O que faz um desenvolvedor de jogos?

O

A profissão de desenvolvedor de jogos pode até parecer bastante óbvia, mas num mercados verdadeiramente milionário, tem tanto de complexo como interessante. É por isso mesmo que vale a pena descobrir o que faz realmente um desenvolvedor de games e o que você precisa se quiser se tornar em um.

O papel de um desenvolvedor de jogos

Funções, skills formaçao e salário de um desenvolvedor de games
O papel de um desenvolvedor de games

Um desenvolvedor de jogos é uma pessoa que tem como responsabilidade a criação de jogos. São eles que desenham, programam e testam todos os jogos que podem ser desenvolvidos ou então adaptados para as mais diversas plataformas.

Um jogo pode demorar vários anos a ser desenvolvido, passando por várias etapas ao longo de todo o processo, desde a criação e desenho do próprio jogo e da maneira como ele será jogado, passando pela animação das personagens e objetos, criação do áudio e dos conteúdos (história), tradução e localização (caso ele seja disponibilizado em vários idiomas), testagem, produção e edição.

A programação de jogos é algo que pode ser bastante desafiante. O mercado dos jogos está em franca expansão e a velocidade a que se desenvolvem novas tecnologias e plataformas de jogos é verdadeiramente impressionante. Por isso mesmo, cada vez há mais procura de profissionais que se especializem nessa área.

Os desenvolvedores de jogos trabalham normalmente sozinhos ou juntamente com uma pequena equipa de desenvolvedores, mas existem também muitas empresas dedicadas a essa indústria que acabam colhendo os melhores e mais avançados profissionais para trabalharem com elas. E estes serão sempre profissionais que se encontram no topo de suas carreiras ou muito próximo.

Além disso, um desenvolvedor de jogos pode ser interveniente em todo o processo de criação ou então se especializar em determinadas etapas, como o grafismo, a animação, etc. Isso é muito comum nas grandes empresas, que preferem contratar vários profissionais mais especializados em determinadas tarefas.

Responsabilidades

As funções de um desenvolvedor de games
As funções de um desenvolvedor de jogos

Devido às características do seu papel, um desenvolvedor de games terá que ser uma pessoa bastante criativa, com bons conhecimentos de programação, atenção ao detalhe (imprescindível para conseguir fazer a testagem com sucesso) e que conhece profundamente as diversas plataformas do mercado.

Apesar de sua função principal se concentrar na criação de jogos, há muitas outras tarefas que acabam recaindo sobre o desenvolvedor de games devido à especificidade que eles podem ter. Embora pareça ser algo muito divertido, a verdade é que um desenvolvedor de jogos tem um dia-a-dia bastante desafiante ou até mesmo entediante, por isso esta profissão precisa de pessoas apaixonadas pela programação e pela indústria.

Muitas vezes cabe também ao game developer a tarefa de fazer a gestão de todo o processo de desenvolvimento do game, desde o desenho inicial até aos testes finais, mesmo antes de o jogo entrar no mercado e ser disponibilizado para todo o público. Para isso é necessário ter algumas noções de gestão de projetos também.

As principais tarefas de um desenvolvedor de jogos são:

  • Desenhar, desenvolver e finalizar o código em uma determinada linguagem de programação, como C++ ou C#
  • Criar os conceitos básicos do jogo, incluído a história e a maneira de jogá-lo
  • Criar os conceitos visuais do jogo
  • Fazer revisão ao código desenvolvido para assegurar a qualidade e corrigir eventuais erros
  • Resolver questões técnicas e complexas que possam surgir durante o processo de desenvolvimento do jogo
  • Colaborar com todas as equipas envolvidas no projeto para conseguir corresponder às necessidades do mesmo
  • Colaborar com os designers e artistas criativos
  • Ser capaz de cumprir todos os deadlines estipulados, mesmo que isso signifique trabalhar sob pressão, para assegurar que o jogo fica pronto no prazo estipulado
  • Utilizar modelagem 2D ou 3D e softwares para trabalhar a animação, como o Maya
  • Produzir o áudio, incluindo as vozes dos personagens, a banda sonora e os efeitos sonoros
  • Coordenar a tradução e localização de todos os conteúdos quando o jogo for disponibilizado em mais do que um idioma/país

Contrate os serviços de um desenvolvedor de jogos?
>> Encontre profissionais

Skills

Skills de um desenvolvedor de games
Skills de um desenvolvedor de jogos

Apesar de um desenvolvedor de games poder trabalhar sozinho, a verdade é que o mais habitual é estes profissionais acabarem trabalhando juntamente com uma equipe em uma empresa. Por isso é importante que eles possuam habilidades pessoais, incluindo boa capacidade de comunicação, disciplina e motivação.

Essa é uma função essencialmente técnica e por isso um game developer necessita possuir bastantes qualificações a nível técnico, como conhecimento de várias linguagens de programação, softwares de animação e modelagem 2D e 3D.

Outra característica muito importante num desenvolvedor de games é o pensamento analítico, que permite que esses profissionais possam interpretar as necessidades do cliente/empregador de uma maneira criativa e funcional.

A boa organização e capacidade de rápida resolução de problemas complementam na perfeição o perfil destes profissionais, para que eles possam ter sucesso no gerenciamento de todo o processo de desenvolvimento e manter a calma necessária quando algo não corre como esperado.

Quais as skills indispensáveis para ser um desenvolvedor de games de sucesso?

  • Conhecimento de linguagens de programação, como C++ ou C#
  • Conhecimento de software de design, como Unity, GameMaker Studio ou Unreal Engine
  • Saber trabalhar com editores de código como o Sublime Text ou o Visual Studio
  • Conhecer as várias plataformas de jogos, como a Playstation, XBox, Android, Windows, etc.
  • Ter boas habilidades pessoais, capacidade de comunicação, disciplina e motivação
  • Ser capaz de resolver problema rapidamente e de maneira eficaz
  • Ter atenção aos detalhes
  • Ser organizado e ter algum conhecimento de gerenciamento de projetos

Você procura trabalho como desenvolvedor de jogos?
>> Consulte os últimos projetos para desenvolvedores de jogos

Educação e Formação

Os desenvolvedores de games possuem um diploma de bacharel em ciência da computação, design de jogos ou engenharia eletrónica. São profissionais que se foram em determinadas áreas das TI e decidem depois se especializar em produção de jogos.

No entanto, graças ao seu nível técnico, é necessário complementar a formação com outros cursos mais direcionados, aprendendo novas linguagens de programação. C# e Unity3D são nesse momento ferramentas com muito peso na indústria, pelo que acabam sendo indispensáveis.

Algumas escolas já apostaram mesmo numa formação mais direcionada e criaram cursos superiores. É o caso do Instituto Politécnico da Maia (Porto), em Portugal, onde é possível fazer uma licenciatura em Desenvolvimento de Jogos Digitais, ou da Universidade da Beira Interior (Covilhã), que oferece um mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais, entre outras.

No Brasil estão disponíveis vários cursos superiores também, como por exemplo, o da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo ou Porto Alegre), onde é possível fazer uma graduação em Jogos Digitais

Se você prefere iniciar sua formação online, e precisa explorar melhor essa área antes de tomar a decisão final, então pode escolher a Udemy, que oferece alguns cursos online nessa área por preços bem atrativos.

Salário

O salário de um desenvolvedor de jogos depende em muito da sua experiência, da empresa para a qual trabalha e até da sua especialização. Diferentes mercados com diferentes necessidades no que toca a esses profissionais também influenciam em muito o nível salarial final.

As vagas para desenvolvedor de jogos digitais continuam aumentando, em linha com as necessidades do mercado. Com o aumento da demanda de profissionais para programação de jogos, esta é sem dúvida uma carreira em que vale a pena apostar.

Salário médio dos desenvolvedores de jogos:

Estados Unidos$ 68.000
Portugal€ 38.000
BrasilR$ 82.000

Nos Estados Unidos, um game developer ganha em média 68.000 dólares por ano. No início de carreira, pode ganhar somente 37.000 dólares, e no topo de carreira, 119.000 dólares.

No Brasil um designer de games ganha uma média de 82.000 reais por ano, mas pode chegar ao patamar dos 180.000 reais. Esses profissionais iniciam sua atividade com um salário nunca inferior a 75.000 reais.

Em Portugal o salário médio é de cerca de 38.000 euros anuais, mas um profissional senior pode chegar até aos 47.000 euros anuais. O salário de entrada é de 27.000 euros por ano.

Estes são salários base, mas é também muito habitual para esses profissionais obterem prémios de produtividade ou outras regalias que as empresas possam oferecer.

Quanto ganha um desenvolvedor de games freelance?

Tarifa freelance de um desenvolvedor de games - Índice freelancermap (dezembro 2020)
Tarifa freelance de um desenvolvedor de jogos – Índice freelancermap (dezembro 2020)

É verdade que muitos profissionais acabam construindo sua carreira em grandes empresas do setor, mas essa é também uma área onde é possível ter sucesso enquanto freelancer, porque cada vez mais as empresas preferem encontrar especialistas em determinadas áreas para projetos específicos.

De acordo com o índice freelancermap, um desenvolvedor de jogos cobra cerca de 60 dólares por hora. Num dia de trabalho normal, com 8 horas, isso significa 480 dólares de ganho.

Carina Mendes

Carina é formada em Comunicação mas é completamente apaixonada pela Tradução. Ela trabalha como Freelancer e colabora com a freelancermap para os artigos em português.

Escreva um comentário

Artigos recentes

Cookie Consent One Trust