O que faz um gerente de produtos?

O

Um gerente de produtos é o responsável máximo por um determinado produto e deve fazer a ponte entre as necessidades do cliente e da empresa. O seu papel vem ganhando cada vez mais importância. Então, o que exatamente um gerente de produtos faz? Vamos descobrir!

O papel de um gerente de produtos

Resumo do papel de um gerente de produtos
Resumo do papel de um gerente de produtos

O gerenciamento de produtos inclui o planejamento, gerenciamento e controle dos produtos e serviços a serem comercializados. Como um ponto de coordenação entre marketing, vendas, fabricação e desenvolvimento, o gerenciamento de produtos é orientado para as necessidades do cliente – e determina os requisitos do produto com base nisso.

Em termos de TI, um campo onde trabalham muitos desses profissionais, há um aspecto adicional em jogo – o lado técnico.

As empresas de TI geralmente desenvolvem softwares e aplicativos de acordo com as necessidades do mercado. Portanto, os gerentes de produtos de TI (ou gerentes de produtos digitais) têm uma responsabilidade dupla, porque não apenas trabalham como gerentes de produto, mas também precisam entender o produto com o qual estão lidando.

Em última análise, eles são a interface humana entre os desenvolvedores de um determinado produto, as partes interessadas e os usuários finais.

Responsabilidades

Funções de um gerente de produtos
Funções de um gerente de produtos

A descrição do trabalho do gerente de produtos envolve o gerenciamento de um produtos em um determinado ambiente, que normalmente é definido pela empresa, pela sua área de negócio e até pelo seu tamanho.

Numa empresa de grande dimensão, o gerente de produtos estará ligado a uma área mais especializada, mas em empresas menores, eles poderão ter funções mais práticas, acabando por “meter a mão na massa”, em colaboração com os desenvolvedores.

Os gerentes de produtos recebem pedidos de produtos do departamento principal da empresa e, em seguida, começam a trabalhar nas estratégias de planejamento. Eles são responsáveis ​​por garantir a conclusão do produto no prazo e dentro das restrições orçamentárias definidas.

Eles também devem se certificar de que todos os documentos de planejamento foram completados e minuciosamente verificados no departamento de produção e se todos os materiais e ferramentas necessários para a produção estão disponíveis.

Assim, eles são, portanto, responsáveis pelo cumprimento de todos os parâmetros para a fabricação de um produto, bem como pela conformidade de qualidade exigida.

Quais são as tarefas de um gerente de produto?

  • Definir metas, criar planos de liberação e administrar a distribuição de tarefas
  • Garantir a especificação técnica, construção técnica, teste, implementação final e garantia de qualidade
  • Fazer a mediação como pessoa de contato interno, fazer reuniões e se manter em contato constante com programadores, desenvolvedores e designers de produto
  • Aconselhar os clientes, incluir feedback e mantê-los atualizados.
  • Promover o marketing de produtos
  • Monitorar o ciclo de vida do produto
  • Avaliar e implementar otimizações de produto
  • Planejar e implementar medidas de marketing e comunicação

Contrate os serviços de um gerente de produtos
>> Encontre profissionais

Habilidades necessárias

Skills de um gerente de produtos
Skills de um gerente de produtos

Os gerentes de produto precisam de uma série de habilidades pessoais, incluindo fortes habilidades de comunicação, a capacidade de se motivar, uma disciplina apurada, qualidades de liderança, e devem ser ambiciosos e ter a capacidade de aceitar críticas. Eles estão no meio da equipe de marketing, design e engenharia, portanto devem ser bons com as pessoas.

Além das habilidades sociais, os gerentes de produto também devem possuir habilidades básicas. Embora não precisem ser especialistas em engenharia, eles devem ser capazes de compreender produtos mais complexos para serem capazes de gerenciar o tempo e prioritizar projetos. Frequentemente, as empresas exigem um bom olho para o design e um bom entendimento do design de UX e UI.

Quais habilidades um gerente de produtos deve ter?

  • Conhecimento em administração de empresas, bem como marketing e controle
  • Alguns conhecimentos básicos de software
  • Bom com design e compreensão de UX/UI
  • Habilidades de pensamento analítico e um alto nível de compreensão
  • Métodos de trabalho independentes
  • Fortes habilidades de comunicação
  • Conhecimento de faculdades críticas
  • Boa tomada de decisão com base em dados reais
  • Gosto por tentar novas abordagens   

Você procura trabalho como gerente de projetos?
» Consulte os últimos projetos para gerentes de produtos

Educação e formação para gerentes de produtos

Os gerentes de produtos geralmente são académicos com bacharelado ou, melhor ainda, mestrado. De preferência em uma disciplina como administração de empresas, marketing ou mesmo engenharia. Não existem ainda cursos superiores direcionados somente para essa profissão, mas é possível fazer algumas formações mais específicas, como a do Cegoc ou o da IFE (online ou presencial em Lisboa), em Portugal, ou esse da PM3 (totalmente online) no Brasil. 

Na indústria de tecnologia eles são geralmente especialistas em negócios, mas cientistas da computação e engenheiros também são bem-vindos nessa área.

Os gerentes de produto não são restritos em termos de indústria. O pré-requisito é um produto que requer suporte. Esse é o caso na maioria das indústrias e também está se tornando cada vez mais importante no setor de serviços.

Embora seja uma profissão bastante recente (não tem mais de 20 anos desde que começaram surgindo as primeiras vagas para gerentes de produto), a evolução do mercado faz com que cada vez haja mais procura por esses profissionais.

Salário do gerente de produtos

Estados Unidos da América$ 130.000
Portugal€ 37.000
BrasilR$ 128.000

Seu salário inicial como gerente de produtos é influenciado por vários fatores. A indústria, o empregador, o tipo de produtos que eles estão promovendo e seu diploma também têm um impacto significativo no número do contracheque.

O salário inicial de um gerente de produtos nos Estados Unidos é de cerca de 59.000 dólares brutos por ano. O salário médio é de cerca de 130.000 dólares e o salário máximo pode chegar a até 200.000 dólares por ano.

Em Portugal, um product manager ganha em média 37.000 euros brutos anuais, mas no topo de carreira pode facilmente chegar aos  54.000 euros. Esses profissionais costumam iniciar a carreira com cerca de 21.000 euros anuais.

Já no Brasil, a média salarial chega muito perto dos 128.000 reais por ano, sendo que ao iniciar sua carreira o gerente de produtos ganha cerca de 38.000 reais por ano, mas no topo de carreira pode chegar aos 285.000 reais.

Quanto ganha um gerente de produtos freelance?

gerente de produtos no freelancermap cobram em média:

$/hora

As tarifas neste campo variam entre $33 e $106/hora para a maioria dos freelancers.

A tarifa diária para um gerente de produtos (8 horas de trabalho) fica em torno de:

$/dia
Atualizado em

Carina Mendes

Carina é formada em Comunicação mas é completamente apaixonada pela Tradução. Ela trabalha como Freelancer e colabora com a freelancermap para os artigos em português.

Por Carina Mendes

Artigos recentes