Pedido de orçamento: Como lidar com clientes que pedem uma estimativa antecipada

P

Como você pode determinar o preço de um projeto sem saber dos detalhes que o compõem? Isso é impossível. Da mesma forma que um mecânico não pode dizer quanto custará o conserto do seu carro sem avaliá-lo, os freelancers não podem e não devem ser obrigados a dar um preço aos seus clientes sem saber os pormenores do projeto. Por isso, um pedido de orçamento pode ser um pouco estressante para um freelancer.

Não importa se você está criando sites, produzindo conteúdo, administrando redes sociais ou fazendo inúmeras outras coisas que normalmente cabem aos freelancers: encarar um pedido de orçamento sem saber todos os detalhes às vezes não é possível. Você, enquanto freelancer, entende isso muito bem. O cliente, às vezes, não.

O que leva os clientes a fazerem um pedido de orçamento?

Antes de tudo, não estamos aqui para dizer que seus clientes são malvados. Para crescer dentro do universo freelancer e alavancar a sua carreira, você precisa entender que lidará com muitas pessoas diferentes.

Como lidar com pedido de orçamento antecipado

Quando você trabalha com alguém, precisa entender qual é o background desta pessoa, o que ela sabe sobre o trabalho que você desempenha e o que ela espera de você. 

Um pedido de orçamento é plenamente natural para o cliente por diversas razões que apresentaremos abaixo. Entender esse lado é fundamental para não cometer um erro com essa estimativa (a palavra estimativa é proposital).

1. Eles realmente não têm ideia do preço

Esta é a resposta mais simples: o cliente quer saber o preço porque eles não fazem ideia de quanto custa o trabalho em questão. As respostas mais simples são as mais possíveis, especialmente se o seu cliente advém de uma empresa nova ou está procurando por um serviço que nunca havia contratado antes. Esta é uma situação relativamente fácil de ser resolvida e não costuma causar muitos problemas para nenhum dos dois.

2. Existe um budget limitado

A razão número dois: o cliente pode pagar, digamos, até cinco mil reais por um projeto específico. Não existe chance de negociar um centavo a mais. Ao perguntar a você o seu preço, ele na verdade está avaliando se poderá pagar o que você pode. 

Se o seu orçamento for muito maior do que o budget existente, a chance de você ser deixado para trás é grande. Se você suspeita que este é o caso, tente convencê-los a falar sobre o budget existente. No final das contas, se o preço for muito abaixo daquilo que você costuma cobrar, você não irá aceitar. Mas explicar seu trabalho, o tempo necessário e o trabalho a ser feito, eles podem entender a dificuldade e o cuidado que você tem e essa comunicação pode garantir a conquista do projeto.

Estratégias para determinar o preço sem desvalorizar o seu trabalho e esforço

Só existe uma maneira de lidar com clientes que insistem para que você dê um valor sem saber sobre os detalhes primordiais de um job: não dar o preço. É um pouco óbvio, até. 

Explique ao seu possível empregador que você só conseguirá oferecer um orçamento quando souber mais sobre o projeto e sobre o tempo que levará para fazê-lo da maneira correta. Esse comportamento é justo e honesto e costuma ser bem recebido. Para conseguir chegar neste ponto, siga o passo a passo abaixo:

1. Tenha uma lista de perguntas prontas

Se você quer utilizar esta estratégia e dizer às pessoas que precisa de mais informações, você precisa se preparar para ouvir a próxima pergunta: “Ok, o que você quer saber?”. A melhor maneira de lidar com isso é tendo uma lista de perguntas previamente definida. Pense sobre o que determina um projeto e no trabalho que você irá desempenhar.

Se você estiver confiante e souber bem de quais informações precisa para definir um preço, você pode dar um passo adiante e criar um documento pré-estabelecido. Nele, você colocará detalhes sobre as suas habilidades, dará os preços que costuma praticar e poderá até mesmo oferecer amostras do seu trabalho.

2. Não tente se aproveitar da falta de conhecimento alheia

Se o seu cliente não conhece muito sobre a sua área de atuação (e sobre o quanto ela costuma custar), não tente, de maneira alguma, se aproveitar da falta de conhecimento alheia. Não se trata apenas de ser falta de caráter. Com o tempo, você ficará conhecido como uma pessoa desonesta ou que cobra além da conta para executar um trabalho que outra pessoa poderia fazer bem – e sem abusos. 

Não se trata de abaixar o seu preço e de aceitar qualquer coisa, não: a questão aqui é que você precisa ser justo e verdadeiro não só na vida pessoal, mas também na vida profissional. Ninguém que é conhecido pela “esperteza” vai muito longe.

3. Não tenha medo de dizer não

Já falamos sobre isso em uma série de artigos, mas acreditamos que é necessário continuar a dizer: não tenha medo de dizer não. Alguns clientes não poderão pagar o seu preço, e está tudo bem. Ao perceberem que não podem contar com o seu trabalho, eles possivelmente irão atrás de alguém que fará o serviço por um preço muito menor (e talvez com uma qualidade abaixo da sua). 

Mesmo sob o risco de perder o cliente, você não deve ceder e trabalhar por uma quantia de dinheiro que considera insuficiente.

Entendendo os dois lados no pedido de orçamento

Todo tipo de negócio é muito melhor quando ambos os lados visam uma relação saudável que seja benéfica para todos os lados. Quando se trata de um pedido de orçamento, o cliente quer:

  • Obviamente ter uma ideia do custo 
  • Comparar os preços entre diversos proveedores (seja um freelancer, uma empresa, etc)
  • Poder negociar

O freelancer tem que entender isso, mas ao mesmo tempo:

  • Deixar logo de cara que seu orçamento não é estático. Se for pedido algo a mais, se o trabalho se alongar por culpa do cliente, tudo isso será cobrado extra.
  • Que seu preço pode ser negociado, mas nunca a ponto de ser algo que não vale a pena ou não paga seu  tempo e trabalho de forma justa

Por isso, a melhor forma de encarar um pedido de orçamento por parte do freelancer é deixar tudo às claras, fazendo todas as perguntas necessárias e guardando as comunicações para, em caso de alguma discussão, poder comprovar que o acordado não foi cumprido

Você já passou por essa experiência de apresentar um pedido de orçamento?  Deu certo ou não? Gostaríamos de saber a sua opinião sobre ele!

Miguel Amado

Freelancer desde 2014, Miguel Amado é um criador de conteúdo, analista SEO e editor/apresentador de podcasts.

Por Miguel Amado

Artigos recentes