart

O podcast de Nathan Allotey é direcionado completamente para freelancers mas bastante focado em questões práticas, como precificar seu trabalho, dicas de produtividade e como se posicionar como um expert. Vale bastante a pena ouvir.

Clients From Hell

Para finalizar a lista está o Clients from Hell. Se todos os outros podcasts são do tipo “pega o caderninho e anota” ou “escuta essa história legal”, o Clients from Hell é um alívio cômico para situações que todo freelancer irá passar, infelizmente. Clientes que não pagam, que pedem trabalho de graça, que não sabem o que querem… é rir para não chorar.

Como acompanhar podcasts desse gênero?

O interessante sobre podcasts é que a comunidade (chamada de podosfera) é unida. Portanto é comum ver um podcast receber como convidado um outro apresentador ou membro de podcast que pode trazer novas ideias, conceitos e opiniões e fazer você acompanhar outra produção diferente.

Ao encontrar um podcast legal, a melhor coisa que você pode fazer é seguir o feed, seja no seu player favorito (Spotify, iTunes) ou seguir um perfil nas redes sociais. Lá é provável que todas as novidades sejam anunciadas. De resto, sempre fique atento a listas como esta porque podcasts aparecem (e somem) a todo momento. É um meio dinâmico, majoritariamente gratuito e muito legal de acompanhar.

Miguel Amado

Freelancer desde 2014, Miguel Amado é um criador de conteúdo, analista SEO e editor/apresentador de podcasts.

Escreva um comentário

Artigos recentes

Cookie Consent One Trust