Melhores podcasts para freelancers: o que vale a pena acompanhar?

M

Apesar de não ser exatamente uma novidade, os podcasts ganharam enorme espaço e reputação na última meia-década. Se antes não era tão simples, hoje é fácil encontrar podcasts brasileiros sobre os mais diversos assuntos, criados desde por grandes empresas de comunicação até pessoas gravando de forma simples em suas casas. Por isso é possível fazer uma lista com os melhores podcasts para freelancers.

O podcast é bastante anárquico, sem tantas regras para definir como ele deve existir. Então ele pode ter 5 minutos ou 5 horas, estar disponível apenas em um site ou em diversas plataformas como YouTube e Spotify, ter trilha ou só as falas e por aí vai. Nessa lista ressaltaremos essa variedade.

Melhores podcasts brasileiros para freelancers

Existem entre os melhores podcasts para freelancers alguns exemplos brasileiros de grande valor. Não deixe de apertar o play para os seguintes exemplos.

#1 Universo Freela

Ana Luísa de Oliveira e Bruna Cosenza têm um podcast com 20 episódios sobre a rotina, dicas e entrevistas sobre o mundo dos freelancers. Quem for freelancer ou pensa em ser um pode ter insights bastante interessantes, especialmente quem trabalha com criação de conteúdo.

#2 Frila Podcast

Lucas Gini é o apresentador do Frila Podcast, que conversa com freelancers de diversas áreas, como criadores de conteúdo, ilustradores, videomakers, desenvolvedores e mais. A variedade de histórias é algo bastante legal.

#3 Aparelho Elétrico

Apesar de não ter atualizações há algum tempo, os 89 episódios do Aparelho Elétrico tratam de temas muito importantes, como burnout (episódio completo no Spotify), como definir prioridades e como usar newsletters. 

#4 Bendita Carreira

O podcast de Carol Pires não é exatamente para freelancers e sim para profissionais (especialmente os que dão os primeiros passos) com alguns episódios sendo ótimos para freelas ou quem quer saber mais sobre essa possibilidade. O episódio 161 tem como nome “Desapega da CLT”, por exemplo.

Podcasts em inglês para freelancers

Obviamente as opções em inglês para quem quiser ouvir podcasts sobre empreendedorismo, a vida de freelance, rotinas de trabalho e assuntos similares são mais numerosas. Abaixo estão alguns bons exemplos para quem conseguir ouvir em outro idioma, nem que seja para testar o ouvido para um segundo idioma.

#1 Freelance to Founder

Já são 11 temporadas do Freelance to Founder, podcast da plataforma Millo, um hub de conteúdo para freelancers que é obrigatório para quem trabalha na área. Clay e Preston falam de tudo um pouco em seus episódios, desde como atrair clientes, entrevistas com profissionais, como balancear a vida profissional e pessoal e muito mais. Este é obrigatório na lista de qualquer freela.

#2 Being Freelance

Ativo desde 2015, o objetivo do Being Freelance é trazer histórias sobre a vida nesse tipo de trabalho, dicas e conselhos. As entrevistas com redatores, desenvolvedores, designers e muitos outros profissionais de diversas áreas são bastante legais de conferir.

#3 Freelance Jumpstart

O podcast de Nathan Allotey é direcionado completamente para freelancers mas bastante focado em questões práticas, como precificar seu trabalho, dicas de produtividade e como se posicionar como um expert. Vale bastante a pena ouvir.

#4 Clients From Hell

Para finalizar a lista está o Clients from Hell. Se todos os outros podcasts são do tipo “pega o caderninho e anota” ou “escuta essa história legal”, o Clients from Hell é um alívio cômico para situações que todo freelancer irá passar, infelizmente. Clientes que não pagam, que pedem trabalho de graça, que não sabem o que querem… é rir para não chorar.

Como acompanhar podcasts desse gênero?

O interessante sobre podcasts é que a comunidade (chamada de podosfera) é unida. Portanto é comum ver um podcast receber como convidado um outro apresentador ou membro de podcast que pode trazer novas ideias, conceitos e opiniões e fazer você acompanhar outra produção diferente.

Ao encontrar um podcast legal, a melhor coisa que você pode fazer é seguir o feed, seja no seu player favorito (Spotify, iTunes) ou seguir um perfil nas redes sociais. Lá é provável que todas as novidades sejam anunciadas. De resto, sempre fique atento a listas como esta porque podcasts aparecem (e somem) a todo momento. É um meio dinâmico, majoritariamente gratuito e muito legal de acompanhar.

Miguel Amado

Freelancer desde 2014, Miguel Amado é um criador de conteúdo, analista SEO e editor/apresentador de podcasts.

Por Miguel Amado

Artigos recentes