Perguntas para entrevista de emprego com freelancers: O que esperar

P

As entrevistas de emprego são parte integrante de qualquer processo de busca de emprego, quer você esteja procurando uma posição em tempo integral, um emprego freelancer ou apenas uma fonte de renda extra. Independentemente da posição buscada, existem algumas perguntas para entrevista de emprego que são frequentemente utilizadas no processo de seleção de freelancers. Aqui estão algumas delas.

Continue lendo para encontrar as perguntas para entrevista de emprego  mais comumente utilizadas no processo de seleção de freelancers. Saber como responder a estas perguntas do cliente pode ajudá-lo a conseguir seu próximo emprego!

10 perguntas para entrevista de emprego que você deve estar pronto para responder

Lista de perguntas para entrevista de emprego mais comuns no recrutamento de freelancers.
Lista de perguntas para entrevista de emprego mais comuns no recrutamento de freelancers.

#1 Por que devemos contratá-lo?

Esta é possivelmente uma das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego. Empregadores e clientes em potencial querem ter certeza de estar contratando o melhor candidato, e perguntar aos entrevistados por que eles deveriam contratá-los é uma maneira fácil de determinar a quem dar o trabalho.

Responder a essa pergunta é como enviar uma proposta comercial a um cliente, e algo que você provavelmente também precisará fazer se for um freelancer procurando emprego.

Esta não é simplesmente uma oportunidade para falar sobre o seu trabalho e experiência. Aqui, você quer ser capaz de convencer o cliente de que você pode fazer mais diferença do que os outros candidatos.

Leia a descrição da vaga com atenção e dê exemplos de como seu conjunto de habilidades e experiência específicos podem fazer a diferença no projeto. Fale sobre como você ajudou a alcançar objetivos semelhantes em seu último emprego ou até mesmo de projetos em desenvolvimento. Investigue os problemas enfrentados pela empresa e ofereça soluções econômicas.

# 2 Quais são seus principais pontos fortes?

Esta é outra pergunta que surge em quase todas as entrevistas de emprego, não importa em qual área. E as entrevistas de emprego freelancer não são exceção.

Uma coisa que você deve lembrar é não apenas listar adjetivos comuns, como team player, motivado, pensador fora da caixa, etc. Estes são ótimos adjetivos, mas todos são inúteis a menos que você possa prová-los.

Dê suporte a qualquer descrição de si mesmo com pequenos exemplos e anedotas de como este ponto forte ajudou você ou a empresa com a qual estava trabalhando.

Aqui está um exemplo para mostrar que você é um team player:

“Em um dos meus últimos projetos, fiz parte de uma grande reformulação do site com uma nova abordagem de marca. Todos trabalhamos juntos para definir prazos, fazer brainstorming e relançar o site a tempo. Acho que o trabalho em equipe em grupos que tem uma boa sinergia pode aumentar a produtividade e o desempenho geral e isso se mostrou no resultado final. Todos puderam comunicar suas preocupações abertamente e, assim, pudemos corrigir os problemas à medida que surgiam.”

# 3 Quais são algumas das suas fraquezas?

Antes de mais nada, você não precisa ser muito extremo com esta resposta. Com isso, queremos dizer que você não precisa dizer ao gerente de contratação qual é o seu maior (ou pior, dependendo de como você o vê) e mais terrível calcanhar de Aquiles. Tente ser honesto, mas sem assustar a empresa.

Como fazer isso? Fale sobre os seus pontos fracos e de como está trabalhando para resolvê-los. Tente se  concentrar em fraquezas relacionadas à habilidades ao invés de problemas de personalidade. Geralmente é mais fácil melhorar uma habilidade do que mudar sua personalidade.

E lembre-se: ao falar sobre suas fraquezas de habilidade, certifique-se de não dar um tiro no pé identificando algo que significa que você não será capaz de fazer o seu trabalho.

Por exemplo, se você está sendo entrevistado para um trabalho de redação freelancer, não diga que sua maior fraqueza é gramática ou ortografia. Ao invés disso, você pode dizer que está se concentrando em melhorar sua escrita persuasiva.

#4 Em que outros projetos semelhantes você trabalhou?

Essa pergunta permite que seus clientes descubram o tipo de cliente com quem você trabalhou, bem como as estratégias e planos que você usou no passado. Isso também dá a eles uma confirmação de que você tem o conhecimento especializado necessário para projeto em questão.

#5 Que valor você pode agregar ao meu negócio?

Você pode ter uma variedade de habilidades e realizações diferentes, mas se o seu trabalho não agregar valor ao cliente, todos os seus esforços podem ir por água abaixo.

A coisa mais importante a lembrar é que, ao invés de mostrar aos seus clientes suas várias habilidades, você precisa mostrar a eles como elas serão usadas para agregar valor ao negócio.

Por exemplo, se você é um web designer, mostre como seus designs anteriores ajudaram a melhorar a experiência do usuário e fizeram com que eles permanecessem no site por mais tempo.

#6 Em quantos projetos você está trabalhando atualmente?

Um dos principais problemas enfrentados por clientes ao trabalhar com freelancers é que estes profissionais muitas vezes aceitam mais projetos do que tem tempo para lidar. Isso às vezes leva a um desempenho irregular, entregas atrasadas e insatisfação do cliente.

Com esta pergunta o cliente procura uma resposta que lhe dê paz de espírito e lhe assegure de que os problemas mencionados não acontecerão.

Ter mais de um projeto simultâneo nem sempre é uma coisa ruim, e é por isso que você deve considerar essa questão com atenção.

Tente e liste todas as maneiras como você organiza seu tempo e realmente impressione seu cliente com sua capacidade de entregar seu trabalho profissionalmente e dentro do prazo.


Junte-se à nossa comunidade de freelancers hoje mesmo! Crie seu perfil de expert em apenas 2 minutos. Encontre Projetos sem comissão!


#7 Por que você trabalha de forma independente?

Uma resposta clara a esta pergunta pode ser a diferença entre alguém que é freelancer por opção e alguém que é freelancer por necessidade.

Nenhuma das opções é ruim em si, mas é importante ter clareza sobre as razões pelas quais você escolhe trabalhar dessa maneira e por que se especializa em fazer isso. Não ter uma resposta a esta pergunta dará ao cliente a impressão de que você é apenas alguém desempregado e procurando uma renda temporária.

#8 Se eu te contratasse, qual seria a primeira coisa que você faria?

A maioria dos clientes quer saber como é o seu processo de trabalho e como ele será aplicado ao projeto em questão.

Ter um plano detalhado não apenas vai tranquilizar o cliente, mas também vai mostrar a ele como o seu trabalho poderá ser integrado ao projeto e à equipe.

Mostrar aos clientes que você tem um plano é um sinal de que tem experiência no assunto e sabe como operar ao colaborar com novas equipes e projetos.

Existem algumas ótimas ferramentas de gerenciamento de projetos para freelancers que você pode usar para organizar seu trabalho.

Saiba como usar
>> Trello para seu trabalho <<

Para evitar qualquer confusão no futuro, é importante que você realmente entenda exatamente qual trabalho precisa ser feito. Só então você será capaz de entender quantas horas de trabalho serão necessárias e se conseguirá incluir esta demanda na sua agenda atual.

Algo que os clientes realmente valorizam é ​​um cronograma em tempo real com marcos. Se você só puder começar a trabalhar daqui uma semana porque está muito ocupado, seja honesto e estabeleça prazos de entrega para cada marco do projeto.

#9 O que acontece se não ficarmos satisfeitos com o trabalho entregue?

Embora geralmente apareça mais tarde, depois da entrega do projeto, esta pergunta também pode surgir como uma pergunta de entrevista de emprego.

É importante considerar esse tipo de cenário para que você também possa estar preparado caso o pior aconteça. Assim como os clientes mais cautelosos (ou clientes que ainda não trabalharam com muitos freelancers) você precisa entender todos os cenários possíveis para ter soluções prontas para cada um deles.

Seja honesto com o cliente sobre o que vai acontecer se o seu trabalho não agradar:

“Eu ainda precisaria cobrar pelo trabalho feito, mas posso te dar um desconto.”

“Eu ainda precisaria te cobrar pelo trabalho feito, mas vou fazer XX (serviço adicional e relacionado) sem nenhum custo”

Mesmo que o cliente decida que você não é o freelancer certo para ele, é melhor evitar problemas antes de começar o trabalho do que lidar com eles ao longo do projeto.

#10 Quanto você cobra como freelancer?

Entre as perguntas para entrevista de emprego mais utilizadas no recrutamento de freelancers, esta geralmente é a mais importante.  Como freelancer, você tem duas opções aqui:

  • Esperar até que o cliente apresente o seu orçamento
  • Informar o quanto você cobra imediatamente

Se você pedir um orçamento ao cliente, é possível que o valor seja muito menor do que o esperado. Nesse caso, considere se realmente quer trabalhar neste projeto e se está disposto a ajustar seus preços para corresponder ao orçamento.

Mas, se você se sentir mais confiante e tiver acesso às informações necessárias sobre o projeto quando a pergunta surgir, vá em frente diga quanto você cobra como freelancer.

Você conhece o seu próprio valor e, ao demonstrar confiança nisso, também transmitirá confiança ao cliente.

Perguntas para entrevista de emprego que você deve fazer

Agora que você já conhece as perguntas para entrevista de emprego mais utilizadas no recrutamento de freelancer, é hora de preparar as suas próprias perguntas. Afinal, você também precisa conhecer o cliente antes de aceitar a sua proposta.

Perguntas que um freelancer pode fazer ao cliente
Perguntas que um freelancer pode fazer ao cliente.

Aqui estão algumas perguntas para entrevista de emprego que você deve fazer aos clientes:

#1 Você já trabalhou com um freelancer antes?

Uma das coisas mais importantes que você precisa saber sobre seu cliente é se ele já colaborou com um freelancer antes. Para garantir uma colaboração produtiva, é importante descobrir se os profissionais envolvidos têm experiência suficiente com freelancers ou se estão dispostos a aprender com a nova experiência.

Se o cliente tiver experiência trabalhando com freelancers, pergunte educadamente se você pode entrar em contato com estes profissionais. Afinal, é importante saber se colaborações anteriores correram bem.

#2 Que tipo de projeto você precisa?

Esta pergunta é especialmente importante se você oferece mais de um tipo de serviço. Por exemplo, se você é um designer gráfico que também é especialista em redação de conteúdo, seu cliente pode precisar que você atue em apenas uma destas funções. Não dê início ao projeto sem discutir isso antes!

A melhor coisa que você pode fazer é entender exatamente quais são as necessidades do seu cliente, fazendo perguntas estratégicas.

#3 Qual é o orçamento para este projeto?

Falar de dinheiro e negociar o contrato pode ser uma das conversas mais difíceis e muitas vezes desconfortáveis ​​para os freelancer. No entanto, este é um aspecto essencial para uma boa colaboração.

Se você decidir não cotar seus preços diretamente, pergunte ao seu cliente, em termos inequívocos, exatamente qual é o orçamento para o projeto e quanto você receberá por ele.

Se o cliente tentar redirecionar a conversa ou não tiver um número em mente, isso pode ser um problema em potencial. Você pode tentar mencionar o orçamento de projetos anteriores para abrir a conversa e definir um valor, mas é crucial que você tenha clareza sobre o pagamento antes de iniciar o projeto!

#4 Como você quer se comunicar?

A comunicação com o cliente é um aspecto crítico para qualquer colaboração produtiva e bem-sucedida e, portanto, deve ser esclarecida de antemão para garantir a sincronização adequada entre as partes envolvidas.

Pergunte ao seu cliente como ele gostaria de se comunicar. Ele prefere e-mails, telefonemas, reuniões virtuais ou alguma outra plataforma?

É importante que você saiba como entrar em contato com seu cliente em caso de emergências ou apenas para notificá-lo com atualizações sobre o projeto.

# 5 Há mais alguma coisa que você gostaria de compartilhar?

Esta pergunta dá ao seu cliente a oportunidade de falar livremente e abordar tópicos não mencionados nas perguntas acima. Ela permite que você conheça melhor o cliente, dando a ele uma sensação de controle e a chance de expressar suas necessidades e preocupações de forma mais detalhada.

Esquecemos de alguma coisa? Deixe a sua contribuição nos comentários abaixo!

Milena Parno

Milena Parno é uma redatora e tradutora no freelancermap.com. Com anos de experiência em conteúdo digital, Milena já trabalhou em parceria com diversas empresas ao redor do mundo, escrevendo remotamente sobre negócios, marketing, tecnologia e muito mais. Hoje, ela é responsável por trazer as dicas, experiências e conteúdos mais relevantes para freelancers que buscam impulsionar suas carreiras.

Por Milena Parno

Artigos recentes