Freelancer BIO: a descrição do seu perfil profissional + exemplos

F

A biografia é uma parte importante do seu perfil profissional como freelancer e é crucial quando se trata de apresentar as suas habilidades e experiência aos clientes. Continue lendo para aprender como escrever uma boa freelancer BIO e descubra alguns exemplos e modelos úteis.

O que é uma freelancer BIO?

Em primeiro lugar, vamos esclarecer o que é uma “bio”. 

As bios (abreviação de biografia) são textos curtos que apresentam pessoas e suas conquistas. A ideia é apresentar as realizações profissionais e o histórico de carreira do dono do perfil freelancer de forma simples e resumida.

A biografia também tem como propósito ajudar clientes em potencial ou empregadores a conhecer profissionais que se encaixam no perfil definido para uma determinada vaga.

Por este motivo, este tipo de texto deve ser relativamente curto, conciso e abrangente, deixando claro todas as informações relevantes sobre o profissional em questão, incluindo sus conquistas profissionais, experiência e, por fim, o que ele pode oferecer aos seus clientes.

O que uma biografia freelancer deve incluir?

  • Nome
  • Cargo ou função
  • Habilidades, indústrias e áreas de especialização
  • Experiências anteriores relevantes, clientes satisfeitos e bons resultados
  • Interesses e objetivos profissionais
  • Sonhos
  • Idiomas e disponibilidade internacional
  • Anedotas pessoais e passatempos (toque pessoal)

Como você pode perceber, a sua freelancer BIO, assim como a sua foto de perfil, deve impressionar as pessoas que visitam seu perfil mesmo antes de conhecer o seu trabalho. Uma boa bio pode fazer toda a diferença na contratação dos seus serviços ou de outros freelancers.

Dicas para criar uma biografia forte como freelancer

Uma boa biografia profissional pode ajudar você a se conectar com mais clientes em potencial e, portanto, deve ser sempre escrita com eles em mente. A ideia é ajudar o leitor a se identificar com você e sua história.

Não se trata apenas de compartilhar suas habilidades e experiência profissional. Se o cliente puder se conectar com você a nível pessoal por meio de interesses em comum, suas chances de ser selecionado e contratado serão bem maiores.

Aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a escrever uma boa biografia profissional como freelancer:

#1 Comece de forma firme e direta

Comece sua biografia informando seu nome completo. Você também vai precisar decidir qual voz usar; se for usar a terceira pessoa, inclua seu nome logo no início e ajuste o seu tom para representar quem você é como freelancer

Vale lembrar que você está escrevendo para o cliente. Ou seja, o texto não deve ser sobre você, mas sim sobre o que você pode fazer para ajudá-lo e porque vale a pena pagar pelos seus serviços.

Também é uma boa ideia mencionar as dificuldades do cliente e como estes problemas poderiam ser facilmente resolvidos se você fosse contratado.

Aqui estão alguns exemplos de biografias profissionais com foco no cliente:

Exemplo 1: Precisa de alguém que se preocupe com o seu sucesso, se comunique com clareza e antecipe opções que minimizem surpresas indesejadas? Eu posso ajudar. Vamos começar!

Exemplo 2: Sou um desenvolvedor WordPress especializado em desenvolvimento WordPress e Woocommerce de alta qualidade. Eu tenho a solução para os desafios que outros profissionais não foram capazes de solucionar.

#2 Fale sobre suas funções e marca

O próximo passo é falar sobre o que você faz e sobre a sua marca pessoal. Se você deseja se apresentar de forma mais informal, adicione detalhes pessoais que transmitam confiança ao cliente em potencial.

Se preferir se apresentar de maneira mais profissional, inclua o seu cargo ou função após o seu nome. 

Por exemplo, sua biografia pode começar com “John Smith é o fundador da Smith Tech” ou “Meu nome é John Smith e sou o fundador da Smith Tech”.

#3 Descreva suas responsabilidades

Depois de se apresentar, é hora de começar a descrever o que você faz no dia a dia e quais são suas principais responsabilidades. Esta parte da bio pode ser bastante parecida com a parte descritiva do seu currículo.

Explicar suas responsabilidades e funções em mais detalhes é uma ótima maneira de mostrar aos clientes em potencial o que você faz e o que pode oferecer a eles.

Você também pode brincar um pouco com isso criando uma versão curta e uma longa para a sua biografia, dando aos leitores a opção de escolher a versão mais conveniente.

Por exemplo, você pode usar subtítulos como: 

– TL;TR // Versão curta
– Se você tiver tempo // Versão longa

#4 Mencione suas habilidades e conquistas

Mencionar suas habilidades e conquistas ajudará seu perfil a se destacar e mostrar sua proficiência e capacidade.

Tenha cuidado para evitar termos técnicos. Procure descrever suas habilidades e conquistas de forma compreensível para pessoas que não estão familiarizadas com termos específicos da sua indústria.

É igualmente importante não exagerar. Dê destaque a informações que parecem mais relevantes e importantes. Isso inclui destacar marcas conhecidas com as quais você trabalhou, ou marcas nas quais você se inspira.

Por exemplo: Nos últimos 5 anos colaborei com algumas das marcas mais ecologicamente conscientes, incluindo Too Good to Go e Patagonia.

#5 Mostre quem você é

Nem tudo é trabalho. Você se já apresentou profissionalmente e agora é hora mostrar aos leitores quem você é fora do trabalho.

As pessoas são seres sociais e gostam de se conectar e identificar umas com com as outras.

Mostre que você não é apenas John Smith, o cara de TI, mas John Smith, o cara que adora passar o tempo com a família e se voluntariou para criar um bazar online para ajudar jardim de infância de seu filho arrecadar dinheiro para reformar o pátio da escola.


Junte-se à nossa comunidade de freelancers hoje mesmo! Crie seu perfil de expert em apenas 2 minutos. Encontre Projetos sem comissão!


Você também pode criar uma biografia divertida e atraente. Compartilhe algo engraçado que você fez, alguns detalhes inesperados sobre a sua vida ou uma história pessoal para tornar sua freelancer BIO mais memorável.

Aqui estão alguns exemplos divertidos de biografia e ideias para adicionar um toque pessoal ao seu perfil:

Exemplo 1: I caught fire, clean code.

Exemplo 2: Sou um assassino de plantas de mesa.

Exemplo 3: Programar é minha paixão e eu até trabalharia de graça. Desenvolvimento de software é tudo o que sei fazer.

#6 Encerre com um bom CTA

Conclua sua freelancer BIO incluindo uma chamada para ação. Você pode falar sobre as próximas etapas no processo de contratação, como entrar em contato com você ou acessar o seu site pessoal.

Tente despertar o interesse do cliente deixando um gostinho de quero mais. A ideia é fazer com que eles realmente sintam vontade de saber mais sobre as propostas e conceitos que você apresentou.

Exemplos de freelancer BIO: analisando perfis em TI

Vamos conferir alguns exemplos de boas biografias freelancer encontradas no freelancermap.

Exemplo de biografia profissional para consultores SAP

Example freelance bio from a SAP expert
Exemplo de freelancer bio – Consultor SAP

Anibal destaca seus quase 20 anos de experiência em SAP e menciona o número de implementações, roll-outs e atualizações em que atuou. Ele também detalha o módulo MM (sua especialização) e lista alguns de seus projetos mais interessantes.

Exemplo de bio para desenvolvedores web

Freelance bio example from a web developer
Exemplo de freelancer bio – Desenvolvedor de software

Desenvolvedores devem listar os programas e ferramentas com os quais têm experiência. Neste perfil, esses programas são listados em diferentes seções, como frameworks JS, bancos de dados, interfaces e assim por diante.

Exemplo de bio para arquitetos TI

Exemplo de freelancer bio – Administrador de redes

Amador decidiu destacar suas certificações e formação acadêmica, pois esse é um ativo importante para especialistas em TI e segurança de nuvem. Ele também mencionou sua experiência de trabalho global, assim como a sua especialidade em trabalhar com equipes remotas.

Exemplo de bio para designers

 Graphic designer summary for freelancers
Exemplo de freelancer bio – Designer gráfico

As bios podem “não ser tão importantes” para designers e profissionais focados em criatividade. Para eles, é o portfólio visual que faz diferença no currículo. No entanto, como designer gráfico, você também pode usar um espaço em seu perfil para falar sobre as suas habilidades e histórico de carreira.

Template de freelancer BIO profissional

[Seu nome] é [cargo]. [Pronome] atua na indústria de [sua indústria] há [número de anos] anos. Ao longo de sua carreira [pronome] já [conquistas e habilidades].

[Liste experiências e funções nas quais você pode ajudar].

[Liste os seus diferenciais].

[Liste suas habilidades e projetos concluídos].

[Solução e dificuldades do cliente].

[CTA]

Aqui está um exemplo de freelancer BIO criado com base no modelo anterior:

José Perez é um desenvolvedor web Full-Stack, que está na indústria de tecnologia há 18 anos. Ao longo de sua carreira, ele criou mais de 60 aplicativos Web de sucesso para diferentes clientes como freelancer.

Ele é especialista em PHP e Symfony e tem experiência em todo o processo de criação de aplicações web (desde as fases de planejamento, até o desenho da arquitetura, implementação automatizada e testes de infraestrutura).

José nasceu no México e foi criado em São Francisco. Ele fala inglês e espanhol fluentemente e pode trabalhar com equipes que se comunicam em qualquer um desses idiomas.

Ele é altamente motivado e oferece a mais alta qualidade no que faz. Você pode esperar uma comunicação sólida e relatórios de progresso regulares, bem como excelente documentação.

Skills:

✓ PHP
✓ JavaScript
✓ CSS 3
✓ HTML5
✓ Git
✓ Linux System Administration
✓ MySQL
✓ PostgreSQL
✓ Symfony
✓ jQuery

Projetos anteriores:

Precisa de resultados de desenvolvimento que reflitam seu ROI, UX e metas de lançamento? Precisa de alguém que se preocupe com o seu sucesso e se comunique com clareza? José adoraria ajudar. Vamos começar!

Confira mais sobre ele e seu trabalho aqui e entre em contato! Ele geralmente responde dentro de 24 horas.

A descrição do seu perfil de freelancer é boa? [Checklist]

Você pode usar este checklist para garantir que a sua biografia apresente todas as informações que você gostaria que o seu cliente ideal visse. 

  1. Nome
  2. Cargo ou cargo
  3. Indústrias e áreas de atuação
  4. Habilidades e conquistas
  5. Experiências passadas importantes e resultados
  6. Interesses e objetivos profissionais
  7. Idiomas e disponibilidade internacional
  8. Histórias pessoais e hobbies (toque pessoal)
  9. CTA

Vale lembrar que o trabalho continua após a conclusão da suas freelancer BIO. Você precisará atualizá-la regularmente para mostrar aos clientes que continua trabalhando e ganhando experiência

Com que frequência você deve atualizar a sua freelancer bio?

O ideal é que você atualize a sua freelancer toda vez que terminar um projeto ou acontecerem mudanças notáveis na sua carreira.

Você também pode considerar atualizar seu perfil quando um grande marco for alcançado (incluindo conquistas pessoais) ou simplesmente quando sua biografia antiga começar a parecer antiquada de alguma forma.

Milena Parno

Milena Parno é uma redatora e tradutora no freelancermap.com. Com anos de experiência em conteúdo digital, Milena já trabalhou em parceria com diversas empresas ao redor do mundo, escrevendo remotamente sobre negócios, marketing, tecnologia e muito mais. Hoje, ela é responsável por trazer as dicas, experiências e conteúdos mais relevantes para freelancers que buscam impulsionar suas carreiras.

Por Milena Parno

Artigos recentes