Como pedir pagamento antecipado ao cliente – Dicas e exemplos

C

Complicações decorrentes de atrasos no pagamento (ou falta de pagamento) são algumas das situações mais recorrentes entre os membros da comunidade freelancer. Sem uma estratégia de pagamento inteligente, você pode acabar sendo esquecido pelo cliente. Imagine o prejuízo. Imagine os boletos acumulados e a incerteza financeira. Ficou arrepiado? Então é hora de aprender como pedir pagamento antecipado ao cliente!

Como qualquer outro trabalho, ser freelancer tem suas vantagens e desvantagens. Se você conseguir criar uma boa estratégia para atender seus clientes de forma profissional e que beneficie os dois lados, o trabalho freelancer pode ser um sonho! Por outro lado, se a estratégia não der certo, tudo pode acabar virando um pesadelo. E parte importante de uma boa estratégia de trabalho é saber como pedir pagamento antecipado.

Junte-se à nossa comunidade de freelancers hoje mesmo!
Crie seu perfil em apenas 2 minutos e comece a atrair novos clientes.


Além de evitar que os clientes deixem de pagar pelo trabalho no prazo combinado, ou até mesmo sumam após a conclusão do projeto, esses adiantamentos podem ser uma verdadeira salvação para os freelancers. Isso por que eles dão um gás no fluxo de caixa, diminuem as incertezas financeiras e ajudam o negócio a crescer a longo prazo.

Neste artigo, você vai aprender como pedir pagamento antecipado ao cliente de maneira profissional e eficiente. Também vamos compartilhar dicas práticas e exemplos que mostram como abordar essas conversas, garantindo que os freelancers se sintam confiantes e prontos para negociar termos que ajudem na sua estabilidade financeira.

Vantagens do pagamento antecipado para freelancers

O pagamento antecipado é uma das maneiras mais simples de criar confiança entre um cliente e um freelancer

Para o freelancer, isso representa uma confirmação de que o cliente está genuinamente comprometido com o contrato e deseja concluir tudo corretamente.

Para o cliente, o pagamento antecipado oferece a segurança de que o freelancer iniciará o trabalho e se dedicará ao máximo na entrega do projeto, pois quer assegurar o restante do pagamento.

Em outras palavras, o pagamento antecipado pode ajudar você a:

  • Manter seu fluxo de caixa: Ao pedir um adiantamento, você garante que terá recursos financeiros desde o início para manter a sua saúde financeira durante todo o projeto.
  • Negociar com maior segurança: O pagamento antecipado protege você contra cancelamentos inesperados ou mudanças de escopo, que podem prejudicar seu cronograma e finanças.
  • Cobrir as despesas do projeto: Quaisquer ferramentas ou softwares necessários para a conclusão do projeto poderão ser pagos com o adiantamento.  
  • Valorizar o seu trabalho freelancer: A solicitação de pagamentos adiantados monstra aos clientes que seu tempo e habilidades têm valor, o que pode resultar em uma relação profissional melhor e maior respeito pelo seu trabalho.  
  • Reduzir inadimplências: Os adiantamentos diminuem o risco de problemas de não pagamento ao garantir que os clientes tenham um compromisso financeiro com o projeto.
  • Manter uma relação transparente com os clientes: Ao discutir os termos de pagamento antecipadamente, ambas as partes têm expectativas claras, promovendo a confiança e uma comunicação aberta ao longo do projeto.

Como convencer clientes a pagar antecipadamente – Dicas essenciais

1. Seja profissional

Vivemos na era da informação. Isso significa que, como um freelancer profissional, você deve ser seu próprio agente de relações-públicas. Ou seja, quando um cliente faz o trabalho de casa direitinho e examina seu histórico antes de contratá-lo, é fundamental que ele veja você como um profissional confiável e inteligente.

Não seria legal se ele encontrasse apenas fotos constrangedoras, memes ou desabafos emocionais que você postou nas redes sociais anteriormente. Organize suas contas de mídia social, atualize seu portfólio e assegure-se de ter ótimos depoimentos, avaliações e recomendações para apresentar aos potenciais clientes junto com seu trabalho.

2. Crie um contrato bem detalhado

As pessoas costumam se sentir mais à vontade quando sabem exatamente o que estão recebendo pelo que pagam. E isso dá segurança aos freelancers também. Afinal, é bem mais tranquilo começar um projeto sabendo exatamente o que você vai rebeber pelo seu trabalho.

Detalhar ao máximo as especificações do projeto é a melhor forma de garantir aos clientes que você tem uma compreensão realista do tempo, recursos e investimento necessários para a conclusão do projeto. Isso também ajuda a determinar o valor justo do trabalho antecipadamente, evitando a sensação prejuízo para ambas as partes.

3. Defina um sistema de pagamento adequado

A grande maioria dos clientes com quem você irá colaborar como freelancer estará disposta a negociar pagamentos adiantados com base em um percentual ou cronograma de entrega.

Esses tipos de acordos são vantajosos para ambas as partes. Para o cliente, eles garantem que o trabalho será concluído. Para o freelancer, eles oferecem a segurança de que o cliente realmente possui os meios e a intenção de pagar.

Dependendo da indústria, estes são os três cenários mais comuns para o pagamento antecipado:

a) Depósitos

Os depósitos são bastante comuns no campo das artes, como na encomenda de ilustrações e no desenvolvimento de tatuagens. Este método geralmente envolve o pagamento adiantado de um percentual do valor total do projeto (geralmente entre 25% e 50%), com o restante sendo pago após sua conclusão. 

Além de garantir que o cliente seja sério e comprometido como pagamento, os depósitos dão aos freelancer os recursos necessários para a compra de materiais extras que possam ser essenciais para a conclusão do projeto.

b) Pagamentos parciais por fases

O pagamento parciais por marcos ou fases é geralmente uma abordagem ideal para projetos de longo prazo que se estendem por vários meses. O freelancer recebe o pagamento a cada X semanas ou dias, ou conforme a conclusão de fases do projeto. 

Neste método, o importante é garantir que os pagamentos sigam seu cronograma, e não o do cliente. O que frequentemente ocorre é que os freelancers ficam presos no processo de revisão do cliente e, se não receberem o pagamento até que a parte sendo revisada esteja concluída, isso pode resultar em atrasos de semanas.

Certifique-se de que as datas de pagamento estejam definidas, acordadas e cumpridas.

c) Pagamento 100% antecipado

Os pagamentos 100% antecipados costumam ser o cenário ideal para freelancers. Todo o dinheiro é recebido de uma só vez, o cliente não pode simplesmente desistir e ambas as partes não precisam se preocupar com custos ou descontos de última hora. No entanto, existem condições para que isso funcione. 

Como freelancer, você não pode realizar mais trabalho do que o estipulado no contrato. Se você finaliza um projeto e o apresenta ao cliente, ótimo! Você concluiu seu trabalho! Mas se ele voltar e pedir alterações ou adições que não estão no contrato original, você pode acabar trabalhando de graça.

Nesse caso, ofereça gentilmente uma nova oportunidade de pagamento, antecipadamente ou por hora. Às vezes, os clientes querem mais do que pediram inicialmente, e o fato de você ter recebido o pagamento antecipadamente não significa que deve realizar trabalho extra sem remuneração.

4. Ofereça descontos como incentivo

Se você tivesse a oportunidade de escolher entre pagar R$90,00 ou R$100,00 pelas suas compras no supermercado, o que você preferiria fazer? Obviamente, você escolheria pagar menos, certo? O mundo freelancer funciona mais ou menos assim.

Decida o quanto deseja cobrar pelo projeto, demanda ou até pelo número de palavras antes de falar com o cliente sobre o job. Depois disso, adicione de 10% a 25% ao preço original (seja razoável, por favor: se você sugerir um preço absurdo, o cliente irá pular fora).

Quando você estiver para conversar com o seu possível empregador, lembre-se de apresentar a ele o preço mais alto. Depois disso, fale sobre um possível desconto em caso de pagamento à vista. Se você não tem coragem de fazer este tipo de oferta, vá devagar: ofereça um desconto interessante para os clientes que decidirem pagar metade antes e metade depois do projeto, por exemplo. Pense nas possibilidades!

5. Perguntar é o primeiro passo

A menos que você tenha coragem de pedir, você nunca receberá o pagamento que deseja (e nem poderá receber adiantado). É simples assim. Se esta situação faz com que você se sinta muito desconfortável, tente resolvê-la de forma rápida, descomplicada e sempre antecipada: não cometa o erro de esperar demais para fazer as suas sugestões e propostas.

Crie um texto conciso, explique o motivo pelo qual você acredita que esta opção é inteligente e satisfatória para as duas partes… enfim, justifique-se e ofereça boas opções e descontos.

5 dicas para convencer clientes a pagar antecipadamente

Como solicitar pagamento antecipado ao cliente – Modelos e exemplos

Pode ser difícil descobrir como pedir educadamente um pagamento antecipado. Para ajudar, criamos dois modelos de e-mail e um script para reuniões presenciais ou online que podem ajudar você a solicitar pagamentos adiantados sem medo.

1. Email para um novo cliente

Pedir educadamente um pagamento antecipado para um novo cliente pode parecer assustador. No entanto, ser transparente desde o começo é a melhor forma de manter um relacionamento profissional saudável e durador.

Aqui está um exemplo de solicitação de pagamento para um novo cliente:

De: Seu Nome

Para: Nome do Cliente

Assunto: Fatura [Projeto]

Olá [Nome do Cliente],

Agradeço a oportunidade de trabalhar com você no [projeto]. Como discutimos, o pagamento para este projeto é antecipado, então estou enviando uma fatura no valor de [preço]. O pagamento pode ser realizado via [método] em [endereço/e-mail do PayPal, etc.].

Estou ansioso para colaborar com você. Por favor, avise-me se surgir alguma dúvida ou preocupação.

Atenciosamente,

[Seu Nome]

2. Proposta para projetos longos divididos em fases 

Projetos mais longos e divididos em fases exigem mais detalhes e informações para que ambas as partes saibam exatamente quais são as expectativas para cada etapa do projeto até a sua conclusão.

Aqui está um exemplo de proposta para projetos longos divididos em fases:

De: [Seu Nome]

Para: [Nome do Cliente]

Assunto: Proposta para [Projeto] – Cronograma de pagamento

Olá [Nome do Cliente],

Mais uma vez, agradeço pela oportunidade de colaborarmos no [projeto]. Dado o escopo, elaborei uma estrutura de pagamento baseada em fases para garantir um progresso constante e alinhamento durante todo o projeto.

Cronograma de pagamento por fases:

  • Fase 1: [Descrição] – [Percentual]% do valor antecipado de [Valor]
  • Fase 2: [Descrição] – Pagamento ao concluir a fase
  • Fase 3: [Descrição] – Pagamento ao concluir a fase
  • Fase 4: [Descrição] – Pagamento final ao concluir o projeto

Os pagamentos devem ser feitos via [Método de Pagamento/Plataforma] em [E-mail/Endereço].

Por favor, sinta-se à vontade para esclarecer dúvidas sobre esta estrutura ou discutir possíveis ajustes.

Atenciosamente,

[Seu Nome]

3. Abordagem para reuniões presenciais ou online

A discussão de termos de pagamento e valores durante reuniões presenciais e online pode parecer particularmente assustadora. Aqui preparamos um roteiro de perguntas para facilitar esse processo:

Passo 1 – Apresentação

Apresente-se e demonstre gratidão por poder colaborar com o cliente. Depois, detalhe a estrutura do projeto, incluindo os termos de pagamento. Use o seguinte template para abrir a interação:

“Olá [Nome do Cliente], é um prazer poder colaborar com você neste projeto! Para garantir que tudo esteja bem definido, gostaria de revisar a estrutura do projeto e combinar as condições de pagamento.”

Passo 2 – Explique a importância dos pagamentos antecipados

Explique detalhadamente a importância dos pagamentos adiantados, apontando as vantagens para ambas as partes. Use o que você aprendeu mais cedo neste artigo como referência e altere o seguinte templete conforme as suas necessidades:

“Para projetos [tipo de projeto], costumo trabalhar com uma estrutura de pagamento antecipado baseada em [fases/porcentagem/antecipação total]. Isso nos permitirá [vantagens do método de pagamento].”

Passo 3 – Tranquilização e garantia de flexibilidade

É importante que o cliente se sinta a vontade para discutir ajustes e outras abordagens de pagamento. Tranquilize o cliente deixando claro que você está aberto a discussões:

“Obviamente, meu objetivo é tornar estes termos o mais vantajosos o possível para nós dois. Se você tiver alguma dúvida sobre a estrutura de pagamento ou se houver um plano de pagamento mais conveniente, estou aberto a discutir ajustes.”

Passo 4 – Finalização

Por fim, finalize a interação reforçando o seu compromisso com conclusão do projeto nos termos discutidos, relembrando as vantagens da estrutura de pagamento escolhida e dando ao cliente a oportunidade de tirar quaisquer dúvidas restantes:

“Novamente, é um grande prazer ter a oportunidade de trabalharmos juntos. Ao longo do projeto, poderemos [vantagens do método de pagamento]. Você tem alguma dúvida ou consideração sobre essa abordagem? Estou à disposição para esclarecer ou adaptar a proposta de acordo com suas necessidades.”

Conclusão

Ao adotar essas dicas para pedir pagamento antecipado você pode transformar a sua carreira freelancer, garantindo mais segurança e estabilidade financeira para os seus negócios.

Além de ajudar a manter o fluxo de caixa e reduzir inadimplências, as estratégias listadas neste artigo podem ajudá-lo focar mais em produzir um trabalho de qualidade, com menos incertezas e imprevistos financeiros. Isso também vai fortalecer a confiança entre você e os seus clientes, elevando os seus relacionamentos profissionais.

Faça um teste: aplique uma ou mais destas técnicas em sua próxima negociação com um cliente e veja a magia acontecer.

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre a gestão financeira no trabalho freelancer, confira estes artigos recomendados:

Tem alguma dúvida ou outras dicas sobre como pedir pagamento adiantado? Conte para nós na seção de comentários abaixo!

Procurando trabalho como freelancer? Inscreva-se GRATUITAMENTE e consiga projetos SEM pagar COMISSÕES. Registre-se agora!
Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes