A industrialização e as necessidades produtivas criaram a necessidade de automatizar cada vez mais processos, tornando-os mais eficientes. E isso levou a que a função de engenheiro de automação gozasse de uma grande demanda nos dias de hoje. Vamos conhecer melhor esta profissão e suas implicações.
O papel de um engenheiro de automação

Um engenheiro de automação projeta e gere toda a maquinaria. Eles utilizam a tecnologia para melhorar, aprimorar e automatizar os processos de produção, de forma a que estes envolvam cada vez menos recursos humanos. Entre as suas várias responsabilidades, incluem-se o planejamento, a implementação e a monitorização de todos os processos que eles mesmo desenvolvem.
Mas isso não é tudo. Um engenheiro de automação também necessita saber integrar todas as soluções de software e hardware que contribuam para a automatização do processo.
Ao ajudarem a tornar o processo produtivo mais eficiente e mais barato, o engenheiro de produção se tornou já num elemento indispensável em todas as indústrias com processos complexos e produção em massa. Esse é caso da indústria farmacêutica, automotiva ou até mesmo produção alimentícia.
Você necessita um especialista para seu projeto?
Os melhores engenheiros de automação 👩🏻💻
Funções e Tarefas de um engenheiro de automação
Quanto maior a indústria, maior os desafios do engenheiro. Mas na base de todas as suas responsabilidades encontra-se, sem qualquer sombra para dúvidas, a necessidade de simplificação e automatização dos processos. E para poder fazer isso, ele terá que conhecer na perfeição todos os processos da empresa e também a maneira como eles estão a ser executados, para que possa, a partir daí, encontrar soluções de melhoria contínua para os mesmos.
Mas o trabalho não fica por aí. Ao re-criar e re-organizar todos os processos em função de suas ideias de melhoria, o engenheiro de automação carregará depois também a responsabilidade de supervisão sobre toda a tecnologia que criou/implementou, assegurando o seu correto funcionamento e relevância.
Assim, a sua principal responsabilidade passa precisamente por ajudar a empresa a melhorar a sua produtividade e rentabilidade, algo que acabará por se refletir também em seus lucros.


As funções de um engenheiro de automação incluem:
- Desenvolvimento de ferramentas – software e hardware
- Projeção e implementação de medidas de instrumentação, sensores e algoritmos
- Certificação e monitorização de projetos
- Modelagem, simulação e controle dos processos produtivos
- Re-criação e integração dos processos (se possível)
- Criação do estudo de viabilidade técnica e económica para as soluções que desenvolve
- Padronização e verificação do controle de qualidade
- Instalação, montagem e reparação de equipamentos
- Orçamentação de soluções
- Desenvolvimento de projetos de automação com a vertente de autómato e consola de interface (OMRON e SIEMENS)
- Configuração, programação e testagem dos sistemas para evitar problemas nos seus componentes
- Gerir todo o programa de manutenção preventiva
- Coordenar as reparações necessárias (quando aplicável)


Qualificações necessárias


Um engenheiro de automação necessita de possuir conhecimentos muitos variados, tanto a nível técnico como teórico. Só assim se torna possível tomar as decisões certas e saber exatamente onde e quando a sua intervenção vale e pena e fez sentido para a empresa.
Também é necessário possuir uma boa capacidade de análise e medição para poder pesar corretamente os diferentes cenários com todas as possíveis variáveis. Ter uma boa capacidade de organização também pode ser muito útil para ajudar no planejamento e gestão dos projetos e das necessidades de calendarização da manutenção preventiva.
Possuir experiência na indústria onde se trabalha pode ser muito útil para um engenheiro de automação, porque cada indústria possui processos e necessidades muito distintas. Por isso, ter experiência na indústria para a qual irá trabalhar pode se revelar numa enorme vantagem.
Características que todos os engenheiros de automação necessitam de possuir:
- Boas capacidades de análise, decisão e medição
- Boa organização
- Conhecimentos de software e hardware
- Conhecimentos de gerenciamento de bases de dados, sistemas e aplicativos
- Conhecimentos de pneumática, hidráulica, mecânica e interpretação de esquemas elétricos
- Conhecimento profundo dos processos da empresa para a qual trabalha
- Bons conhecimentos técnicos e atenção ao detalhe
- Treinamento em gerenciamento de projetos
- Boa capacidade de liderança e comunicação
- Ser autodidata e estar sempre informado acerca das últimas inovações tecnológicas
- Boa capacidade para resolver problemas
Educação e Formação
Um engenheiro de automação necessita habitualmente de possuir uma licenciatura em engenharia ou um curso técnico adequado à sua função. Alguns dos cursos que podem dar acesso a esta profissão são:
- Licenciatura em Engenharia Mecânica
- Licenciatura em Engenharia Mecatrônica
- Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – ramo da Automação e Controlo
- Licenciatura em Engenharia Informática
Também existem certificações que ajudam a obter acesso e reconhecimento de profissionais na área da automação industrial. Um bom exemplo disso é a certificação na área da programação em PLC e Sistema de Supervisão (SCADA).
Mas talvez o mais importante de tudo nessa profissão seja mesmo a capacidade de estar constantemente aprendendo e pesquisando novas soluções porque esse é o melhor meio para conseguir desenvolver soluções mais eficientes e económicas.
Quanto ganha um engenheiro de automação?
É certo que este tipo de profissionais são muito requisitados na área industrial, mas o seu salário vai sempre variar em função da sua experiência e da área em que trabalha.
Salário EUA | $ 99.000 |
Salário Portugal | 35.000 € |
Salário Brasil | R$ 43.000 |
Nos Estados Unidos, um engenheiro de automação ganha cerca de 99.000 dólares por ano. Mas países mais industrializados, como a Coreia do Sul, a Alemanha ou até mesmo Singapura são boas apostas para os profissionais que pretendem ganhar experiência nesta área.
Em Portugal um engenheiro de automação pode ganhar em média 35.000 euros anuais e no Brasil cerca de 43.000 reais.
Quanto ganha um engenheiro de automação freelance?
engenheiro de automação no freelancermap cobram em média:
As tarifas neste campo variam entre $33 e $106/hora para a maioria dos freelancers.
A tarifa diária para um engenheiro de automação (8 horas de trabalho) fica em torno de: